Início » Decorando » 10 ideias de decoração escandinava para ter uma casa tranquila

10 ideias de decoração escandinava para ter uma casa tranquila

A decoração escandinava vem ganhando nossos corações, apresentando um estilo um pouco diferente do que costumamos ver na cultura brasileira.

Que esse estilo é lindíssimo já sabemos, mas ele acontece não apenas por uma questão estética, mas também pela forma como os escandinavos veem o mundo.

O estilo de vida escandinavo se baseia na simplicidade acima de tudo, e não é à toa que eles ocupam o topo do ranking de melhores países para se viver. Sendo assim, este estilo se aplica na forma como se vestem, se alimentam, se comportam e é claro, como constroem e decoram seus lares.

Este modo de viver reflete em um estilo de decoração minimalista, que preza pela funcionalidade e bem-estar nos ambientes internos, buscando qualidade de vida através da decoração.

Veja aqui 10 dicas de como você pode aplicar os conceitos da decoração escandinava na sua casa e ter mais qualidade de vida:

Cores neutras

Opte por uma paleta de cores neutras e suaves, como branco, cinza-claro, bege e tons pastel. Essas cores ajudam a criar um ambiente leve e sereno.

sala escandinava em tons neutros minimalista

Iluminação natural

Aproveite ao máximo a luz natural em sua casa, mantendo cortinas leves e transparentes que permitam a entrada de luz. Evite o uso excessivo de cortinas pesadas ou persianas que bloqueiem a luz natural.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

estilo escandinavo com janelas amplas e iluminaçao natural

Biofilia

Aplique os conceitos de biofilia para trazer mais bem-estar para o seu ambiente. Use materiais naturais, como madeira clara, pedra e fibras naturais (algodão, linho) em móveis e acessórios, explore formas orgânicas e traga mais vegetação para dentro.

mesa organica em madeira natural apoiada em bancada de marmore

Veja também:
Design biofílico: como incorporar à casa?

Mobiliário simples

Opte por móveis com linhas simples e limpas, sem ornamentos excessivos. Móveis de madeira clara, com um design escandinavo característico, são uma boa escolha nesse estilo de decoração.

sala com poltronas estilo escandinavo

Acessórios aconchegantes

Adicione almofadas macias, mantas de lã, tapetes felpudos e cortinas de tecidos leves para criar uma atmosfera acolhedora e confortável. Esses elementos adicionam textura e ajudam a absorver o som, contribuindo para a tranquilidade do ambiente.

sofa cinza com almofadas terracota e manta

Minimalismo

Evite a desordem e o excesso de objetos decorativos. Mantenha apenas itens essenciais e escolha peças que tenham um propósito funcional ou significado pessoal.

sala minimalista comn cores neutras e madeira clara

Plantas e elementos naturais

Adicione plantas e elementos da natureza à decoração, como vasos com plantas verdes, flores frescas e pedras decorativas. Esses elementos trazem vida e trazem conexão com a natureza para dentro de casa, trazendo mais qualidade de vida e bem-estar.

sala escandinava minimalista com plantas

Espaços amplos

A decoração escandinava valoriza a sensação de espaço e leveza. Se possível, crie espaços abertos, sem divisões ou com divisórias leves, para uma sensação de fluidez e amplitude.

sala neutra ampla e bem iluminada

Organização

Mantenha a casa organizada e livre de bagunça. Use soluções de armazenamento inteligentes para manter os itens fora de vista e garantir uma sensação de ordem e tranquilidade.

sala com poltronas brancas de design escandinavo

Memória afetiva

Adicione elementos decorativos que tenham significado para você, como fotografias, obras de arte ou objetos artesanais que despertem alguma memória afetiva, como o um móvel que pertenceu a algum familiar, ou até mesmo um quadro que lembre algo importante na sua vida.

Trazer estes elementos trará mais conexão com o seu lar, fazendo com que você sinta uma sensação única de pertencimento e aconchego.

mesa de centro em madeira com adornos

A decoração escandinava é incrível, né? Investir nesse estilo irá trazer mais simplicidade no seu modo de viver, desapegando de coisas supérfluas e tornando seu dia-a-dia mais leve.

O mais importante é criar um espaço em que você se sinta relaxado e em paz.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Arquiteta formada pela UTFPR e Mestre em Engenharia da Construção Civil pela UFPR na área de sustentabilidade. Acredito que a arquitetura tem o poder de influenciar a vida das pessoas, e se tratada com cuidado e empatia, pode transformar o modo como você se relaciona com o seu lar, gerando uma sensação única de pertencimento e bem-estar."Arquitetura não é sobre ver, é sobre sentir."

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.