Início » Plantando » 3 sinais e como SALVAR espada-de-São-Jorge com excesso de água

3 sinais e como SALVAR espada-de-São-Jorge com excesso de água

Se deparar com uma espada-de-São-Jorge com excesso de água pode ser desanimador, afinal, ela é uma planta fácil de cuidar e, por ser uma suculenta, consegue armazenar água nas suas folhas e raízes. Isso significa que ela não precisa de muita rega, pois se hidrata com a água que já tem. 

No entanto, se você regar demais sua espada-de-São-Jorge, ela pode desenvolver alguns problemas. Entenda quais são os sinais e como salvar sua plantinha!

3 sinais da espada-de-São-Jorge com excesso de água

espada-de-são-jorge com excesso de água

1– Folhas amareladas ou marrons: esse é um dos primeiros sinais de que a sua espada-de-São-Jorge está com excesso de água.

As folhas começam a perder o verde e ficam amareladas ou marrons, principalmente nas pontas.

Isso acontece porque a água em excesso impede a absorção de nutrientes e oxigênio pelas raízes, causando deficiência e asfixia na planta.

2– Folhas moles ou caídas: numa espada-de-São-Jorge saudável, as folhas são firmes e eretas, mas quando recebem água demais, elas perdem a rigidez e a forma.

folhas caídas de espada-de-são-jorge

Ou seja, com água em demasia, as células das folhas se rompem, causando a perda de turgor e estrutura.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

3– Raízes podres ou mofadas: e por fim, um dos sinais mais graves de uma espada-de-São-Jorge com excesso de água se dá com a presença de raízes podres ou mofadas.

folha murcha de espada-de-são-jorge

Nesse caso, como elas são responsáveis por absorver água e nutrientes do solo, água demais cria um ambiente propício para o desenvolvimento de fungos e bactérias, atacando as raízes e causando doenças.

Como salvar a espada-de-São-Jorge com excesso de água?

mulher regando espada-de-São-Jorge

Enfim, se você percebeu algum desses sinais na sua espada-de-São-Jorge, não se desespere. Ainda há chances de salvá-la, se você agir rápido e seguir algumas dicas:

Reduza a frequência e a quantidade de rega

Esse é o passo mais importante para salvar a sua espada-de-São-Jorge com excesso de água.

Você deve regar a sua planta apenas quando o solo estiver seco, e não por uma rotina fixa. Para saber se o solo está seco, você pode usar um palito de madeira ou o dedo, e verificar se há umidade.

Ainda, você deve regar a sua planta com moderação, apenas o suficiente para umedecer o solo, sem deixar água acumulada no prato ou no vaso.

Troque o solo e o vaso da planta

Outro passo crucial é trocar o solo e o vaso de sua espada-de-São-Jorge.

Escolha um solo bem drenado, que não retenha muita água, e que tenha uma boa quantidade de matéria orgânica, como húmus ou composto.

vaso com espada-de-são-jorge em janela

Quanto ao vaso, opte por um modelo com furos de drenagem, que permita que o excesso de água saia. Se possível, escolha um vaso de barro ou cerâmica, que são mais porosos e evaporam a água mais rápido.

Corte as partes danificadas da planta

E por último, remova as folhas amareladas, marrons, moles ou caídas, e as raízes podres ou mofadas, com uma tesoura ou uma faca esterilizada.

Isso vai evitar que a infecção se espalhe para as partes saudáveis da planta, e vai estimular o crescimento de novas folhas e raízes

Esperamos que sua espada-de-São-Jorge fique saudável novamente com essas dicas e informações!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário