Início » Decorando » Exterior » Manutenção do telhado: 5 dicas essenciais para evitar problemas

Manutenção do telhado: 5 dicas essenciais para evitar problemas

Conheça dicas para garantir uma manutenção do telhado adequada e garanta uma estrutura segura para sua casa!

Fazer uma boa manutenção do telhado é essencial para garantir uma segura estrutura para o seu imóvel. Caso haja infiltrações, há o risco de desabamentos, de mofo, entre outros.

Mas como garantir isso? Siga estas 5 dicas que serão cruciais!

1. Verifique a estrutura do telhado regularmente

troca de telha de telhado

Para garantir que tudo esteja em perfeita ordem, é preciso realizar vistorias periódicas no telhado. Dessa forma, é possível identificar problemas logo no seu início, conseguindo resolvê-los com maior facilidade e baixo custo.

Vale lembrar que você encontra os telhados em diferentes tipos de materiais, como a madeira, zinco, entre outros. Toda a estrutura pode sofrer danos com intempéries, como chuvas e ventanias.

O ideal é que um profissional faça a verificação do telhado para identificar eventuais problemas. Essa análise deve ser feita uma vez por ano, no mínimo, para garantir a boa vida útil da estrutura.

No entanto, se verificar que o telhado ou forro está com marcas de infiltração, ou qualquer outro problema, é muito importante chamar o profissional o quanto antes. Assim, evita-se a complicação do caso e se torna o imóvel mais seguro.

2. Confira a capacidade de impermeabilização de telhas

vista aérea de telhado

Quando novas, as telhas têm uma boa capacidade de impermeabilização, sem absorver água da chuva com facilidade. No entanto, com o passar do tempo essa capacidade reduz bastante.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Por isso, é essencial verificar regularmente como está a impermeabilização das telhas. Caso perceba que quando chove o teto ganha marcas de umidade, pode ser que as telhas não estejam em bom estado e precisam ser trocadas.

De maneira geral, as telhas metálicas são as que apresentam maior durabilidade. No entanto, têm elevada capacidade de condução térmica, o que faz com que sejam pouco utilizadas em imóveis.

As telhas de cerâmica possuem uma durabilidade um pouco menor, mas têm o melhor custo-benefício, principalmente em comparação aos outros tipos disponíveis no mercado. Além disso, apresentam melhor isolamento térmico.

3. Veja se calhas estão em bom estado

calha de casa

Além de assegurar a manutenção do telhado, também é importante conferir as calhas. Elas devem estar íntegras e sem sujeiras, como folhas de árvores e galhos.

Dessa maneira, é possível evitar entupimentos, garantindo a drenagem adequada da água da chuva.

Vale lembrar que água parada na calha prejudica o telhado, aumentando o peso da estrutura. Com isso, ela se torna mais insegura e suscetível a danos, podendo levar ao surgimento de mofo, bem como de paredes com pinturas descascadas.

A boa notícia é que quando a calha dá algum problema, ele normalmente é simples e barato de se resolver, bastando trocar as peças e partes danificadas. Tais itens costumam ter preços acessíveis.

4. Respeite os períodos de manutenção

profissional limpando telhado

Recomenda-se que a manutenção seja feita duas vezes por ano. Caso a região em que você more tenha períodos de chuva intensa, o ideal é que a manutenção seja feita em períodos de seca.

Durante a época de chuva, as telhas ficam mais escorregadias, o que aumenta o risco de quedas, quebras e de acidentes graves. Portanto, planeje-se para realizar esse processo em épocas que não têm chuva.

É essencial respeitar essa periodicidade de manutenção do telhado. Quando se deixa para depois, um problema pequeno pode dar muita dor de cabeça e gasto elevado no futuro, porque pode avançar, agravar e ter manutenção mais difícil.

5. Faça limpezas no telhado

limpeza do telhado

Por fim, a limpeza é fundamental para manter a qualidade do telhado e sua beleza a longo prazo. Por isso, não deixe de realizá-la, contratando um profissional experiente para isso.

Esse processo é normalmente feito com lavadora de alta pressão e produtos de limpeza que se tem em casa. Como é um trabalho em altura, recomenda-se que seja feito por uma pessoa experiente, o que reduzirá o risco de acidentes.

O ideal é que faça a limpeza uma vez por ano, no mínimo. Ela retirará o mofo, musgo e eventuais sujeiras que ficaram presas nas telhas, deixando-as como novas.

Se preferir, deixe para realizar a limpeza quando for tirar sujeiras da calha. Dessa forma, é possível fazer uma higienização completa.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

    Deixe seu comentário