Início » Plantando » Como fazer um terrário aberto: Um guia passo a passo para iniciantes

Como fazer um terrário aberto: Um guia passo a passo para iniciantes

Você já pensou em fazer um terrário aberto para decorar a sua casa ou o seu escritório? Um terrário é um recipiente de vidro que contém um mini jardim de plantas, pedras, areia e outros elementos naturais.

É uma forma criativa e divertida de trazer um pouco de verde para o seu ambiente, além de ser uma ótima opção de presente para alguém especial.

terrário com cactos e suculentas

Fazer um terrário aberto (e até mesmo um fechado) é mais fácil do que você imagina. Você só precisa de alguns materiais básicos e seguir alguns passos simples.

Como montar seu terrário aberto?

opções de terrários abertos

Então, para fazer o seu terrário aberto, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Um recipiente de vidro transparente, que pode ser um vaso, uma jarra, uma taça, uma garrafa ou qualquer outro objeto que você tenha em casa. O importante é que ele tenha uma abertura ampla para facilitar a montagem e a ventilação das plantas;
  • Pedrinhas, cascalho ou argila expandida para fazer a camada de drenagem no fundo do recipiente;
  • Carvão ativado para evitar o mau cheiro e o apodrecimento das raízes das plantas;
  • Terra adubada para fazer a camada de substrato onde as plantas serão plantadas;
  • Plantas de sua preferência, que sejam adequadas para terrários abertos. Falaremos mais sobre elas em breve;
  • Musgo, areia, pedras, conchas, cascas, miniaturas ou outros elementos decorativos que você queira adicionar ao seu terrário.
montagem de terrário aberto

Passo a passo para fazer seu terrário aberto

  1. Lave bem o recipiente de vidro e seque-o completamente.
  2. Coloque uma camada de pedrinhas, cascalho ou argila expandida no fundo do recipiente, com cerca de 2 a 3 cm de espessura. Essa camada vai ajudar a drenar o excesso de água e evitar que as raízes das plantas fiquem encharcadas.
  3. Coloque uma camada fina de carvão ativado por cima da camada de drenagem, cobrindo-a totalmente. O carvão vai absorver os odores e impedir o crescimento de fungos e bactérias no seu terrário.
  4. Coloque uma camada de terra adubada por cima do carvão, com cerca de 5 a 10 cm de espessura, dependendo do tamanho do seu recipiente e das plantas que você escolheu. Essa camada vai fornecer os nutrientes necessários para as plantas se desenvolverem.
  5. Faça pequenos buracos na terra e plante as suas plantas, com cuidado para não danificar as raízes. Você pode escolher uma planta maior para ser o ponto focal do seu terrário, e outras menores para preencher os espaços. Lembre-se de deixar um espaço entre as plantas para que elas possam respirar e crescer.
  6. Adicione os elementos decorativos que você quiser, como musgo, areia, pedras, conchas, cascas, miniaturas ou outros objetos que combinem com o tema do seu terrário. Use a sua criatividade e personalize o seu mini jardim como você preferir.
  7. Regue o seu terrário com um borrifador, umedecendo levemente a terra e as plantas. Não exagere na quantidade de água, pois o terrário aberto não retém muita umidade e pode apodrecer as plantas se ficar encharcado.
  8. Coloque o seu terrário em um local que receba luz indireta, evitando o sol direto que pode queimar as plantas e superaquecer o recipiente.

Inspire-se com o vídeo abaixo:

Veja também:
Terrários ou Minijardins: Diferenças e Entenda Qual é o Melhor para Você

Plantas mais indicadas para terrário aberto

terrário com suculentas

Um terrário aberto é um ambiente que tem uma baixa umidade e uma boa circulação de ar, por isso, as plantas que se adaptam melhor a ele são aquelas que gostam de solos mais secos e arejados, como as suculentas e os cactos.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

terrário com rosa de pedra pequenos terrários abertos

Essas plantas são fáceis de cuidar, pois não precisam de muita água nem de muita manutenção.

Além disso, elas têm uma grande variedade de formas, cores e tamanhos, o que permite criar terrários abertos muito bonitos e diversificados.

Dicas de cuidados para seu terrário aberto

terrário aberto cheio de suculentas

Para manter o seu terrário aberto saudável e bonito, você deve seguir algumas dicas de cuidados, como:

  • Regar o seu terrário apenas quando a terra estiver seca, usando um borrifador e umedecendo levemente a superfície. Não deixe a água acumular no fundo do recipiente, pois isso pode apodrecer as raízes das plantas;
  • Podar as plantas que crescerem demais ou que ficarem doentes, removendo as folhas secas ou amareladas. Isso vai ajudar a manter o seu terrário limpo e bonito, além de evitar o surgimento de pragas e doenças;
  • Adubar o seu terrário a cada 6 meses, usando um adubo orgânico ou específico para suculentas e cactos. Não use adubos químicos, pois eles podem queimar as plantas e alterar o equilíbrio do seu terrário;
  • Limpar o vidro do seu terrário periodicamente, usando um pano macio e umedecido.

Aliás, evite usar produtos de limpeza, pois eles podem ser tóxicos para as plantas e prejudicar a sua saúde.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário