Início » Jardinagem » Plantas para janelas ensolaradas: conheça ESSAS 7 melhores espécies e escolha sua favorita

Plantas para janelas ensolaradas: conheça ESSAS 7 melhores espécies e escolha sua favorita

Conheça sete tipos de plantas para janelas ensolaradas e aproveite para inseri-las na decoração de sua casa!

Há plantas que são perfeitas para janelas ensolaradas! São espécies que gostam de luz solar e precisam dela para crescer de forma saudável, ajudando a colorir e dar mais vida para a decoração de seu lar.

Ainda não conhece quais são as principais plantas para janelas ensolaradas? Sem problemas! A seguir, você confere as sete melhores espécies para se ter em casa. Escolha a sua preferida e coloque na decoração de seu lar!

1. Cróton

Plantas para janelas ensolaradas: conheça ESSAS 7 melhores espécies e escolha sua favorita

Trata-se de uma planta que tem folhas de médias a grandes, com tonalidades que variam entre o verde, o vermelho e o amarelo. É uma alternativa para quem busca uma planta colorida e vibrante para sua sala!

Como sempre estamos falando de plantas aqui, veja esse post:
Sinais de que já é hora de trocar sua plantinha de vaso!

A planta cróton exige cuidados simples, sem demandar regas frequentes. Recomenda-se que coloque água somente quando identificar que o solo está seco. Além disso, cultive essa espécie em ambientes com temperatura amena ou alta, pois não tolera áreas frias.

2. Papiro do Egito

papiro do Egito em vaso

Curiosamente, trata-se da mesma planta que os egípcios utilizavam na fabricação de papel, bem como na construção de barcos. É uma espécie perfeita para cultivo em casa, desde que num local ensolarado como próximo da janela ou varanda.

Para ter sucesso no cultivo do papiro do Egito, o segredo é deixar seu solo sempre úmido. Trata-se de uma planta que cresce na margem de lagoas, portanto, realizar regas frequentes ajudará a similar esse ambiente de cultivo ideal.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

3. Arbusto de leite africano

arbusto de leite africano

Outra excelente opção de planta para janela ensolarada é o arbusto de leite africano, que é uma espécie exótica. Por isso, é ideal para quem busca alternativas que fujam do óbvio.

Trata-se de um tipo de suculenta que tem espinhos perfurantes. É uma espécie tropical, portanto, suporta bem o calor e não tolera temperaturas abaixo de 10ºC.

Deve receber luz brilhante de forma indireta, logo, é perfeita para ser mantida perto de janelas. O solo precisa estar seco para receber novas regas e o arbusto de leite africano não suporta períodos de seca longos.

4. Jade

suculenta jade em janela

Trata-se de um tipo de suculenta que tem folhas carnudas e arredondadas, que se prendem a caules resistentes a danos. É uma espécie que precisa de luz solar para se desenvolver, passando quatro horas diárias sob o sol, no mínimo.

Como se trata de uma espécie da família da suculenta, tolera bem períodos de seca. No entanto, isso não quer dizer que não há necessidade de regá-la. O ideal é que faça esse processo quando identificar que o solo secou.

A jade tem crescimento lento e pode viver por várias décadas se cuidar da planta de forma correta. Tente cultivá-la em um vaso com peso mais robusto, para evitar que a suculenta tombe conforme cresce.

5. Hibisco

hibiscos em vasos

Quer ter uma planta na decoração de sua casa que floresce? Então, nossa dica é que cultive o hibisco, que precisa de luz solar forte para florir em ambientes internos. Por isso, é ótima para ficar próxima de janelas.

Para estimular o crescimento e florescimento da planta, aperte-a todo mês. Assim, ficará compacta e ramificada. Também é interessante que faça uso de um fertilizante rico em potássio para estimular o florescimento.

A planta demanda regas regulares para que tenha um crescimento saudável. No entanto, o hibisco não suporta solo encharcado. Por isso, evite o excesso de água.

6. Sagu-de-jardim

sagu-de-jardim em vaso

Também conhecida como palmeira sagu, essa planta tem crescimento lento e raramente perde suas folhas. É ideal para cultivo em áreas iluminadas, principalmente perto de janelas.

Somente se indica que tenha cuidado com a planta sagu-de-jardim se tiver animais de estimação em casa! Ela é tóxica para pets, por isso não deve permanecer acessível aos animais. Além disso, deixe a planta longe de crianças.

Trata-se de uma espécie de cuidados simples, que precisa de um solo drenável e regas periódicas. Recomenda-se realizá-la quando notar que a terra está seca.

7. Colar de pérolas

Colar-de-Pérolas-Senecio-Rowleyanus-scaled

Suculenta com efeito pendente, a planta colar de pérolas pode ser cultivada em suportes na parede ou teto, garantindo um visual incrível para a decoração do cômodo.

Ela precisa receber luz indireta brilhante e o solo de cultivo deve ser arenoso. A planta não demanda regas frequentes, somente quando o solo estiver seco.

Além dos suportes, dá para colocar a suculenta colar de pérolas no parapeito da janela, bem como em móveis próximos dela, como aparadores.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário