Início » Plantando » 7 razões por que suas plantas não estão se desenvolvendo da forma adequada: entenda como SOLUCIONAR isso

7 razões por que suas plantas não estão se desenvolvendo da forma adequada: entenda como SOLUCIONAR isso

Suas plantas não estão se desenvolvendo? Você pode estar cometendo algum erro que está afetando o crescimento das plantinhas e até causando a morte delas.

Cultivar plantas é um hobby muito terapêutico e algumas pessoas conseguem garantir que elas cresçam lindas e saudáveis. 

Se o seu caso é o extremo oposto, tire suas dúvidas hoje sobre o que você pode estar fazendo (ou deixando de fazer) para que suas plantinhas também se desenvolvam bem.

Não entender o que você está plantando

vasos com plantas em janela

Cada planta possui suas particularidades, então algumas preferem muito sol, outras preferem a sombra.

Veja ainda:
Dicas para ter um jardim em espaços pequenos

Da mesma forma, certas espécies precisam de rega constante, enquanto outras toleram muito tempo sem água.

Ou seja, você precisa levar esses detalhes em consideração quando decidir cultivar algo. Obtenha o máximo de informações possíveis sobre sua plantinha antes de iniciar o cultivo para garantir que saberá dar o melhor a ela.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Preparação inadequada do solo

plantas no solo

Depois da escolha da plantinha que pretende cultivar, a preparação da terra é crucial para o bom desenvolvimento futuro da espécie.

Por isso, se suas plantas não estão se desenvolvendo de maneira apropriada, pode ser que o solo não esteja do jeito certo, afinal ele precisa de uma mistura de nutrientes e textura.

Se ele não for adequado, o crescimento da planta será afetado.

O processo por sementes pode ser um pouco mais demorado, enquanto que por muda é mais fácil e rápido, já que a planta estará um pouco crescida e ela somente precisará se adaptar ao novo espaço.

Independentemente da forma de plantio, a terra precisa ser bem nutrida. Faça uma mistura de terra e adubo, de preferência orgânico, lembrando de regá-la uma vez por dia, durante uma semana.

Caso não saiba preparar uma terra adubada, vá às casas de jardinagem e compre-a pronta.

Rega incorreta ou em demasia

planta sendo regada

As suas plantas não estão se desenvolvendo justamente pela falta de rega ou por receber água demais. Isso porque a água precisa ser na medida certa!

O sucesso do cultivo depende da rega correta, então saiba que nem todas as plantinhas precisam de água diária. Algumas sobrevivem muito bem com períodos de seca, pois são capazes de armazenar água em seu interior.

De modo geral, a rega pode ser feita três vezes por semana, mas isso varia de espécie para espécie, não esqueça. Por exemplo, cactos e suculentas, o excesso é prejudicial, porque pode apodrecer as raízes.

Um método para você checar se a rega é necessária é simples: afunde o dedo na terra – ela nunca deve estar encharcada, mas também não muito seca! 

Falta de iluminação adequada

planta em área interna bem iluminada

Seguindo a mesma ideia das regas, a falta de iluminação é um dos motivos por que suas plantas não estão se desenvolvendo, sabia?

Suas plantinhas precisam de luz para crescerem, no entanto dependendo da espécie escolhida, é fundamental que você verifique o quanto ela precisa – algumas pedem mais exposição ao sol, enquanto outras plantas precisam de menos.

Escolha suas plantas a partir da quantidade de luz disponível em sua casa para que isso não seja um problema.

A questão da temperatura também vale aqui, ok? Algumas plantas preferem um clima mais frio, outras mais quente. Veja o que suas plantinhas gostam.

Não podar as plantas

poda de roseira

Para manter a saúde das plantas, a poda é essencial. Com ela, você controla o porte e a forma das plantinhas, mas também retira as folhas e galhos doentes.

Os galhos quebrados e doentes devem ser cortados para dar vigor e melhorar o acesso de luz e ar para a copa da planta.

Folhas e flores secas também precisam ser removidas para que não ocorra o surgimento de fungos.

Não dar espaço para as raízes

trocar uma planta de vaso

Em um plantio no solo em seu quintal ou jardim, as raízes terão bastante espaço para crescer e se desenvolver. 

No entanto, em vasos e canteiros, isso não acontece. Então, não espere o crescimento de folhas, galhos e flores se as raízes não se desenvolverem adequadamente.

Com um espaço limitado, a planta irá parar. Procure garantir um vaso de tamanho certo para cada espécie e, se achar necessário, faça a troca de vaso conforme a planta for crescendo.

Não identificar pragas e doenças

planta com cochonilha

Ignorar a presença de pragas nas plantinhas e deixá-las lá, impactando suas verdinhas, pode atrapalhar totalmente o desenvolvimento delas.

Verifique regularmente suas plantas e se há qualquer sinal de problemas para que você realize logo um tratamento.

Para evitar muitos desses problemas, certifique-se de que o vaso possui uma drenagem correta. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário