Moreia planta – Como plantar, Cultivar e Significados da flor

Moreia é  uma planta herbácea muito utilizada no paisagismo de áreas externas. Ela cresce em touceiras, o que lhe dá um aspecto selvagem, mas ao mesmo tempo, delicado por conta das pequenas flores brancas que ornamentam os grandes brotos verdes.

A moréia branca é a mais conhecida, visto que é uma flor branca lindíssima, onde suas mudas adultas servem para cultivo de decoração, seja ao lado de cactos e suculentas ou em qualquer aspecto, é uma espécie mais lindas de flores, cultivada em qualquer lugar.

Flor Moréia

Essas flores costumam ser plantadas em canteiros ornamentais que enfeitam entradas de casas e estabelecimentos. Se você quiser saber como plantar e cultivar essa espécie, acompanhe o texto a seguir.

Veja aqui se ela é uma planta de baixa manutenção, quais são suas principais características de cultivo, saiba mais sobre as espécies de plantas, sugestões e dicas, onde comprar e o que pode ser feito exatamente com uma muda de moréia.

Características da Moreia Planta

De origem sul-africana, a moreia é uma planta com boa resistência climática que possui duas variedades de cor: branca e amarela. Essa resistência se deve a sua estrutura de raiz rizomática. Os rizomas permitem que a planta crie uma reserva de nutrientes e se desenvolvam muito bem mesmo nos meses mais secos.

Sua altura vai de 40 a 80 cm e é o tipo de erva que floresce o ano todo. Para que isso aconteça, o ideal é mantê-la em um local onde o sol bata completamente, pois ela se desenvolve melhor a plena luz.

Essa flor branca possui mudas adultas únicas para uma espécie, enfeitando muito bem ao lado de cactos e suculentas em forma de mudas de flor, essa planta é resistente ao sol, sendo o cultivo de moréia simples e sem necessidade grande de manutenção ou em intervalos curtos, pois suas mudas adultas são fortes.

moreia planta branca

A folhagem da moreia planta é extremamente rústica e cresce de forma ampla, emoldurando suas flores. As folhas são eretas, finas e em formato de espada de uma coloração verde-escura. Para os conhecedores de chá, elas lembram muito as folhas do capim-cidreira.

Elas são ótimas para enfeitar o ambiente na primavera-verão, visto que a moréia branca é planta de jardim ideal, principalmente quando atingem a idade de mudas adultas, servindo como cultivo e decoração local. São ideias para mudas de canteiro, sendo uma decoração de planta ideal, que atinge uma maturidade rápido.

Como plantar Moreia

Essa é uma planta muito simples de ser cultivada, pois “pega” fácil na terra e não precisa de muitos cuidados. Na hora do plantio, certifique-se de que a terra usada é de qualidade e está bem adubada.

É uma planta de jardim ideal, sendo o cultivo e decoração ideal ideal com demais mudas de flor, visto que pode se tornar uma ótima forma de se livrar de demais pragas e doenças ao ano, não sendo necessário demais preocupações, visto que é rica em benefícios uma simples moreia muda.

Adubação

O uso de adubos naturais como esterco e cascas de ovos é muito indicado para que a sua planta cresça mais forte. Outra coisa importante é garantir que o solo ou vaso tenha uma boa drenagem para que a planta não fique com acúmulo de água. 

Não sabe qual a melhor terra para suas plantas? Então assista esse vídeo do canal “Plantando por aí” e tira as suas dúvidas.  Veja como fazer seu jardim de moreia com várias mudas de flor, investindo em decoração da planta branca de cultivo, criando grandes canteiros de moréia uma vez que não será difícil essa inserção, visto que ela é fácil de criar mudas em questão.

Como plantar moreia

Ao fazer as covas onde as mudas serão dispostas, não esqueça de dar um espaço de pelo menos 30 cm entre uma e outra. Lembre que a moreia cresce em largas touceiras, então ela precisa de espaço suficiente para se desenvolver. 

A moréia branca é uma planta de jardim que precisa de espaço, visto que são plantas em porte médio, precisando de um jardim cultivo ideal para chegar até seu tamanho máximo, não se preocupe com a falta de grandeza desta flor branca.

Após o plantio, regue a muda para que o rizoma fixe bem na terra, e pronto. Assim, você terá um jardim de moréia, com plantas não convencionais, sem plantas tóxicas.

Cuidados com a Moreia Planta

Como já dito anteriormente, para que a moreia floresça o ano inteiro o ideal é mantê-la em um lugar com bastante iluminação solar. As regas podem acontecer de 5 a 7 dias sem exageros. 

Com o passar do tempo, é normal que apareçam algumas folhas amareladas ou secas. Quando reparar uma dessas, faça a remoção sempre a partir da base para que as folhas não percam sua forma.

Cultivo da Flor Moreia

Por falar em retirar folhas, de tempos em tempos é bom fazer uma poda nas touceiras da moreia planta. Isso garante que os nutrientes sejam renovados e que a planta volte a crescer bonita. Para isso, a erva, assim como suas folhas secas, deve ser cortada inteira na base e nunca no meio. Isso garante que as folhas cresçam inteiras e não percam o formato.

A adubagem da terra pode ser renovada de ano em ano, sempre dando prioridade para os adubos orgânicos.

Após a planta bem desenvolvida, para criar novas mudas basta separar as touceiras pela raiz e efetuar um novo plantio da mesma forma que a primeira vez. 

Curiosidades sobre a planta 

Moreia também é o nome de um peixe-enguia conhecido no Brasil pelo nome indígena Caramuru. Diferentemente de sua planta xará, a moreia peixe não tem aspecto tão convidativo podendo ser até mesmo um tanto assustadora para algumas pessoas. 

E então, você já conhecia a moreia planta? O que achou? usaria essa flor rústica para enfeitas o quintal de casa? Conta pra gente nos comentários que nós queremos saber! 

É formada em Marketing pelo Centro Universitário Internacional e atriz licenciada pelo SATED/PR desde 2017. Trabalha com gestão de mídias sociais e redação criativa além de atuar em várias frentes de comunicação midiáticas.

Deixe seu comentário