Início » Decoração » Papel de parede líquido? Você PRECISA apostar nessa versão para sua decoração

Papel de parede líquido? Você PRECISA apostar nessa versão para sua decoração

Conheça o papel de parede líquido, uma alternativa de revestimento sustentável para sua casa, e saiba como usá-lo

O papel de parede líquido é uma solução perfeita se você está em busca de renovar a decoração da sua casa de forma simples, sem ter muito trabalho.

Ainda não conhece essa alternativa? Sem problema! A seguir, você descobre o que é o papel de parede líquido, bem como confere dicas para utilizá-lo. Vamos nessa?

O que é o papel de parede líquido?

Papel de parede líquido? Você PRECISA apostar nessa versão para sua decoração

Trata-se de um revestimento de parede composto por gesso, fibras de celulose, seda ou algodão. Embora tenha esse nome, o material não tem nada de papel!

É um revestimento versátil, que pode ser aplicado em qualquer cômodo da casa, embora seja mais comum em salas, quartos e no home office, pois são áreas secas.

Para aplicá-lo é preciso misturar o produto com água. É justamente daí que vem o nome do revestimento, pois ele é líquido, diferentemente do papel de parede tradicional.

A aplicação em si lembra muito a de uma argamassa na parede, o que indica que se trata de um processo simples, conseguindo realizá-lo por conta própria.

Quais são os diferenciais do papel de parede líquido?

sala de jantar com papel de parede líquido cor-de-rosa

Um dos grandes diferenciais do papel de parede líquido é que se trata de um material 100% natural e ecológico. Ele não gera resíduos, pelo contrário, eles são reaproveitados para fabricação do revestimento. Por isso, também é chamado de ecopaper e é uma alternativa perfeita para decorações sustentáveis.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Além disso, o revestimento conta com a vantagem de ser um material antialérgico, portanto, não causa irritações e problemas respiratórios em pessoas com maior sensibilidade.

Outros benefícios é que o material é antimofo, não possui cheiro forte como algumas tintas e ainda funciona como um bom isolante térmico e acústico, garantindo um ambiente interno mais agradável.

Quando usar o papel de parede líquido?

sala de estar com papel de parede líquido preto

O revestimento é a melhor alternativa sempre que quiser repaginar a parede e decoração de seu lar sem ter muito trabalho ou gastos elevados.

No entanto, não é só isso! O papel de parede líquido ajuda a esconder imperfeições da superfície sem precisar aplicar uma argamassa antes, como se faz no caso de pinturas.

Para isso, basta preparar o revestimento conforme as indicações do fabricante e aplicar na parede, dando uma atenção especial para rachaduras e trincas, de modo a mantê-las cobertas.

Veja ainda:
Texturas para paredes para se apaixonar!

Como aplicar o papel de parede líquido?

sala de jantar com papel de parede líquido preto

A aplicação do papel de parede líquido envolve diversos passos, porém simples de serem realizados. Veja, a seguir, quais são e entenda detalhes sobre esse processo:

Prepare a parede

A parede que deve ser limpa, seca e não ter grandes imperfeições. Por exemplo, se ela tiver uma rachadura muito extensa, talvez tenha dificuldade em cobri-la. O revestimento cobre e esconde somente pequenas imperfeições.

Proteja áreas próximas

Seu próximo passo é proteger áreas próximas. Para isso, use uma fita crepe, limitando a área e evitando o contato com o excesso do revestimento. Assim, garantirá um melhor resultado. Coloque a fita crepe em rodapés e cantos de paredes.

Prepare o revestimento

Depois das etapas iniciais, prepare o revestimento, o que deve ser feito conforme as instruções do fabricante. Normalmente, mistura-se a massa do revestimento com água, seguindo as proporções indicadas na embalagem. Então, a massa deve descansar por alguns minutos e depois deve ser aplicada.

Aplique a massa

Faça a aplicação iniciando com uma desempenadeira ou rolo de pintura. A primeira camada deve ser uniforme e depois você deve fazer movimentos cruzados, para nivelar a superfície. Então, aguarde que o revestimento seque por quatro horas.

Passado esse período, aplique uma segunda camada do produto, seguindo as mesmas indicações. Aguarde o período de secagem e pronto! Se achar que a área precisa de um acabamento melhor, aplique uma terceira camada.

Como escolher o papel de parede líquido perfeito

papel de parede líquido em paredes

Não há segredos para escolher! A melhor alternativa é aquela que combina com o estilo de decoração do cômodo. Se estiver em dúvida de qual utilizar, opte por uma versão lisa em cor neutra.

Você pode fazer diferentes combinações, usando mais de um tipo de papel de parede líquido, trabalhando com diferentes acabamentos para ter um resultado supercriativo.

Um detalhe interessante sobre esse material é que também dá para utilizá-lo em móveis, como estantes, prateleiras e nichos, conseguindo repaginar essas peças com facilidade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora formada em letras, com experiência em inbound marketing e SEO. Provavelmente a pessoa mais organizada que você conhecerá. Apaixonada por boas histórias, séries e comidinhas.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.