Ideias de decoração – Dicas e truques para decorar a sua casa

Nós temos a possibilidade de demonstrarmos nossa personalidade através de nosso jeito de ser, da maneira como vestimos ou de uma maneira mais clara ainda por meio da decoração do lar. Nada melhor do que chegar em casa e se deparar com um ambiente bonito e detalhado feito justamente por você.

A decoração da casa pode parecer assustadora, porém ela não precisa ser muito radical. Simples atitudes podem fazer grande diferença em um cômodo e, para melhorar ainda mais isso, sem exigir muitos gastos.

Ideias de decoração: como decidir as cores

Um dos fatores mais importantes na decoração de uma casa são as cores e suas combinações de modo que o espaço não tenha aparência apagada, poluída ou até cansativa para os olhos. A harmonia entre as cores, portanto, é fundamental.

De forma geral, as cores podem influenciar e muito nossas vidas. Curiosamente, o branco – que era o tom mais clássico na decoração de casas – está perdendo espaço para muitos outros tons, de modo que o lar ganhe uma nova aparência.

Ideias de decoração

Veja sobre as principais cores e como elas combinam:

  • Amarelo:

O amarelo é aquela cor relacionada à felicidade, alegria e ao luxo. É uma cor que combina bem com tons de vermelho, roxo, verde e laranja, mas também é bastante sabido que a mistura de preto, branco e amarelo deixa um ambiente bem bonito.

  • Azul:

Cor que tranquiliza, o azul está muito associado com o intelectual. Diversas tonalidades podem ser usadas na casa: o azul-marinho, azul-celeste, azul claro e por aí vai. A cor combina-se bastante com si mesma, com o branco e tons amadeirados.

  • Laranja:

Assim como o amarelo, o laranja é uma cor alegre e viva. Muito usada para chamar a atenção, essa cor pode cair muito bem em vários ambientes da casa e combina com várias outras cores, como é o caso do branco, amarelo, preto e roxo.

  • Violeta:

Um tom frio que, apesar de não parecer, tem um efeito sobre a mente, acalmando-a. Essa é uma cor que combina muito com ela mesma, em diferentes tons, mas também se alinha perfeitamente com o branco, cinza e amarelo.

  • Verde:

Verde é a cor da natureza e por isso, essa é uma opção para quem gosta de equilíbrio, de calma e paz interior. Com tons amadeirados, o verde é uma escolha de ambientes rústicos e provençais – ainda pode também combinar com branco, preto e azul.

  • Vermelho:

Simbolizando o poder, o vermelho contribuir para trazer personalidade a um ambiente. Nas cores, seu tom se encaixa com o preto, branco, cinza, amarelo, verde e tons amadeirados.

Ideias gerais de decoração

Existem dicas práticas para decorar (e redecorar) um ambiente, independentemente de qual ele seja – um quarto, a sala, o banheiro, enfim. Saber por onde começar é fundamental. Por isso, confira essas recomendações:

  • Libere espaço do ambiente, isto é, livre-se de quaisquer coisas que você já não utiliza.

Isso pode ser inclusive objetos, aparelhos eletrônicos e até itens antigos de decoração.

  • Definir o objetivo da decoração: caso você tenha liberado espaço no ambiente, agora você pode definir o que quer fazer – definir um objetivo é interessante: quer sofisticar o local? Dar um toque alegre? Acrescentar algum acessório? Ou somente mudar os móveis de lugar?
  • Prateleiras e nichos são móveis que podem estar presentes em todos os cômodos e trazem muitas vantagens para organização do que não é utilizado todos os dias.

A sala de estar, cozinha e quartos são os ambientes que mais se beneficiam desse tipo de móvel.

Ideias de decoração

Tem algum corredor e quer deixá-lo mais funcional? Nichos ou prateleiras podem abrigar livros, por exemplo, ou outros objetos de decoração. Se preferir, você pode pendurar ganchos para armazenar casacos ou bolsas.

  • Mistura de estilos de decoração:

Quer inovar na decoração daquele ambiente que está sem graça? Combine estilos, tais como o rústico e moderno. Se você possui uma parede de tijolos em algum cômodo, como a sala, que tal incluir objetos com design despojado e distinto para dar destaque?

Ideias de decoração
  • Formas combinadas: a combinação de estampas e formatos também sai do óbvio e transforma o cômodo a ser decorado.

Se você tem dúvidas sobre como decorar e inovar um ambiente sem gastar muito, veja só essas dicas extras:

  • Coloque um tapete;
  • Escolha uma cortina de tom vibrante para dar estilo e mais originalidade ao espaço;
  • Plantas proporcionam bem-estar e conforto térmico, principalmente para a sala de estar;
  • Utilize quadros para oferecer elegância e personalidade ao ambiente;
  • Utilize itens recicláveis para criar objetos, tais como luminárias ou abajures;
  • Coloque adesivos de parede na cozinha, na sala e até no quarto – eles mudam a cara do cômodo e não são caros;
  • Reutilize objetos antigos;
  • Faça uma horta ou um jardim vertical (caso more em apartamento): que tal ter sempre por perto ervas aromáticas e alimentos naturais para usar em suas refeições?

Mas o que mais pode ser bem-sucedido na decoração do lar é usar sua criatividade: use-a com confiança e faça de sua casa um exemplo visual eficiente e claro de sua personalidade.

Deixe seu comentário