Nossas melhores dicas sobre como decorar a parte debaixo da escada

Se você tem escadas em sua casa, deve ter percebido que existe um espaço que muitas vezes pode ser esquecido nos projetos de decoração e que pode vir a ser muito útil.

Estamos falando da parte debaixo das escadas! Independentemente do tipo de escada – tanto as de caracol ou as retas (seja qual for o material, madeira, alvenaria, ferro, etc.), essa área embaixo dela pode receber inúmeros tipos de decoração ou ainda ser um ambiente totalmente único.

Irá depender, é claro, do tamanho dele e de suas intenções! Veja aqui dicas incríveis sobre como decorar a parte debaixo da escada!

O que fazer com a parte debaixo da escada?

É importante entender qual é a melhor funcionalidade que este canto pode trazer para seu lar. 

cantinho de leitura embaixo da escada

A maioria das dicas pode receber móveis ou itens que transformam esse espaço, mesmo com muita ou pouca altura, sendo um local também para elementos personalizados, como estantes, jardins ou até a formação de um novo cômodo.

Veja 5 ideias com fotos!

Jardins

Se você deseja trazer um ar puro e leveza para dentro de casa, pode apostar na instalação de jardim no espaço sob a escada. Dependendo do tipo de escada, ele pode ser suspenso, de pedra ou um jardim vertical.

O jardim de pedra, por exemplo, é uma opção muito bacana para quem quer dar um toque requintado à decoração.

Seja qual for o tipo escolhido, preste atenção ao tamanho das plantas e escolha as espécies que se adaptem à sombra. 

jardim com pedras embaixo da escada jardim embaixo da escada

Cantinho de descanso/de leitura

Se preferir algo que não dê muito trabalho e ainda possa ser um refúgio após um longo dia de trabalho, use o espaço embaixo da escada como um cantinho de descanso ou de leitura!

Assim, esse ambiente vira algo aconchegante com alguma poltrona, banco e uma mesinha de centro.

Para a leitura, use o espaço para colocar seus livros favoritos e fazer sua leitura ali mesmo. A ideia é ainda mais bonita se você tiver uma bela vista lá fora para contemplar.

cantinho para relaxar embaixo da escada livros embaixo da escada

Home office

Com o crescimento da modalidade home office, o espaço embaixo da escada pode servir como um mini escritório, sem exigir muito esforço e reforma!

Escolha os móveis e elementos certos para deixar o local charmoso e cheio de funcionalidade para trabalhar, estudar ou até para utilizar o espaço para alguma outra rotina.

Se tiver opção, instale prateleiras para armazenar os itens próximos.

escritório embaixo da escada home office embaixo da escada

Aparador/buffet

Se a sua escada dá acesso à sala de jantar, você pode usar a parte debaixo dela como local para o buffet/aparador, deixando ali as sobremesas, pratos, copos e talheres, por exemplo.

E claro: esse espaço merece decoração, então aposte em itens como quadros e vasos para dar aquele charme a mais.

aparador embaixo da escada decoração aparador embaixo das escadas

Armário

Outra forma de garantir funcionalidade é colocar um armário embaixo da escada, sendo assim um espaço para manter a casa em ordem, como aquele local de despensa para alimentos e produtos de limpeza, assim como para outros objetos da casa.

Dependendo do tamanho disponível, você pode instalar armários terrestres e aéreos e ainda complementar com nichos!

armário e nichos embaixo da escada armário embaixo da escada

Os armários podem também guardar roupas, mas também outra ideia bem popular é utilizar como adega com bar. 

adega embaixo da escada

Sabia que ainda pode usar essa área para colocar uma sapateira? Deixe esse cantinho para guardar as pantufas, chinelos e outros calçados para ter rápido acesso a eles ao chegar em casa e tirar o calçado que estava usando na rua.

sapateira embaixo da escada

Inove no cantinho embaixo da escada e não ignore esse que pode ser um espaço vital para seu lar! Gostou das ideias? Qual é a sua favorita?

Trabalha com Revisões e Traduções. Apaixonada por palavras, vê nos livros seu grande ponto de fuga. Fã indiscutível de heavy metal e k-pop. Ama tornados, muay thai, chuva e tatuagens.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário