Início » Organizando » Pia de Cozinha: Os detalhes para você escolher a pia IDEAL (tipos, bancada, pedras e cubas)

Pia de Cozinha: Os detalhes para você escolher a pia IDEAL (tipos, bancada, pedras e cubas)

A pia de cozinha é o elemento principal desse ambiente, afinal ele serve não apenas para lavar e secar as roupas, mas também para organizar o preparo das refeições, além de ser o espaço para itens decorativos e utensílios para o dia a dia.

Assim, é fundamental saber escolher a pia ideal para sua casa – tanto para oferecer praticidade quanto para combinar perfeitamente com o restante dos elementos da cozinha.

Por isso, hoje você vai entender como decidir pela melhor pia de cozinha levando em consideração alguns pontos, ok?

ESTES detalhes tornam sua Pia de cozinha completa

pia com bancada de madeira

Para ter a pia mais certa para sua cozinha, você deve analisar alguns detalhes que fazem toda a diferença.

Não deixe de ler:
Dicas para economizar na reforma da cozinha

Saiba quais são:

Medindo as dimensões

Primeiramente, é essencial que você saiba as dimensões exatas do espaço onde a pia será instalada, ok?

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Dessa forma, você terá mais consciência sobre como irá distribuir os móveis, os eletrodomésticos e armários.

Quais são suas necessidades?

Analise o real uso que você faz de sua cozinha e, claro, como você usará a pia que deseja comprar.

Se pergunte: como são feitas as refeições? São muitas pessoas? Que utensílios você quer deixar sobre a pia? Há intenção de fazer alimentos em grande escala (se quiser vender)?

Tais informações são cruciais para definir a dimensão e até o material da pia.

Tamanho

O tamanho da bancada, quantidade e dimensões das cubas também devem ser levados em conta na hora de escolher a pia de cozinha.

Sobre a altura da pia, normalmente ela varia de 78 a 110 centímetros, dependendo da estatura de quem a utilizar. No comprimento, em geral você encontra pias de até 3 metros. Em largura, a medida mínima mais recomendável é de 60 centímetros.

Entenda que quanto maior, mais o seu ambiente ficará funcional.

Porém, tenha sempre em mente as medidas do espaço que você possui – a pia de cozinha não pode “competir” com outros itens e eletrodomésticos, está bem?

Material

Talvez seja o critério mais importante ao escolher a pia de cozinha, já que isso impacta diretamente na estética, resistência e funcionalidade da peça.

Entre as opções, as mais comuns são o granito, aço inoxidável, mármore e madeira.

Pia de cozinha Inox: ESSES detalhes são fundamentais saber antes de comprar

pia de aço inoxidável

A pia de cozinha inox é uma opção que se destaca pelo custo-benefício e facilidade na limpeza.

Isso porque o material não tem uma estrutura porosa, o que garante que você não precisará se estressar com sujeiras e manchas impregnadas – a limpeza será muito prática e simples.

Inclusive, o material é resistente a choques térmicos e corrosão. 

Na decoração, o aço inox combina com vários estilos. O único ponto negativo é que você não encontra muitas chances de configuração, como o caso de comprimento, tamanho da cuba e outros detalhes.

Opções de pia de cozinha simples e barata: como elas são?

pia de cozinha com revestimento preto

Na realidade, a opção de pia de cozinha mais barata é a de granito. Esse tipo de pedra é resistente às rachaduras, altas temperaturas e manchas, além de que seu aspecto natural fica preservado por um longo período de tempo.

A vantagem também do uso do granito é que ele não acumula resíduos com facilidade.

Você pode encontrar vários tipos de granito, que se diferenciam pela cor e acabamento.

A recomendação é que para manter a beleza do material, você deve saber como limpar: simplesmente apostando em água e detergente neutro – produtos abrasivos estão proibidos, ok?

Aliás, outra dica é que você faça a impermeabilização da peça de tempos em tempos.

Quais são as pedras usadas na bancada da pia? Granito ou Mármore?

pia de cozinha de mármore

Nem todas as pedras disponíveis no mercado são adequadas para a bancada da pia! E, antes de mais nada, procure avaliar a resistência, porosidade e preço para tomar a melhor decisão para a sua cozinha.

Mármore

Além do granito, que já citamos aqui, o mármore é uma das pedras mais populares na cozinha.

O mármore é mais nobre que o granito, sendo também uma pedra natural. Seu visual se destaca por ser mais homogêneo, então traz mais harmonia na hora de compor a decoração com os móveis.

Porém, ele não é recomendável para a bancada da pia de cozinha, pois é uma pedra bastante permeável e que risca com facilidade. Para as superfícies de outros móveis na cozinha, ele é perfeito.

Porcelanato

O porcelanato é durável e resistente – mas nem tanto contra impactos, então procure ter mais cuidado na hora do preparo de alimentos.

Esse material é versátil, de baixa porosidade e fácil manutenção.

O único ponto negativo é que sua instalação não pode ser feita diretamente sobre o móvel: será necessária uma estrutura metálica específica para fixar a pedra.

Silestone

Tem também como nome “mármore composto”, pois sua composição tem quartzo com adição de resina de poliéster. 

O silestone é uma pedra tecnológica, cuja aparência é lisa e pode ser encontrada em diversas cores (embora a tradicional delas seja a branca).

Superior ao granito e ao mármore em termos de resistência a riscos e manchas, o silestone só precisa de atenção com objetos quentes por conta da resina.

Qual é o padrão de pia de cozinha? É obrigado seguir o padrão?

pia de cozinha

As medidas padrão para a pia de cozinha já foram comentadas anteriormente, mas vamos de novo deixar claro como isso funciona.

Mesmo que a altura da pia possa variar de 78 a 110 centímetros, especialistas afirmam que a altura ideal é de 90 centímetros – baseando-se na altura média dos brasileiros, em especial das mulheres (população que mais usa a pia) e a frequência de uso.

É obrigatório esse padrão? Não!

Você pode instalar a pia de cozinha em 80 centímetros ou menos, principalmente se há pessoas com alguma necessidade específica, como estatura muito baixa ou quando há crianças.

Quer colocar a pia de cozinha com um metro de altura? É possível também, ainda mais se a intenção é ter mais espaço para armários embaixo da pia.

Por fim, mais de um metro já é aposta apenas para casos especiais – quando há pessoas com necessidades específicas, por exemplo –, pois essa instalação pode desvalorizar o móvel.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário