Início » Organizando » 7 técnicas ÚTEIS para economizar energia ao usar a máquina de lavar; seu bolso irá me agradecer muito

7 técnicas ÚTEIS para economizar energia ao usar a máquina de lavar; seu bolso irá me agradecer muito

Entre os eletrodomésticos, a máquina de lavar é um dos mais indispensáveis no cotidiano, mas também um dos que mais consomem energia elétrica!

Por influenciar muito na conta de luz de água, muitas pessoas se perguntam se é possível economizar, nem que seja um pouquinho, ao utilizar esse aparelho.

Acredite: é possível, sim! Tanto para seu bolso quanto para o meio ambiente, confira aqui truques para utilizar sua máquina de lavar de uma maneira mais adequada e ainda economizando energia.

Acumule bastante roupa

roupas na máquina de lavar

Ter um dia exclusivo para lavar roupa é uma forma de economizar energia. Tudo dependerá, é claro, do número de pessoas em sua família – pode ser que um dia na semana seja o suficiente (ou a cada três dias, por exemplo).

Ou seja, quanto menos uso, menos gastos.

Portanto, deixe acumular as roupas no cesto e estabeleça essa frequência de higienização das peças. Porém, tenha certeza que está respeitando o limite de peso que a sua máquina de lavar suporta.

Tenha em mente que é necessário separar os itens por tipo de tecido e por cores, pois você não quer manchas e danos, né? 

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Separe algumas roupas específicas

Aliás, certas peças de roupas podem sujar mais do que outras, principalmente por causa da confecção ou mesmo pela variação de uso.

Nesse caso, uma limpeza mais profunda acaba sendo necessária.

Logo, faça uma separação do que está mais sujo e o que está mais limpo para adequar as roupas aos processos mais adequados de lavagem. Isso garantirá um rendimento maior da máquina de lavar e economia para você.

Faça pré-lavagem no tanque ou balde

A máquina de lavar pode conter a função pré-lavagem, onde deixa as peças de molho antes de batê-las. Claro, ela é eficiente, porém pode ser péssima caso queira economizar energia e água.

Peças encardidas ou manchadas acabam exigindo um processo de lavagem mais demorado, então essa pré-lavagem à mão é interessante para poupar e evitar ciclos prolongados na máquina.

Assim, deixe os itens de molho onde preferir, os enxague e lave-os normalmente depois, o que priorizará a eficiência da centrífuga.

Use produtos de qualidade e nas medidas certas

Usar produtos de baixa qualidade podem não garantir uma limpeza completa, o que acabará sendo necessário mais uma lavagem depois. E isso será mais um gasto de energia e água.

O mesmo vale na questão das medidas (quantidade) de produtos, como amaciante, sabão em pó e outras substâncias – pouco sabão ou muito sabão são desvantajosos.

Quando há pouco produto, a higienização não será perfeita, enquanto que muito produto irá exigir enxágues.

Inclusive, leia as instruções de sua máquina de lavar e também sempre confira as etiquetas das roupas para fazer as lavagens corretas. 

Regule a quantidade de água

Além de prestar atenção na capacidade da máquina de lavar, na quantidade certa de produtos e na separação das roupas, é preciso que você também saiba regular o nível de água.

Por exemplo, ao lavar roupas ou itens de cama mais grossos, você precisará adicionar mais água.

Já em casos de roupas delicadas, a quantidade de água é mais baixa. De toda forma, use o bom senso e procure não exagerar ou mesmo usar menos água do que o necessário nas lavagens. 

Evite o uso da secadora

Da mesma maneira que a função da pré-lavagem, o ideal é que você não faça uso da função de secadora, caso sua máquina seja lava e seca.

De preferência, bata as peças na máquina e escorra o máximo possível de água. Depois, deixe as roupas secarem no varal de sua lavanderia ou no quintal.

Essa atitude garantirá uma economia bacana em energia!

Sempre faça a manutenção da máquina de lavar

Quando os eletrodomésticos estão funcionando mal, eles tendem a consumir mais energia. No caso da máquina de lavar, ela também irá gastar mais água.

O hábito de fazer a manutenção do seu aparelho lhe ajudará a economizar.

Por isso, fique de olho se o aparelho estiver fazendo algum barulho estranho ou forçando o motor em demasia. 

Há várias peças fundamentais para um bom funcionamento, como a bomba d’água, rolamentos, retentores e válvulas de entrada de água.

Se a sua máquina de lavar é mais moderna, há outro item que pode causar uma parada de funcionamento, que é a placa de potência (ou placa eletrônica).

Seja como for, procure um profissional especializado para fazer a manutenção de sua máquina de lavar e, se for necessário, realize os consertos adequados. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário