Início » Jardinagem » Essas dicas vão te AUXILIAR a ter seu jardim interno; invista sem erros e arrase na decoração

Essas dicas vão te AUXILIAR a ter seu jardim interno; invista sem erros e arrase na decoração

Confira, aqui, dicas que vão te ajudar a ter um jardim interno incrível, montando uma área verde no seu imóvel!

O jardim interno valoriza seu imóvel, além de torná-lo aconchegante, colorido e vivo. É uma ótima alternativa para inserir plantas na decoração e ter um espaço interno para relaxamento.

Quer montar seu jardim interno, mas não sabe como? Sem problemas! A seguir, você confere dicas que vão te ajudar nessa tarefa, realizando-a corretamente. Acompanhe!

O que é jardim interno?

Essas dicas vão te AUXILIAR a ter seu jardim interno; invista sem erros e arrase na decoração
Essas dicas vão te AUXILIAR a ter seu jardim interno; invista sem erros e arrase na decoração

Trata-se de um jardim montado dentro do imóvel, em um canto vago, de modo a aproveitar melhor o espaço, ter um elemento decorativo extra e mais verde no ambiente.

É uma alternativa para quem deseja ter um jardim, mas não possui quintal ou espaço externo suficiente para montá-lo. Além de decorar o imóvel, ele também ajuda a purificar o ar na área interna, ameniza temperaturas e umidifica ambientes.

Como montar jardim interno: confira dicas

Dá para montar um jardim interno incrível se se atentar a pontos essenciais. A seguir, você confere o que precisa considerar para acertar:

Local de instalação do jardim

Escolher um local perfeito para instalação de seu jardim interno é muito importante. Assim, aumenta-se a chance de as plantas crescerem com saúde.

É comum montar esse tipo de jardim na sala ou embaixo da escada, caso more em um sobrado ou imóvel com mais de um pavimento. No entanto, é possível escolher outros cômodos e espaços.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

A única recomendação que se faz é que a área eleita tenha entrada de luz natural, que é um dos principais requisitos para que as plantas se desenvolvam com saúde.

Plantas ideais

Escolha da planta para jardim interno
Escolha da planta para jardim interno

As plantas ideais para montar seu jardim interno variam de acordo com o local eleito. Isso acontece porque é preciso considerar a quantidade de luz natural que o lugar recebe.

Mas, de maneira geral, recomenda-se utilizar plantas que crescem com pouca iluminação, ou seja, preferem a sombra. Essa lista traz várias opções, inclusive com plantas que florescem, como o lírio da paz.

Outras plantas de sombra para seu jardim interno são o dinheiro em penca, espada de São Jorge, jiboia, zamioculca, comigo ninguém pode, palmeira leque, pata de elefante, entre outras.

Atenção a um cuidado extra: se tiver crianças ou animais de estimação em casa, deve-se escolher plantas que não sejam tóxicas, para evitar acidentes com a ingestão das folhas.

Se tiver criança e animal de estimação e quiser usar plantas tóxicas, dá para fazer isso de forma segura, basta fechar o jardim interno com porta de vidro, evitando a entrada deles no espaço.

Vasos

Tipos de vasos para jardim interno
Tipos de vasos para jardim interno

De modo geral, recomenda-se plantar em vasos, pois é mais prático, conseguindo tirar as plantas do jardim para realizar cuidados de manutenção como a poda.

Além disso, utilizar vasos torna a montagem do jardim interno muito mais prática, pois não é preciso gastar com preparação do espaço e do piso.

A escolha dos vasos perfeitos deve ser feita com base no projeto decorativo do espaço. Se eles ficarem em evidência, o ideal é que escolha recipientes diferenciados, como os que possuem design, cor ou efeito de textura.

Outro cuidado em relação aos vasos é escolher os que possuem tamanho adequado ao da planta. Se for uma grande, o vaso deve acompanhar essa característica. Para plantas pequenas é possível usar recipientes menores.

Decoração do jardim interno

Decoração Jardim interno simples e barato
Decoração Jardim interno simples e barato

As plantas já são um elemento decorativo por si só, mas dá para incrementar o espaço usando outros itens. É possível, por exemplo, instalar redes e móveis no local, se tiver espaço suficiente.

Também considere os revestimentos que poderá utilizar na área. Os azulejos estampados são ótimas escolhas para jardins de inverno com plantas somente com folhagens, sem flores.

Outra dica é usar casca de árvore, que pode ser colocada no piso. No entanto, é importante que a área seja iluminada, para não se tornar muito escura.

O seixo também é um aliado na decoração do jardim interno. Trata-se de um tipo de pedra fria que contribui para o espaço ser mais fresco, o que ajuda a planta a sobreviver.

Ainda há a possibilidade de uso de pedras grandes para criar um caminho, marcando onde se deve pisar para evitar danos às plantas.

Até mesmo o piso laminado está liberado na área, desde que não fique em contato direto e frequente com a água ou umidade. Por isso, deve-se plantar em vasos ao utilizá-lo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário