Início » Organizando » Material escolar 2023: saiba como economizar na lista do seu filho com essas dicas

Material escolar 2023: saiba como economizar na lista do seu filho com essas dicas

Confira dicas para economizar na lista de material escolar 2023 de seu filho e garanta tudo o que ele precisa pagando menos!

A lista de material escolar 2023 costuma pesar no orçamento da família. Não é para menos, afinal, é preciso comprar os itens bem no começo do ano, quando chegam outras contas como o IPVA e o IPTU.

Está buscando formas de economizar com o material escolar 2023? Então, confira as dicas que separamos para te ajudar a poupar dinheiro e garantir tudo o que seu filho precisa no começo do ano letivo!

Reaproveite materiais

Material escolar 2023: saiba como economizar na lista do seu filho com essas dicas

Se a criança já está em idade escolar, pode ser que tenha materiais que não foram totalmente utilizados no ano anterior. Em muitos casos, esses itens podem ser reaproveitados e os pais economizam um pouco.

Entre os principais materiais escolares 2023 que podem ser reutilizados estão itens duráveis como régua, tesoura, mochila, cadernos com poucas folhas preenchidas, livros, conjunto de lápis de cor, entre outros.

Além de economizar, essa é uma dica perfeita para fazer o uso consciente de materiais, conseguindo aproveitá-los ao máximo, de modo a evitar a geração de lixo e um impacto ambiental negativo.

Compre o essencial no primeiro momento

material escolar essencial

Normalmente, as escolas têm um planejamento e já sabem de antemão o que será utilizado nos primeiros meses de aula. A dica é procurar a instituição de ensino para saber o que precisa ser comprado para uso imediato.

Assim, é possível garantir esses materiais essenciais e deixar o restante para os próximos meses, quando seu orçamento estiver regularizado. Dessa forma, aumenta-se a chance de economizar, pois com o passar do tempo as lojas diminuem os preços de materiais escolares.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Pesquise preços em várias lojas

homem com material escolar na mão

Uma das principais formas de economizar é pesquisar preços em várias lojas físicas e online. Essa dica funciona porque pode existir uma variação de preço grande entre os comércios.

A recomendação geral é que verifique três lojas, no mínimo, o que possibilitará ter uma noção do preço médio do mercado. Dessa forma, conseguirá saber com maior precisão o que está caro ou barato.

Compre online

compra pela internet

Como nem sempre é possível ir a lojas físicas, a internet é sua aliada! Comprar online é mais prático e econômico, já que não se gasta com transporte ou combustível e estacionamento. Os produtos são enviados diretamente para sua casa!

Uma dica importante sobre a compra online é pesquisar preços em diferentes e-commerces e usar ferramentas de comparação de valores. Ótimos exemplos são os sites Bondfaro, Zoom e Buscapé.

Esses sites permitem encontrar promoções de produtos específicos, bem como criar alertas para ser notificado quando algum material escolar estiver com preço reduzido. Em alguns casos, é possível ter cashback da compra.

Além disso, busque por cupons de desconto! As lojas costumam oferecer cupons para primeira compra ou de promoções especiais vigentes na época.

Faça compras coletivas

material escolar

As compras coletivas são perfeitas para economizar com material escolar 2023! Mas como essa alternativa funciona? Simples, basta se juntar a outros pais para formar um grupo grande e comprar no atacado, que tem preço reduzido.

Essa dica também é perfeita para compra de livros didáticos. Neste caso, é interessante entrar em contato com a editora e solicitar orçamento para compra de mais unidades. Se compensar, junte-se a outros pais e adquira pagando menos.

Troque materiais escolares

crianças em sala de aula

Existem materiais escolares que podem ser trocados com outros alunos, ajudando a economizar. Isso acontece principalmente no caso de livros, mochilas, estojos, entre outros itens duráveis.

Portanto, se conhecer alguém em idade escolar, converse com seus pais para verificar se possui algum material para troca.

Compre livros em sebos

sebo para comprar livros

Os sebos são aliados para economizar na compra de materiais escolares, principalmente de livros. Dá para encontrar materiais didáticos em bom estado e ainda pagar menos.

Existem sebos físicos e online, portanto, há uma maior variedade de estabelecimentos para procurar esses materiais. Faça isso o quanto antes, porque se deixar para a última hora pode ser que não encontre os livros, devido à alta procura.

Não compre materiais desnecessários

mulher com lista de material escolar

Há escolas que cobram materiais desnecessários, como papel higiênico e produtos de limpeza. Esses itens são de uso coletivo e de responsabilidade da instituição de ensino.

Esse custo não pode ser repassado aos pais, porque se entende que o valor correspondente aos materiais de uso coletivo já está embutido na mensalidade. Portanto, se identificar esses itens na lista, não os compre.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário