Início » Plantando » Como fazer horta com garrafa pet? Aprenda o passo a passo e ideias sobre o que cultivar

Como fazer horta com garrafa pet? Aprenda o passo a passo e ideias sobre o que cultivar

Confira um passo a passo para fazer horta com garrafa pet e garanta uma versão sustentável e econômica para seu lar

Tem vontade de fazer horta em casa, mas não sabe como montá-la de maneira econômica? Existe uma forma: com garrafa pet, reaproveitando esse material!

Também se trata de uma alternativa sustentável, que evita o descarte do recipiente. Aqui, você descobre como fazer horta com garrafa pet. Confira nossas dicas e coloque todas em prática!

Como fazer horta suspensa com garrafa pet

Como fazer horta com garrafa pet? Aprenda o passo a passo e ideias sobre o que cultivar

A horta suspensa, que também é conhecida como vertical, é uma alternativa para quem deseja utilizar a parede como suporte, conseguindo aproveitar esse espaço para cultivo. A seguir, você confere um passo a passo para executar essa ideia:

Leia também:
7 dicas para fazer uma horta – Faça ISTO para ela se manter saudável

  1. Separe e lave cinco garrafas pet, o mínimo;
  2. Faça um corte na lateral de uma das garrafas;
  3. Realize quatro furos, dois na parte superior e outros dois na inferior, todos alinhados;
  4. Faça furos pequenos na parte inferior da garrafa, para escoamento da água da rega;
  5. Repita essas etapas em todas as garrafas;
  6. Passe um barbante pelos quatro furos das garrafas e faça nós firmes. A ideia é unir as embalagens, fazendo um efeito cascata;
  7. Pendure as garrafas em ganchos na parede;
  8. Faça o cultivo das plantas normalmente.

Vale lembrar que dá para pendurar as garrafas em qualquer outro lugar que tenha uma estrutura adequada, como no quintal ou jardim. O importante é que o local receba luz solar em algum momento do dia, pois ela é fundamental para o desenvolvimento das plantas.

Veja dicas para fazer horta com garrafa pet no chão

Trata-se de uma alternativa mais tradicional de horta, com plantas cultivadas na horizontal. É possível montá-la no jardim, quintal ou cozinha, caso tenha espaço. Para fazer essa alternativa, basta seguir este passo a passo:

  1. Separe e lave garrafas pet, para remover resquícios de produtos;
  2. Faça um corte na parte lateral da garrafa pet. A abertura ficará para cima, como se fosse um vaso;
  3. Na parte inferior, faça furos com o auxílio de um prego fino. É por eles que a água escoará;
  4. Por fim, coloque pedrisco, substrato e plante a semente ou muda das ervas e hortaliças que desejar.

Se preferir, você também pode cortar a garrafa ao meio e usar somente a parte inferior para cultivo. Há, ainda, a possibilidade de usar ambas as partes para fazer um vaso autoirrigável.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

O que plantar na horta com garrafa pet?

alecrim plantado em garrafa pet
Alecrim plantado em garrafa pet

Há uma grande variedade de ervas e hortaliças que você pode escolher para plantar na horta, como a hortelã, salsa, alecrim, tomilho, alface, entre outras.

Para escolher a opção ideal, recomenda-se que considere o período total de incidência de luz solar na área. A maioria das ervas e hortaliças precisa de quatro horas para crescer com saúde. No entanto, existem espécies que necessitam de mais de seis horas, como a alface.

Não se esqueça de preparar o solo corretamente!

Preparar o solo e molhar
Preparar o solo e molhar corretamente

Ainda que a horta seja em garrafa pet, é essencial saber preparar o solo. Na maioria dos casos, ervas e hortaliças demandam o uso de terra leve, com boa capacidade de drenagem e fértil.

Para ter uma terra com essas características, recomenda-se que use uma pá pequena para movimentá-la e que misture um pouco de areia lavada nela. Se a terra não for fértil, use adubos orgânicos, que devem ser escolhidos de acordo com as espécies cultivadas.

Faça regas regulares

A horta em garrafa pet também exige regas regulares, que devem ser feitas de acordo com a espécie plantada. De maneira geral, a horta costuma demandar que faça regas com maior frequência, entre duas e três vezes por semana.

No entanto, é muito importante ter um cuidado especial: evitar o excesso de água, pois ele pode apodrecer as raízes. Também aumenta a chance do surgimento de doenças e fungos.

Sendo assim, para reduzir esse risco, mantenha a terra somente úmida e tenha certeza de que os furos de escoamento da água foram feitos corretamente nas garrafas pet.

Cuidado para não plantar espécies antagônicas

Existem espécies que são antagônicas e disputam água e nutrientes entre si. Se for plantar mais de uma na mesma garrafa pet, a dica é que faça uma pesquisa para saber se elas não são concorrentes. Por fim, para evitar esse problema, cultive apenas uma hortaliça por recipiente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário