Início » Organizando » 6 tipos de forro para sua casa: conheça as vantagens e desvantagens de cada um antes de escolher

6 tipos de forro para sua casa: conheça as vantagens e desvantagens de cada um antes de escolher

Entre os vários de tipos de forro, há sempre dúvidas sobre qual escolher o melhor para sua casa, afinal essa é uma missão que deve ser levada a sério, pois isso impacta seriamente o resultado do seu projeto.

Dessa maneira, é fundamental entender quais os tipos de forro para teto que existem no mercado e saber qual é o melhor para seu imóvel – e acredite: não é só pelo visual! Lembre-se de analisar a durabilidade do material, a instalação, sustentabilidade e o valor que você tem condições de investir.

Continue lendo para conhecer as características, vantagens e desvantagens de cada forro para deixar a sua casa do jeito que tanto deseja.

Forro de PVC

forro de pvc

Por seu valor ser mais em conta, assim como a alta durabilidade e facilidade de instalação, esse é um dos tipos de forro mais utilizados.

Você vai se interessar por essa leitura:
Como escolher cor do rejunte?

O forro de PVC não exige acabamentos, nem pintura ou verniz. Como é um material de plástico, ele já vem pronto para aplicação – e ele pode durar até 40 anos!

Mesmo sem uma estética muito favorável, esse forro é leve e acessível, sendo montados sobre estruturas metálicas ou de madeira. Seu uso pode ser tanto para áreas internas quanto externas, pois é resistente à água.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Além disso, o forro de PVC é prático na hora da limpeza.

De desvantagens, vale mencionar que ele não funciona como isolante térmico e acústico e tem baixa resistência a temperaturas altas.

Forro de gesso

forro de gesso

O forro de gesso também é muito popular, especialmente em projetos com rebaixamento, que deixam o ambiente estiloso e valorizado, ainda mais quando se adota uma boa iluminação.

Para deixar o cômodo mais bonito, é possível apostar em vários desenhos e designs diferenciados no forro de gesso, podendo assim esconder vigas e dutos de fiação, além de garantir conforto acústico e térmico.

Existem dois tipos de gesso para forro: o tradicional e o drywall (gesso acartonado). 

O tradicional é o não modulado, ou seja, são pequenas placas alinhadas lado a lado presas por uma estrutura de arames, o que aparenta ser uma peça única. Esse tipo possui um bom custo-benefício.

Já o drywall é composto por peças fixadas em uma estrutura de metal. Ele é prático na instalação, não suja muito e tem um acabamento excelente.

Forro de madeira

forro de madeira

Esse tipo de revestimento exige um investimento mais alto do que os outros tipos de forro, ok? Porém, o forro de madeira é extremamente charmoso e valoriza a estética de qualquer projeto, sem contar no conforto e aconchego na decoração.

O modelo mais conhecido do forro de madeira é o lambri, que são lâminas pregadas lado a lado.

A durabilidade é alta e é um tipo de forro sustentável com rápida instalação. Inclusive, oferece isolamento térmico e acústico.

No entanto, ele tem baixa resistência a umidade e calor. É necessário mencionar que também exige manutenção periódica para evitar que haja infestação de possíveis pragas.

Forro de cimento aparente

forro de cimento aparente

O cimento aparente tem uma proposta única: aproveitar a estrutura da laje. 

Esse tipo de forro está se tornando popular, pois fornece uma decoração moderna e sofisticada, principalmente para quem gosta de decoração industrial. ainda mais na sala.

O forro de cimento aparente é acessível, de fácil e rápida instalação e também se destaca por ser um material impermeável.

Outra vantagem é que ele dispensa pinturas ou qualquer outro material.

Em contrapartida, ele tem alta capacidade em absorver luz, então tome cuidado, pois esse tipo de forro pode deixar o ambiente mais escuro, o que sugere um maior uso de iluminação artificial.

Fibra mineral

forro mineral

Chamado também de forro modular, você encontra o forro de fibra mineral com mais facilidade em ambientes corporativos, pois ele é de baixo custo.

Na realidade, o forro modular não é um tipo específico de forro, mas sim todo forro que é vendido em placas, que são instaladas em uma estrutura metálica e permanecem suspensas por arames.

Há facilidade na manutenção de rotina e também há menos quebra-quebra quando se precisa de conserto.

Outras vantagens são a resistência mecânica, a durabilidade e variedade em acabamento. 

De desvantagens, podemos citar que esse tipo de forro tem uma limpeza um pouco mais chatinha e há baixa resistência contra umidade, então você poderá ver manchas surgindo com o tempo.

Forro de bambu

forro de bambu

Quer apostar em uma tendência sustentável, mas não quer a madeira? O forro de bambu é a melhor alternativa para você!

Esse tipo de forro favorece a beleza e conforto do ambiente, sem contar que é mais econômico que a madeira.

Sua instalação é simples, prática e rápida, não necessitando de pintura! Há também isolamento térmico e acústico.

Por outro lado, o bambu pode sofrer desgaste natural com o passar do tempo, então procure renovar seu acabamento. Procure fazer uma manutenção constante para evitar que ocorra a proliferação de colônias de bactérias e fungos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário