Início » Jardinagem » 7 Plantas Perfeitas para Varandas Ensolaradas; Espécies que Prosperam ao Sol Forte

7 Plantas Perfeitas para Varandas Ensolaradas; Espécies que Prosperam ao Sol Forte

Se a sua varanda é privilegiada com bastante sol ao longo do dia, mas você não sabe quais tipo de plantas podem prosperar nessas condições, essa matéria foi preparada pensando em você.

A verdade é que muitas plantas crescem e se tornam muito mais bonitas sob sol, portanto, você pode sim ter um espaço ver (ou colorido) mesmo que a sua varanda não tenha muita sombra!

Aqui estão sete espécies que não só sobrevivem, mas prosperam sob o sol forte.

Suculenta Echeveria

Plantas varanda com sol

A Echeveria é ideal para varandas ensolaradas e é o tipo de suculenta que fica linda após bem desenvolvida.

Cultive-a em solo bem drenado e regue moderadamente para evitar o apodrecimento das raízes. Como dito, essa espécie prospera com muita luz, mas é interessante proteja-las de sol direto nas horas mais quentes.

Para estimular o crescimento, adube com fertilizante balanceado na primavera e se notar folhas murchas, é sinal de que você não está regando o insuficiente. Durante o inverno, reduza a rega, pois elas entram em dormência.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Lavanda

A lavanda ama o sol pleno e requer solo bem drenado, portanto,  evite a rega excessiva para prevenir doenças causadas por fungos.

Depois da floração, o ideal é podar a planta, pois isso estimula novo crescimento e mantém a planta saudável.

Uma vantagem de se ter a lavanda na varanda é ela repele insetos naturalmente, o que a tornando-a uma ótima companheira para outras plantas.

Durante o inverno, não esqueça de protege-la de geadas intensas cobrindo-a com tecido.

Gerânio

Gerânios prosperam com pelo menos seis horas de sol direto diariamente, ou seja, é uma planta que vai se tornar a melhor amiga da sua varanda com muito sol.

Use solo leve e mantenha uma rega consistente, mas evite molhar as folhas. Além disso, não esqueça de remover as flores murchas para promover uma floração contínua.

Gerânios são versáteis e podem ser cultivados em vasos ou cestas suspensas e durante o inverno, eles podem ser levados para dentro de casa para continuar florescendo.

Alecrim

O alecrim prefere sol pleno e solo bem drenado, e além de perfumar sua varanda, é um ótimo tempero para os seus preparos da cozinha.

Regue o alecrim somente quando o solo estiver seco ao toque, pois ele é resistente à seca e requer pouco cuidado, sendo perfeito para varandas ensolaradas.

O alecrim pode ser podado para manter sua forma e promover um crescimento mais denso.

Hibisco

O hibisco requer solo úmido e bem drenado, e adubações regulares durante a temporada de crescimento, além disso, é uma planta que aprecia sol pleno, mas em regiões muito quentes, uma sombra parcial à tarde pode ser muito bem-vinda.

Para manter suas belas flores vermelhas sempre vibrantes, adube sua planta com um fertilizante rico em potássio, e se por acaso as folhas amarelarem, isso pode indicar excesso de água ou necessidade de nutrientes.

Agave

A Agave é uma planta robusta que adora sol pleno e vai ser uma adição incrível para a sua varanda ensolarada. Sua estrutura “diferentona” com pontas agudas oferecem um visual dramático para qualquer ambiente.

A agave é do tipo que necessita de pouca água e deve ser plantada em solo bem drenado. Seu crescimento é um pouco lento, mas o resultado quando está bem desenvolvida, compensa a espera.

Bougainvillea

A Bougainvillea, com suas flores vibrantes, é perfeita para varandas ensolaradas. Ela floresce melhor sob sol pleno e precisa de solo bem drenado.

Para cultivá-la e tê-la linda na sua casa, busque regar de forma moderada, pois a Bougainvillea prefere um solo um pouco mais seco. Durante o período de crescimento, adube regularmente para estimular a floração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

É formada em Marketing pelo Centro Universitário Internacional e atriz licenciada pelo SATED/PR desde 2017. Trabalha com gestão de mídias sociais e redação criativa além de atuar em várias frentes de comunicação midiáticas.

Deixe seu comentário