Início » Organizando » Liquidificador, processador ou mixer: saiba as diferenças e qual é o melhor para sua cozinha

Liquidificador, processador ou mixer: saiba as diferenças e qual é o melhor para sua cozinha

Já parou para pensar qual é o melhor para sua cozinha: liquidificador, processador ou mixer? Pois é, essa é uma dúvida muito comum, afinal eles tendem a parecer similares.

Entretanto, cada um desses eletroportáteis possuem uma função específica para sua cozinha. 

Dessa forma, é fundamental que você entenda se vale a pena ter todos ou apenas um, assim como as especificidades de cada um para decidir qual é o melhor para os objetivos de sua cozinha.

Liquidificador, processador ou mixer: funções

liquidificador, processador e mixer

Na praticidade no preparo dos alimentos em sua cozinha, o conhecimento sobre a função do liquidificador, processador e mixer é crucial.

Você precisa ler:
Como comprar liquidificador?

Em termos gerais, esse é o resumo perfeito de cada um desses eletroportáteis:

  • Liquidificador: o aparelho mistura, tritura e liquidifica os alimentos;
  • Processador: é o multiprocessador, então é um dos produtos mais completos, podendo cortar, ralar, processar, triturar, misturar e fatiar os alimentos;
  • Mixer: é bem prático por ajudar a preparar porções pequenas seguindo as mesmas funções do liquidificador.

Vantagens e desvantagens do liquidificador

liquidificador

O liquidificador é o queridinho das casas brasileiras, não é? O foco principal deste item, além do que foi citado, é deixar os alimentos mais densos. Entre as funções presentes no aparelho, uma que se destaca é a “pulsar”, que tritura os alimentos sem liquidificá-los.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Como está no mercado há tanto tempo, hoje você encontra uma variedade alta de preços e marcas que visam atender o máximo possível às necessidades dos clientes.

O liquidificador pode fazer o preparo de inúmeras receitas, como sopas, molhos, massas, sucos, vitaminas, pudins, panquecas, entre outros. Nesse caso, ele é visto como um produto indispensável para a cozinha.

A vantagem desse eletroportátil é que ele tira o ar dos alimentos, por isso consegue aumentar a densidade. 

Em termos de preço, ele pode ser vantajoso se comparado ao processador.

Já nas desvantagens, podemos citar o copo do liquidificador, pois normalmente ele é de plástico, pode quebrar com bem mais facilidade e há possibilidades de que o copo fique impregnado com odores e sabores dos alimentos.

Um material que pode resolver esse problema é o vidro – ele é fácil de limpeza, só que também pode se quebrar facilmente.

Vantagens e desvantagens do mixer

pessoa usando mixer

Se a busca é por praticidade, o mixer é sua escolha. Entretanto, tenha em mente que, embora ele realize as mesmas funções do liquidificador, as porções são menores.

Basicamente, ele é uma versão menor do liquidificador, mas consegue ser mais fácil de limpar e muito versátil, afinal é uma versão que não exige tanto espaço e combina bem com pessoas que moram sozinhas ou cozinham pouco.

Assim, você pode usar o mixer direto no copo ou na panela, ainda mais em preparações rápidas e sem muito volume. Sabe quando o molho talhou? Arrume-o com o mixer! Outra situação é quando o seu purê precisa de melhor consistência durante o cozimento: o mixer será o ideal.

De desvantagem, como você já pode imaginar, é justamente a impossibilidade de fazer grandes preparos, mas sim apenas pequenas porções por vez.

Nesse caso, também fica óbvio que esse aparelho não é recomendado para a trituração de alimentos duros – use-o apenas para alimentos pastosos, moles e líquidos.

Vantagens e desvantagens do processador

processador de alimentos

Em contrapartida, entre liquidificador, processador ou mixer, o processador é o mais completo dos três utensílios. Isso porque pode lhe ajudar nas refeições do dia a dia até para preparar algo mais elaborado.

Também chamado de multiprocessador, ele é ideal para você se quiser processar vários alimentos ao mesmo tempo, fatiar ou ralar legumes e queijos, assim como moer castanhas e legumes crus.

Essa habilidade toda vem da presença de lâminas intercambiáveis, que são usadas conforme o tipo de alimento. Inclusive, o processador pode deixar a comida mais pastosa do que líquida, pois traz um aspecto mais denso a eles.

Graças à sua potência, você encontra modelos de processadores que contam com a função liquidificador – há um copo junto ao resto dos utensílios e lâminas do kit. Por conta disso, pode ser que valha a pena você já comprar um desses, né?

Então, qual é o mais indicado?

Com a função, vantagens e desvantagens de cada um em mente, a decisão pelo melhor investimento fica mais fácil!

Os três – liquidificador, processador e mixer – complementam sua cozinha e são uma mão na roda para quem gosta de passar tempo neste cômodo. Logo, você pode acabar comprando todos, se tiver condições.

De toda forma, se a ideia é um investimento inicial, a recomendação seria o liquidificador, mas sempre pense nos preparos que você faz na cozinha para ter certeza de que ele realmente irá atender o que você precisa.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário