Início » Organizando » 7 dicas para organizar bancada de cozinha: confira ideias práticas para deixar o espaço bem arrumado

7 dicas para organizar bancada de cozinha: confira ideias práticas para deixar o espaço bem arrumado

Veja dicas especiais para organizar bancada de cozinha e tenha um espaço muito mais prático e funcional para uso no dia a dia

Organizar bancada de cozinha faz toda a diferença no seu dia a dia, tornando esse espaço mais prático. Ao utilizar a área, conseguirá encontrar tudo o que precisa com mais facilidade, descomplicando o preparo de alimentos.

Mas não é só isso: a organização contribui para que se tenha um espaço mais agradável e bonito. Confira, aqui, sete dicas que vão te ajudar a organizar bancada de cozinha com mais facilidade!

1. Faça uma limpa em itens da bancada de cozinha

7 dicas para organizar bancada de cozinha: confira ideias práticas para deixar o espaço bem arrumado

É comum colocar um monte de itens na bancada de cozinha e eles ficarem esquecidos nesse espaço, sem serem utilizados. O ideal é tirá-los do lugar, o que aumentará a área de uso e de organização.

Veja ainda:
Tipos de bancada de cozinha na decoração

A dica é que separe os itens por categorias, como temperos, panelas, potes, entre outras. Todos os produtos que estão vencidos e utensílios em péssimo estado devem ser jogados no lixo.

Se houver algum utensílio doméstico que está em bom estado, mas não é mais utilizado, a dica é que doe o item ou venda. Desse modo, liberará mais espaço na bancada.

O que não for utilizado com frequência deve ser colocado em armários ou na despensa. Deixe na bancada somente o que utiliza diariamente, para agilizar o preparo de alimentos.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

2. Guarde as louças

caixotes na organização da cozinha

Tem o costume de deixar louças limpas sobre a bancada? Então, saiba que esse é um problema comum que faz com que a cozinha fique bagunçada. Se as louças não serão usadas, guarde todas no armário.

Mas tenha o cuidado de não fazer isso de qualquer jeito. Guarde tudo de forma organizada, colocando cada um dos itens em seu lugar. Assim, conseguirá encontrá-los com maior facilidade sempre que precisar.

3. Empilhe ou pendure panelas

organizador para panelas e tampas

Se você gosta de deixar na bancada de cozinha as panelas que usa diariamente, saiba que o ideal é empilhá-las, para evitar que ocupem todo o espaço da área.

Caso queira uma alternativa ao empilhamento, há uma: é só instalar suportes na parede ou teto próximo da bancada. Então, use-os para pendurar as panelas. Desse modo, conseguirá liberar espaço na área para uso.

4. Use porta talheres ou suportes

porta talheres na bancada da cozinha

Prefere deixar talheres na bancada, para acessá-los rapidamente durante o preparo de alimentos? Neste caso, o ideal é que os mantenha em um porta talheres.

Existem modelos incríveis confeccionados com metal, madeira, cerâmica, entre outros materiais. Além de serem funcionais, essas peças também ajudam a complementar a decoração da cozinha.

Há, ainda, a possibilidade de instalar suportes em paredes para pendurar esses utensílios. Um ótimo exemplo é a barra magnética, que é utilizada para prender e manter facas e tesouras.

5. Aposte em bandejas

bandeja na bancada da cozinha

As bandejas são aliadas na hora de organizar bancada de cozinha. Nelas, dá para colocar pequenos itens como garrafas de azeite e potes de temperos, mantendo-os em apenas um canto.

Além de contribuir para a organização do espaço, as bandejas também são perfeitas para complementar a decoração da cozinha com muito mais estilo. Aposte em modelos em acrílico, vidro, madeira ou metal.

6. Instale prateleiras na parede

prateleiras sobre bancada na cozinha

Sua bancada é pequena e não oferece espaço para organizar os itens da melhor forma? Então, uma solução para este problema é instalar prateleiras na parede em que a bancada está.

As prateleiras possuem diversas vantagens, com destaque para a versatilidade do móvel, bem como para o seu preço mais acessível. Portanto, dá para usá-la na organização sem estourar seu orçamento.

Nesses móveis, você pode colocar canecas, caixas organizadoras, potes de temperos, panelas, assadeiras, entre outros itens. Além disso, pode utilizá-los como apoio de vasos com plantas e ervas, complementando a decoração.

Para escolher as prateleiras perfeitas, tenha em mente o restante da decoração da cozinha, coordenando cor e design. Também é importante ter um cuidado especial com a instalação, para evitar furar canos.

7. Utilize organizadores

organizador de bancada de cozinha

Existem diversos organizadores para cozinha, como os de temperos, talheres, prateleiras, entre outros. A maioria pode ser utilizada na bancada, seja para colocar utensílios ou temperos.

A dica é que escolha modelos verticais, pois permitem aproveitar esse espaço, tendo uma área maior para organização. Dê preferência para os que possuem material resistente, para que durem por mais tempo e valham a pena o investimento.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 23

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário