Início » Organizando » Como organizar home office? Conheça essas dicas para ter um ambiente de trabalho funcional

Como organizar home office? Conheça essas dicas para ter um ambiente de trabalho funcional

Organizar home office não é uma tarefa difícil – e essa modalidade de trabalho veio para ficar, não é mesmo?

Ter um escritório em casa que seja organizado, funcional e bonito é crucial para que sua produtividade não seja afetada e você dê o seu melhor!

Lembre-se que o foco é priorizar seu conforto e praticidade! Siga essas dicas para ter um espaço profissional sem distrações e que otimize o seu trabalho!

Ergonomia em primeiro lugar

mulher trabalhando em home office

Em primeiro lugar, o home office precisa garantir o seu conforto, ou seja, é necessário priorizar sua postura e sua saúde – e isso vale para qualquer que seja o espaço considerado como seu escritório em casa, o cantinho na sala, uma mesinha no quarto, o que for.

Veja também:
Como montar um home office?

Tenha em mente o quanto de tempo você passará por dia nesse local e como isso pode influenciar seu corpo.

Dessa maneira, se possível, escolha uma boa e confortável cadeira. Preste atenção em outros detalhes, como manter a tela do computador na altura dos olhos para evitar problemas na coluna e fadiga.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Priorize a iluminação natural

home office com decoração simples

Uma iluminação adequada é imprescindível para ter menos estresse e dores de cabeça, assim como aumentar o humor e a motivação.

Dessa forma, o ideal seria colocar sua mesa de trabalho perto de uma janela, pois assim você consegue não apenas aproveitar a luz natural como também a ventilação.

Se não for possível, ilumine bem o ambiente com luzes difusas e até tenha uma luminária ou abajur (que será um foco dirigido) em sua mesa.

Mantenha a mesa limpa e somente com o essencial

home office organizado

Ao organizar home office, você precisa limpar sua mesa todos os dias antes de iniciar o trabalho! Essa atitude pode fazer uma diferença enorme em sua produtividade, além de garantir mais foco.

Por isso, evite acúmulo de papéis e objetos acumulados. Procure também retirar a poeira de sua mesa e dos acessórios presentes nela. Uma sugestão é que você use pastas etiquetadas para guardar documentos e impressos.

Outro passo importante é só deixar o que é usado com bastante frequência sobre a mesa, deixando tudo o que for supérfluo guardado em gavetas, armários ou outro espaço que você possui.

Tenha um quadro de avisos

home office perto de janela

Para organizar o home office de uma maneira ainda mais eficaz, recomendamos que você use um quadro de avisos, que lhe auxiliará em datas, recados e anotações, por exemplo, sem que você corra o perigo de esquecer.

Um modelo é aquele painel composto por pranchetas, mas também existem outras ideias, como uma parede de lousa, quadros imantados e até um pequeno espaço é suficiente para você colocar post-its.

Mantenha uma climatização agradável

cantinho de home office

Para que o trabalho flua, seu home office precisa estar em uma temperatura adequada para não causar mal-estar ou cansaço demasiado.

É bem ruim durante o período de calor, já que nada parece surtir efeito para nos refrescar. Já no inverno, basta nos agasalharmos bem que podemos seguir com nossas funções.

Conforme estudos, colocar a temperatura do ar-condicionado em 25ºC pode diminuir seus erros de digitação, por exemplo.

Por sorte, é você que decide a temperatura do seu home office. A dica é estabelecer esse grau e confirmar se ele afeta seu trabalho positivamente. Inclusive, isso pode até ser um ponto positivo na conta de energia.

Organize e esconda os fios

organizar fios de home office

Por causa dos equipamentos eletrônicos, nos deparamos com esse mal necessário: os fios. Com isso, entre extensões, tomadas e cabos USB, há a probabilidade de o ambiente ficar poluído visualmente e bagunçado.

Logo, é interessante manter os fios organizados e escondidos, já que é possível que em breve você notará uma pilha deles em seus pés e até espalhados na mesa.

Você pode usar organizadores de fios ou adquirir eletrônicos sem fio, como mouse, teclado, impressora, etc.

De preferência, use os equipamentos perto de uma tomada para que eles não exijam cabos de extensão.

Coloque plantas

home office com planta pendente

O home office precisa ser um ambiente não apenas favorável ao seu trabalho, mas também tranquilo e fresco. 

As plantas são alternativas incríveis para remover as impurezas do ar, proporcionar menos cansaço e melhorar o bem-estar.

Inclusive, as plantas para home office podem ser colocadas naquele cantinho de “inspiração” do seu home office, juntamente a alguns itens decorativos, como quadros. Só tenha bom senso em não favorecer a bagunça e desviar o foco do trabalho com isso.

Estabeleça um horário de trabalho e cumpra-o

Organizar home office vai além do espaço físico e dos equipamentos, ok? Para uma real organização, você precisa definir uma rotina com horários bem estruturados e, claramente, manter a disciplina.

Existem empresas que possuem horários fixos, enquanto outras deixam o colaborador mais livre para trabalhar no melhor momento do dia. 

Nesse último caso, é ainda mais fundamental que você crie uma jornada de trabalho para não sofrer com longos períodos trabalhando, pouco sono e descanso, assim como alimentação desorganizada – e, se duvidar, até procrastinação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário