Início » Organizando » 7 regras de design de cozinha que você DEVE abandonar

7 regras de design de cozinha que você DEVE abandonar

Você já ouviu falar que regras foram feitas para serem quebradas, certo? Bem, então saiba que algumas regras de design de cozinha não são exceções.

Na verdade, existem algumas “regras” tradicionais de design de cozinha que, na era atual, merecem ser ignoradas para enfim revolucionar esse ambiente tão importante.

Por isso, resolvemos separar aqui quais são essas regras de design de cozinha que você deve abandonar de vez – algumas são bem óbvias, outras nem tanto!

Regra 1: A cozinha precisa ser totalmente neutra em termos de cores

Uma regra comum no design de cozinha é a ênfase nas cores neutras. No entanto, essa é uma regra que você pode ignorar.

Cores vivas e ousadas podem dar personalidade e energia à sua cozinha. Pense em tons de azul-marinho, vermelho, ou até mesmo amarelo, que podem ser usados em acessórios, como armários ou eletrodomésticos, para criar um visual deslumbrante.

Ou seja, uma cozinha não precisa ser visualmente monótona!

Regra 2: Ilha da cozinha deve ser um retângulo perfeito

Ilhas de cozinha retangulares são a “norma”? Esqueça!

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Dê um passo à frente e adote uma abordagem mais personalizada.

Formas inovadoras, como uma ilha em forma de L ou até mesmo uma circular, por exemplo, podem adicionar fluidez e dinamismo ao espaço. Seu design de cozinha deve se adaptar às suas necessidades e estilo de vida, não o contrário.

Regra 3: Esconda tudo em armários

armários de cozinha em cor verde-sálvia

Algo muito atual e original é a transparência. Portanto, manter tudo atrás de portas de armários pode fazer com que sua cozinha pareça entediante e desprovida de personalidade.

Abra prateleiras ou armários com portas de vidro para exibir suas louças e utensílios de cozinha favoritos.

Isso não apenas adiciona um toque de charme, mas também facilita o acesso a itens frequentemente usados.

Regra 4: Use apenas um tipo de material para armários e bancadas

Combinar todos os materiais em sua cozinha pode parecer seguro, mas ousar na combinação de diferentes materiais pode trazer uma aparência única.

Por que não combinar madeira com aço inoxidável ou pedra com vidro?

Embora isso já esteja bem popular hoje em dia, há muita gente ainda preocupada com o resultado. Porém, acredite: a mistura de materiais pode criar uma estética eclética e elegante.

Regra 5: Priorize o aspecto sobre a funcionalidade

cozinha branca com vaso de girassóis na janela

O visual é importante, mas não à custa da funcionalidade.

Desse modo, antes de seguir (ou abandonar) quaisquer regras de design de cozinha, certifique-se de que seu cômodo seja prático para o uso diário.

Considere o fluxo de trabalho, o espaço de armazenamento e a acessibilidade. Lembre-se: uma cozinha funcional é uma cozinha feliz.

Regra 6: Tudo deve combinar

Além da questão dos materiais (que já falamos que não precisam ser iguais em tudo), procure atentar-se também para não combinar excessivamente o restante da decoração da cozinha, afinal, isso pode torná-la cansativa visualmente.

Ao invés de emparelhar tudo da forma mais perfeita, adote uma abordagem mais eclética. 

Misture cadeiras de jantar diferentes, utensílios variados e estampas ousadas para criar um ambiente divertido e interessante.

Regra 7: Uma cozinha precisa ter muitos armários

cozinha em L com ilha

Por fim, saiba que mais espaço de armazenamento nem sempre é a resposta.

Cozinhas excessivamente cheias de armários podem parecer opressivas. Em vez disso, opte por espaços abertos e prateleiras flutuantes para criar uma sensação de espaço e luminosidade.

De fato, o design de sua cozinha deve expressar seu estilo e necessidades, contudo, não se atenha a regras que já estão desatualizadas e que mais atrapalham do que ajudam. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário