Início » Organizando » 7 dicas para reduzir o lixo doméstico; atitudes SIMPLES para seu lar ser mais sustentável

7 dicas para reduzir o lixo doméstico; atitudes SIMPLES para seu lar ser mais sustentável

Reduzir o lixo doméstico deveria ser uma prioridade de todos, ainda mais pela crescente poluição causada pelo descarte incorreto dos resíduos.

Por isso, é muito importante incentivar a preservação do meio ambiente e tomar algumas atitudes que podem fazer uma grande diferença.

Assim, aqui separamos 7 formas simples para que você consiga diminuir a produção de lixo doméstico, fazer sua parte e ter um lar mais sustentável.

Consumo consciente

reduzir lixo doméstico

Uma das formas de reduzir o lixo doméstico é repensar a forma como fazemos compras, afinal as embalagens normalmente vão para o lixo.

A dica aqui é apostar em produtos a granel, o que diminui a circulação de embalagens e ainda pode lhe ajudar a economizar um pouco.

No caso de uso de embalagens, procure escolher produtos que possuam as feitas de papel, vidro e metal, pois assim elas poderão ser reaproveitadas ou recicladas da maneira correta.

Além disso, você pode apostar em embalagens retornáveis, onde você compra o produto, utiliza e quando for adquiri-lo de novo, leva a embalagem. O bônus é que você ainda consegue um desconto.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Compre somente o necessário

Para evitar desperdícios: não compre por impulso. Compre apenas o que for necessário.

Isso vale para qualquer produto de sua casa, pois todos eles no final se tornarão “lixo”, ainda mais se passam do prazo ou foram mal conservados. Portanto, a dica é que você compre os produtos e use até o final antes de ir atrás de um novo.

O mesmo acontece com os alimentos. Evite comprar comida demais (em especial frutas, verduras e legumes), principalmente se mora sozinho.

Você notará uma enorme diferença não somente em seus hábitos de consumo, como também na produção de lixo e nas finanças.

Aproveite os alimentos completamente

Reaproveitar os alimentos é uma dica para reduzir o lixo doméstico. Isso porque partes de certas comidas podem ser usadas em receitas deliciosas.

Por exemplo, a casca de banana pode ser usada em doces, já o arroz que sobrou pode ser utilizado para fazer bolinhos ou risoto, enquanto que talos de verduras podem servir como ingrediente de uma sopa.

Descascou o abacaxi e jogou a casca fora? Repense! A casca é perfeita para fazer sucos!

Essa atitude ajuda a evitar o desperdício e ainda faz bem à saúde!

Aposte na compostagem

Claro, existem partes dos alimentos que não podem ser aproveitadas, mas você ainda pode reduzir o lixo doméstico realizando a compostagem.

Essa é uma forma de reciclagem feita com o lixo orgânico, onde transforma os restos de alimento em adubo.

Mesmo morando em apartamento, você pode ter uma composteira. Se montada corretamente, ela não atrairá insetos ou terá mau cheiro.

Porém, tenha em mente que alguns resíduos orgânicos não podem ser compostados, como é o caso dos derivados de trigo, carne, arroz, cebola, frutas cítricas, alho, laticínio, plantas doentes e fezes de animais.

Reduza o lixo do banheiro

Para reduzir o lixo doméstico, você não pode esquecer de tomar atitudes sobre o banheiro.

Uma ação óbvia é utilizar produtos de higiene e cosméticos até o final. Logo, as embalagens desses itens podem ser recicladas, quando lavadas – isso vale para os produtos de plástico quanto as escovas de dentes.

Na lixeira, tente não usar sacos plásticos. Uma alternativa muito mais sustentável seria os sacos de papel feitos de jornal.

Inclusive, essa dica pode ser aproveitada no lixo da cozinha também, ok? 

Opte por fraldas e absorventes íntimos reutilizáveis

Não é possível reciclar fraldas e absorventes íntimos, por isso ao pensar em reduzir o lixo doméstico desses itens, você pode pensar em substitutos mais sustentáveis.

No caso dos absorventes, a dica é utilizar aqueles de silicone reutilizável, que são conhecidos como coletores menstruais.

Já sobre as fraldas, há as fraldas de pano. Você pode lavar e reutilizar e assim gastar menos.

Faça a correta separação do lixo

Embora não seja uma dica direta sobre reduzir o lixo doméstico, é uma atitude que você deve tomar diariamente para o próprio bem de sua saúde e do meio ambiente.

Portanto, a separação do lixo doméstico acontece em seis formas diferentes: papel, plástico, vidro, metal, lixo orgânico e resíduos indiferenciados (isto é, aquilo que sobrou depois da separação e o que não é reutilizável ou reciclável).

No entanto, saiba que alguns elementos não estão incluídos nesses resíduos indiferenciados, como é o caso de pilhas, baterias e tipos de eletrônicos. Para isso, você precisa devolvê-los aos fabricantes ou ir em pontos de coleta.

Lembrando: a reciclagem de papéis só acontece se eles estiverem limpos e não possuírem sujeiras. Guardanapos de papel, papel toalha e embalagens de salgadinhos (as metalizadas) não são recicláveis.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário