Modelos de cozinha: inspirações para decorar

A cozinha é um dos principais espaços da casa e merece uma decoração especial, já que é nela que se passa boa parte do tempo, seja com visitas ou preparando alimentos.

Uma cozinha é considerada o coração da casa por muitos, independente se estamos falando de uma cozinha pequena, uma cozinha moderna, uma cozinha simples, o que importa é encontrar aquele modelo para se inspirar e adequar ao ambiente que deseja, combinando com a sala de jantar caso deseje.

É justamente nessa tarefa que muitas pessoas ficam em dúvida. Afinal, como montar um espaço perfeito? Para lhe ajudar, fizemos uma lista com os principais modelos de cozinha. Veja e se inspire para decorar a sua!

Principais modelos de cozinhas grandes

1 – Cozinha americana

Cozinha americana

Trata-se da cozinha com balcão, que pode servir de apoio para o cooktop ou ainda ser utilizado como suporte na preparação de alimentos ou na hora de fazer as refeições. Esse é o modelo de cozinha mais adotado pelos brasileiros, pode variar em tons e em modelos de cozinhas planejadas.

A cozinha americana é perfeita para quem tem um pouco mais de espaço e quer investir em um projeto diferenciado e moderno, de modo a conquistar não somente os moradores, mas também as visitas. É uma das formas de cozinha mais utilizadas no Brasil.

2 – Cozinha com espaço para mesa de jantar

2 - Cozinha com espaço para mesa de jantar

Que tal aproveitar a ampla área disponível para montar outros espaços confortáveis e funcionais? A dica é instalar uma mesa de jantar no cômodo, o que é muito mais prático no momento de servir os alimentos, além de ajudar a manter a casa mais limpa e organizada.

Se investir nessa ideia, procure usar móveis que sejam do mesmo estilo decorativo ou semelhantes entre si, seja na cor ou no design. Assim, a decoração se tornará mais harmônica. Se você prefere mais espaço na sua cozinha, mesmo que seja uma pequena cozinha, essa é uma das formas mais indicadas.

3 – Cozinha com cores fortes

Cozinha com cores fortes

Um dos principais pontos positivos da cozinha grande é que nela é possível brincar mais com as cores, utilizando-as sem restrições. Mas, como fazer isso e conquistar um visual encantador?

A opção mais fácil é unir duas cores, uma neutra e outra contrastante, como o preto e amarelo, branco e vermelho, resultando em um espaço bonito e moderno, com charme de sobra, instalando seja na parede ou no modelo da cozinha americana pequena, que não é difícil de enfeitar.

Outra alternativa de cozinha é a que utiliza diferentes cores fortes, porém essa exige um cuidado especial, o de trabalhar com tonalidades semelhantes, como rosa, roxo e vinho. Desta forma, é mais fácil conseguir um resultado belo e visualmente agradável.

4 – Cozinha com bar

Cozinha com bar

Quer ter um bar em casa? Uma ótima ideia é integrá-lo à cozinha, mantendo a preparação de bebidas e alimentos em um só lugar. A casa ganha em organização e limpeza, além de ter um melhor aproveitamento do espaço.

Para investir nessa ideia é simples: use móveis que permitam expor as bebidas e copos, desde um próprio para isso ou um adaptado, como um balcão com bancos, que facilita o preparo de drinks e ainda permite que visitas acompanhem esse processo.

5 – Cozinha gourmet

Cozinha gourmet

É a versão que tem como foco quem gosta de cozinhar enquanto recebe seus convidados, afinal, a cozinha gourmet é totalmente montada para que o dono da casa possa preparar pratos e conversar com visitas ao mesmo tempo.

Cozinhas pequenas

1 – Cozinha integrada com a sala

Cozinha integrada

Trata-se de uma versão bastante utilizada em imóveis pequenos, especialmente em apartamentos. Neste caso, a cozinha não tem paredes e é integrada com a sala, o que proporciona sensação de amplitude para o ambiente, dando a impressão que ele é maior.

Para separar os ambientes, utiliza-se um balcão ou pequena mesa com bancos ou cadeiras, resultando em uma decoração moderna e cheia de charme, perfeita para espaços reduzidos.

2 – Cozinha com móveis planejados

Cozinha planejada

Os móveis planejados são as melhores escolhas para montar cozinhas pequenas, ajudando a aproveitar todos os cantos do cômodo, passando a ter mais espaço para guardar utensílios e eletrodomésticos e deixando o ambiente organizado.

Para cozinhas pequenas, procure trabalhar com móveis planejados claros e revestimentos na mesma cor, o contribuirá para dar a impressão que o espaço é maior.

3 – Cozinha com móveis modulados

3 - Cozinha com móveis modulados

Os móveis modulados são uma ótima alternativa para montar cozinhas quando o orçamento está apertado, porque eles possuem preços mais em conta, permitindo montar espaços incríveis e funcionais sem gastar muito.

Outro grande diferencial do móvel modulado é que ele possibilita a personalização do ambiente, criando uma decoração que não será encontrada em outros imóveis. Ótima pedida para quem gosta de ambientes exclusivos.

Mas, ao investir na cozinha com móveis modulados é preciso ter um cuidado especial: medir previamente todo o espaço disponível, para comprar móveis que realmente caibam na área, de modo a garantir um melhor resultado.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply