Início » Organizando » 6 benefícios do pólen das flores: saiba o que esses pequenos grãozinhos promovem para sua saúde

6 benefícios do pólen das flores: saiba o que esses pequenos grãozinhos promovem para sua saúde

O pólen é uma mistura de pólen de flores, néctar, enzimas, mel, cera e secreções de abelhas. 

Esses insetos coletam o pólen das plantas e o transportam para a colmeia, onde é armazenado e usado como alimento para a colônia. Claro, não confunda-o com outros produtos apícolas (como o mel, favo de mel, etc.).

A ideia desse texto é mostrar o quanto o pólen pode vir a ser benéfico para a nossa saúde, por isso recentemente muitas pessoas estão se interessando por ele. Entenda mais abaixo.

Composição do pólen

abelha em flor

Antes de mais nada, é curioso saber que o pólen é o elemento masculino de reprodução das plantas – são pequenos grãozinhos que são produzidos pelas flores das angiospermas, grupo de plantas com maior presença no planeta (são mais de 300 mil espécies conhecidas).

Sobre as plantas, veja esse post:
Plantas para janelas ensolaradas!

Como você deve saber, a cor original do pólen é amarelada. Cada grão possui inúmeros componentes. Conheça-os:

  • Aminoácidos, como ácido glutâmico, glicina, arginina, alanina, leucina, triptofano, cistina, entre outros, e que estão em quantidades maiores do que as que encontramos em alguns alimentos de nosso dia a dia, como é o caso de ovos, leite e derivados e a própria carne;
  • Enzimas;
  • Hormônios;
  • Glicídios;
  • Vitaminas, como a C, D, E, P e H, assim como as do complexo B (excetuando-se a B12) e a provitamina A;
  • Lactose;
  • Amido;
  • Frutose;
  • Sais minerais, como potássio, ferro, manganês, silício, enxofre, fósforo, cálcio, etc.

Além de tudo isso, há ainda substâncias com efeito antibiótico no pólen. Surpreendente, não é?

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Logo, imaginamos a quantidade de benefícios que essa coisinha tão pequena pode proporcionar ao nosso organismo – nos últimos anos, vários cientistas publicaram estudos sobre esses supostos benefícios. 

Benefícios do pólen das flores

mão segurando punhado de pólen

Há ainda muito a ser estudado sobre o pólen para a saúde do ser humano, mas é possível identificar certos pontos muito interessantes: ele pode ser um complemento da alimentação, contribuindo para o crescimento, bem como para fortificar o organismo de modo geral.

Inclusive, estudos mostram que ele pode regular o sistema nervoso e as funções intestinais.

Confira abaixo a lista de benefícios do pólen das flores e surpreenda-se:

Alivia a inflamação

O pólen pode funcionar de forma parecida aos medicamentos anti-inflamatórios.

O motivo é simples: o pólen possui muitos aminoácidos e outros nutrientes que auxiliam na proteção da pele e na regeneração das células. Por isso, é capaz de ajudar no tratamento de irritações, como eczemas e psoríase.

Para problemas da próstata, o pólen também é positivo, pois é rico em hormônios vegetais e enzimas, que facilitam a regulação das glândulas endócrinas.

Ajuda na queima de calorias

O pólen pode auxiliar na redução e no controle de peso, pois ele atua na correção de eventuais desequilíbrios na química metabólica – o que costuma ser um motivo do aumento de peso nas pessoas.

Além disso, há ainda estímulo no metabolismo e na queima calórica.

Vale mencionar que o pólen possui fenilalanina natural, que funciona como um supressor de apetite, controlando assim a fome e a saciedade.

Favorece a massa muscular

Seguindo a ideia de uma vida mais saudável, o pólen consegue auxiliar e fornecer energia durante as atividades físicas, garantindo assim mais resistência durante o período que você está treinando.

Os aminoácidos presentes no pólen, aliás, colaboram na recomposição muscular pós-treino.

pólen de flores

Funciona como antioxidante

De acordo com pesquisas, o pólen possui propriedades antioxidantes muito altas, parecidas com as presentes nos alimentos fermentados.

Assim, o pólen protege seu organismo contra radicais livres e doenças crônicas, como câncer e diabetes. Ademais, ele pode eliminar bactérias nocivas, combater infecções e resistir ao crescimento e disseminação do tumor.

Reduz os fatores de risco para doenças cardíacas

Níveis elevados de lipídios e colesterol no sangue estão associados a um risco maior de doenças cardiovasculares.

Com o pólen, há redução desses fatores de risco, especialmente tratando-se do colesterol LDL, o chamado colesterol ruim.

Em pessoas com miopia, por conta do estreitamento dos vasos sanguíneos nos olhos, com essa redução dos níveis de colesterol, a tendência é ocorrer uma melhora na visão.

Outro benefício é que os antioxidantes presentes no pólen podem proteger os lipídios da oxidação. À medida que eles se oxidam, os lipídios podem se aglomerar, restringindo a circulação nos vasos sanguíneos e aumentando o risco de doenças cardiovasculares.

Melhora a função hepática

Entre os vários benefícios do pólen, precisamos destacar como ele pode proteger seu fígado de substâncias nocivas.

Estudos em animais mostraram que o pólen pode aumentar a desintoxicação do fígado, órgão que é justamente responsável pela eliminação de toxinas do sangue.

Para esse órgão, o pólen também ajuda no processo de cicatrização em casos de danos causados por certas toxinas, promovendo a recuperação de suas células.

Cuidado sobre o uso do pólen

colher com pólen

É crucial que o pólen seja cuidadosamente utilizado, pois existem pessoas alérgicas a ele e as reações adversas são graves, como edema de glote, falta de ar e urticária.

Mulheres gravidas estão contraindicadas de usar o pólen porque há suspeita de que ele estimule o útero e afete a normalidade da gravidez, podendo até incitar um aborto em casos mais extremos.

Procure conversar com um médico antes de iniciar a utilização desse produto natural.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

    Deixe seu comentário