Início » Plantando » Erros no cultivo da rosa-do-deserto que você pode estar cometendo e que pode matar sua plantinha

Erros no cultivo da rosa-do-deserto que você pode estar cometendo e que pode matar sua plantinha

Conheça quais são os erros mais comuns no cultivo da rosa-do-deserto e saiba como evitá-los para não matar a planta

A rosa-do-deserto dá flores incríveis e exuberantes, perfeitas para complementar seu jardim ou decorações internas com muito mais cor. No entanto, para ter esses resultados é preciso saber cuidar da planta, evitando erros.

Aqui, você descobre quais são os erros mais comuns ao cultivar a rosa-do-deserto. Confira e saiba como evitá-los, reduzindo a chance de matar sua plantinha!

Erro nas regas

rosa-do-deserto com flores vermelhas

A rosa-do-deserto é um tipo de suculenta, portanto, é uma planta que consegue sobreviver a períodos de seca. Ela retém água em seus tecidos, o que possibilita aguentar mais tempo sem receber água.

Você não pode deixar de ler:
Por que a rosa-do-deserto é tão popular?

No entanto, isso não quer dizer que você não deve regar a planta. Ela precisa, sim, receber água porque senão consome todo o seu estoque e pode morrer. Mas quando regar a rosa-do-deserto?

Indica-se que faça a rega sempre que identificar que sua terra está seca. E cuidado com a quantidade de água que utiliza! O ideal é que a terra fique úmida e não encharcada.

O motivo disso é simples: o excesso de água pode apodrecer as raízes da planta. Além disso, aumenta o risco de surgimento de pragas e doenças que podem matá-la.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Falta de sol

rosa-do-deserto plantada em vaso

Outro problema muito comum quando se fala no cultivo da rosa-do-deserto é a falta de sol. Esse tipo de planta tem origem em áreas desérticas, logo, precisa de luz solar para se desenvolver e florescer.

A recomendação geral é que a planta fique em sol pleno, no mínimo, quatro horas por dia. Neste caso, é possível contribuir para o processo de floração, que acontecerá de maneira abundante.

Falha na adubação

rosa-do-deserto grande

A adubação é fundamental para que a planta receba todos os nutrientes que precisa para se desenvolver bem. No entanto, é necessário saber como realizá-la de maneira correta, para não a prejudicar.

Recomenda-se que faça esse processo de uma a duas vezes ao ano, utilizando um adubo NPK, ou seja, que é rico em nitrogênio, fósforo e potássio. Dá tanto para usar adubos orgânicos como os químicos.

Neste último caso, o NPK 20-10-10 é perfeito para crescimento. Já o NPK 5-20-20 é ideal para estimular a floração. No entanto, nada impede que use outras concentrações do fertilizante.

Evite adubar a planta mais do que o indicado, pois há uma grande chance de ter o efeito contrário, sobrecarregando-a, o que pode levar ao comprometimento de seu crescimento e floração.

Não podar a rosa-do-deserto

mudas da rosa-do-deserto

A poda é um dos cuidados que se deve ter com a rosa-do-deserto. Caso não a realize, há uma grande chance de atrasar o crescimento da planta, bem como sua floração.

Um dos principais benefícios da poda é que ela engrossa o caudex, ou seja, o tronco da planta. Além disso, estimula o surgimento de mais ramos e que a rosa-do-deserto tenha florações mais abundantes.

Outro benefício da poda é que esse processo dá uma aparência mais densa para a planta, valorizando seu caudex. Quando a rosa-do-deserto não é podada, ela tem poucos ramos e alongados, deixando-a com aparência mais fraca.

Não fazer a troca de vaso

rosa-do-deserto em vaso

Plantou a rosa-do-deserto em vaso e não diretamente no solo do jardim? Então, não deixe de fazer o transplante, que é a troca do vaso. Ela é essencial para que a planta tenha espaço suficiente para crescimento de suas raízes.

Vale lembrar que o tamanho da rosa-do-deserto varia de dois a quatro metros, mas isso só ocorre se o vaso tiver espaço suficiente para crescimento da planta. Então, não deixe de realizar o transplante!

Durante a troca de vaso, deve-se renovar o substrato, usando um que tenha nutrientes adequados para esse tipo de planta. Aproveite a ocasião para verificar se a rosa-do-deserto possui raízes infestadas por pragas, para realizar a correção do problema.

Uso de vaso errado

rosa-do-deserto em vaso no jardim

Decidiu plantar a rosa-do-deserto em vaso? Então, saiba que é primordial escolher o recipiente correto. Primeiro, ele deve seguir a proporção da planta. Se for uma muda pequena, use um vaso de pequeno a médio, por exemplo. Conforme a planta cresça, troque o recipiente.

Dê preferência para vasos semelhantes a cuias, ou seja, mais rasos do que fundos, para garantir espaço suficiente para o caudex da planta. Além disso, eles precisam ser furados na parte inferior, para assegurar a drenagem da água das regas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário