Início » Plantando » 10 plantas para quintal com sol: conheça essas espécies MAGNÍFICAS que você PRECISA ter em seu jardim

10 plantas para quintal com sol: conheça essas espécies MAGNÍFICAS que você PRECISA ter em seu jardim

Conheça, aqui, dez espécies de plantas para quintal com sol e tenha um jardim incrível em casa!

Existem plantas para quintal com sol incríveis para deixar esse espaço ainda mais bonito e agradável. São espécies que sobrevivem facilmente ao calor, podendo receber luz solar por mais tempo sem apresentar danos.

Aqui, você conhece 10 plantas para quintal com sol. Confira nossa lista e escolha as suas preferidas para montar um jardim incrível, que ficará bonito por muito mais tempo!

1. Buxinho

10 plantas para quintal com sol: conheça essas espécies MAGNÍFICAS que você PRECISA ter em seu jardim

Trata-se de um arbusto de crescimento lento, com excelente potencial para prática de podas, conseguindo deixá-lo em formatos ornamentais. O buxinho é muito utilizado na entrada de imóveis, bem como em projetos de paisagismo.

Veja também:
Plantas para varanda!

A planta pode atingir até cinco metros de altura, mas devido a constantes podas é mantida em tamanhos menores. Além disso, pode ser cultivado em vasos por longos períodos, sem precisar de transplante para o solo do quintal.

2. Agave

planta agave

A agave é uma planta que tem folhas compridas com pequenos espinhos ao seu redor. Elas possuem formato de lança, com pontas afiadas. Essa espécie pode chegar a dois metros de altura, dependendo do espaço de cultivo.

Como possui pontas perfurantes, indica-se seu plantio em casas que não tenham animais de estimação, muito menos crianças. Se mesmo assim quiser ter a planta, bloqueie o acesso a ela, montando uma cerca ao redor do jardim.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

3. Árvore do viajante

árvore do viajante

Trata-se de uma espécie muito utilizada em projetos paisagísticos. O motivo disso é simples: é uma planta ornamental, com folhas firmes que se dispõem em formato de leque.

A árvore do viajante é muito resistente ao sol, mas é adaptável e consegue suportar variações de temperatura. Curiosamente, seu nome é uma referência à água retirada do interior da bainha das folhas para consumo. Isso era muito feito por viajantes, para hidratação.

4. Espada-de-São-Jorge

espada-de-São-Jorge em canteiro

A espada-de-São-Jorge é uma das plantas mais versáteis para se ter no quintal e jardim, conseguindo suportar bem o calor e a incidência direta de raios solares.

Ela cresce verticalmente, atingindo uma altura que varia de 70 a 90 centímetros. Suas folhas são grossas e resistentes a danos, pois acumulam uma quantidade maior de água em seus tecidos.

O único cuidado que se deve ter é que essa espécie é considerada invasora. Na prática, isso significa que ultrapassa os limites de canteiros. Para controlar sua propagação, faça arranques manuais anuais.

5. Cica

planta cica

Trata-se de uma espécie de arbusto de crescimento lento, mas a planta pode chegar a uma altura que varia de dois a três metros. Possui coroa com folhas que são sutilmente recurvadas.

É uma planta que ocupa um espaço grande, principalmente quando cultivada diretamente no solo. No entanto, é possível controlar seu tamanho ao realizar o cultivo em vasos.

6. Cacto

cactos na área externa

O cacto é uma planta originária de áreas áridas, o que já indica sua capacidade de adaptação a quintais com muito sol. Há diversos tipos de cactos, inclusive versões com tamanhos grandes.

A planta conta com o diferencial de não precisar de regas frequentes, pois tem uma maior capacidade de armazenamento de água.

7. Hera

A hera pode ser utilizada como planta trepadeira, ajudando a cobrir e enfeitar estruturas como muros e pergolados. Também é uma alternativa de planta pendente e de forração, ajudando a criar painéis verdes bonitos.

8. Murta

murta em quintal

A murta é um arbusto usado em projetos ornamentais e de paisagismo. Ela possui folhas verdes brilhantes e na primavera floresce, dando flores brancas perfumadas e delicadas.

Também é muito utilizada para podas ornamentais, inclusive para montagem de cerca viva. Suporta a exposição ao sol ao longo do dia, mas também tem capacidade de adaptação, sobrevivendo em ambientes de temperatura amena.

9. Rosa do deserto

rosa-do-deserto toda florida

Trata-se de uma planta que se adapta ao clima seco, conseguindo sobreviver bem em lugares com bastante sol. Ela dá flores de cor intensa e possui caule lenhoso. Como é originária de áreas desérticas, consegue sobreviver a períodos de seca.

10. Babosa

babosa em quintal

Planta que também é conhecida como aloe vera, a babosa é uma espécie de suculenta que se caracteriza por ter caule curto, com folhas em formato de lança e espinhos nas bordas.

A babosa pode dar flores vermelhas, amarelas ou brancas. Além disso, é uma espécie de pequeno porte, tendo entre 60 e 90 centímetros. Ela embeleza o jardim, mas também possui propriedades medicinais, especificamente cicatrizantes.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário