Início » Organizando » As cortinas precisam de limpeza: tenha ESTES cuidados para não estragá-las

As cortinas precisam de limpeza: tenha ESTES cuidados para não estragá-las

Assim como qualquer outra parte de sua casa, as cortinas precisam de limpeza – e isso não precisa ser uma tarefa árdua desde que você saiba quais são os cuidados e passos corretos.

As cortinas dão um toque especial à decoração de qualquer espaço, por isso não é possível negligenciar a higienização, está bem?

Para começar, sempre leia as instruções de cuidados para determinar o que é permitido fazer com suas cortinas. Veja dicas para que tudo seja feito de acordo, sem estragar esse item.

O que fazer e o que não fazer na limpeza de cortinas?

lavagem de cortina na máquina de lavar

Como as cortinas precisam de limpeza, você precisa, acima de tudo, entender o que você pode fazer e o que deve evitar para não danificar o tecido ao se preparar para esse processo em sua lavanderia.

Sobre esse incrível elemento da decoração, veja também:
Como escolher a cor da cortina?

Veja as principais orientações agora:

Quando lavar a seco?

Mesmo que as cortinas sejam feitas de um tecido lavável, os forros e as costuras podem encolher durante a lavagem.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Por isso, é interessante que, ao invés de optar pela lavagem manual ou na máquina de lavar, você faça a limpeza a seco por garantias.

Aliás, esse método é imprescindível para pregas costuradas, guirlandas ou outros ornamentos elaborados que podem não resistir a uma lavagem mais pesada. 

Tecidos especiais

Você pode renovar as cortinas de veludo, por exemplo, sem lavá-las ou lavá-las a seco. Tudo o que precisa fazer é, de vez em quando, escová-las com um pano de camurça umedecido (bem torcido) em água quente. 

Se a cortina for de seda e ela exigir lavagem à mão, opte por água morna ou fria, além de detergente líquido suave. Nunca torça a cortina. Somente agite-a.

O sol pode ser danoso

Até mesmo tecidos mais resistentes podem sofrer com uma exposição solar constante.

Logo, ao lavar suas cortinas na máquina, use o ciclo delicado, sempre com água morna ou fria e detergente neutro

Para secar, procure pendurá-las em um varal ou, se tiver, coloque-as na secadora (sem calor ou no modo delicado também).

Cortinas transparentes

Elas até podem não parecer sujas, mas procure lavar suas cortinas transparentes com regularidade. Acredite: a partir do momento que a sujeira aparecer, esse item pode ficar permanentemente descolorido!

Por ser um tecido mais frágil, certifique-se de limpar com cuidado. Na máquina de lavar, não encha mais da metade do eletrodoméstico e deixe-o de molho por 5 minutos em água fria.

Use um detergente suave e, se desejar, um agente branqueador.

A seguir, faça o enxágue para drenar a água e coloque a máquina para fazer uma lavagem suave por apenas 2-3 minutos. Para secar, você pode usar a secadora, sem aquecimento, também pelo mesmo período de tempo.

Como secar as cortinas?

secagem de cortinas em varal

Seja com lavagem à máquina ou à mão, secar bem as cortinas é o ponto chave para evitar mofo ou odores desagradáveis provenientes do mofo. 

A sugestão é secar as cortinas em um dia seco e ensolarado, que tenha uma boa brisa para obter o máximo de ar possível. Tenha em mente que a luz solar direta, como comentamos, pode afetar algumas cores ou tecidos, então coloque as cortinas em uma área com claridade no jardim ou varanda.

As cortinas parecem um pouco enrugadas após a secagem? Verifique na etiqueta se você pode passar a ferro.

Como fazer uma limpeza de rotina nas cortinas?

limpeza a seco de cortina

Agora que você entendeu que as cortinas precisam de limpeza, em especial em casos de tecidos mais sensíveis, é recomendável que você também foque em uma higiene mais rotineira.

Ou seja, lembre-se de tirar o pó desses elementos com o apoio da escova macia do aspirador de pó – ajuste-o para sucção reduzida para não puxar o tecido – ou com uma vassoura macia de cabo longo com fibras sintéticas.

Inclusive, se for fácil, faça a retirada das cortinas e pendure-as ao ar livre para arejá-las.

Outros detalhes essenciais sobre limpeza das cortinas

limpeza da cortina
  • Meça as cortinas antes da lavagem, caso precise esticá-las de novo;
  • Remova os ganchos e quaisquer pesos. Afrouxe as fitas para que fiquem planas;
  • Não sobrecarregue a máquina de lavar: as cortinas ficarão muito mais pesadas quando molhadas, então preste atenção;
  • Se for passar a ferro, faça ao longo do comprimento vertical do lado que não aparece. Caso haja partes já secas do tecido, umedeça-as para evitar marcas d’água.

Estique as costuras com suavidade enquanto passa a ferro para evitar franzir. Depois, abra as cortinas em uma superfície limpa (como sua cama) e puxe-as para o tamanho correto.

Por último, nunca esqueça de limpar a estrutura em que a cortina fica apoiada!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.