Início » Organizando » Truques para remover cola de adesivo de QUALQUER superfície

Truques para remover cola de adesivo de QUALQUER superfície

Remover cola de adesivo pode ser algo bastante estressante, afinal, sempre fica aquela gosma pegajosa na superfície e você pode passar um bom tempo tentando tirar (até mesmo com as unhas).

Na realidade, o primeiro passo é evitar raspar o local com uma espátula ou lâmina de metal, pois dependendo do material, pode ocorrer danos na superfície.

Ao invés disso, sugerimos alguns truques bastante práticos que servem para remover cola de adesivo de vários locais diferentes: vidro, plástico, madeira e até mesmo roupas. Curioso? Acompanhe!

O que você precisa saber ANTES

antes e depois de pote de vidro com cola de adesivo

Antes de começar com algum dos truques abaixo, procure remover o máximo possível de resíduos do adesivo com os dedos, como você provavelmente já tem o costume de fazer.

Enrole o adesivo pegajoso em bolinhas com as pontas dos dedos e puxe-o.

Caso esteja removendo de roupas, procure não lavar ou secar a peça antes que essa viscosidade desapareça, pois a mancha será mais difícil de remover se tiver passado por um ciclo de secagem.

E se a roupa já foi para a máquina de lavar?

Se esse for o caso, então tente resolver dessa maneira: comece removendo o máximo possível dos resíduos com os dedos e esfregue o local com acetona com o auxílio de um pano limpo – isso só é válido se a roupa for de fibras naturais. 

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Após, lave e seque o item como de costume.

Já para roupas sintéticas, a dica é colocar a peça no congelador por 45 a 90 minutos. Depois desse período, retire o máximo que puder dos pedacinhos endurecidos. 

Em seguida, umedeça o local com água, adicione uma ou duas gotas de detergente neutro e esfregue o restante da cola de adesivo usando um pano de microfibra.

Enfim, lave e seque a peça normalmente.

Truques para remover cola de adesivo

pessoa tirando cola de adesivo de pote de vidro

Use um dos métodos a seguir para remover qualquer resíduo de cola de adesivo que restou em alguma superfície. Uma dica: seja cauteloso e procure testar em uma área discreta para garantir que não haverá manchas ou outros danos, ok?

Raspador de plástico

Como itens de metal podem arranhar uma superfície, que tal apostar num raspador de plástico para remover cola de adesivo com segurança?

Use, por exemplo, a borda de um cartão antigo ou a lâmina de uma faca de plástico.

Água quente

A água quente também serve para remover cola de adesivo. Nesse caso, coloque algumas gotas de detergente em um recipiente com água quente e mergulhe o item que possui esse resíduo pegajoso.

Espere que o resíduo amoleça antes de começar a raspar com os dedos ou com o raspador de plástico, tomando o cuidado para não se queimar.

Secador de cabelo

O ar quente do secador de cabelo também é um truque incrível para remover a cola de adesivo das superfícies.

Tudo o que você precisa fazer é ligar o secador e direcionar o ar quente sobre o adesivo, raspando para remover com mais facilidade.

pessoa tentando remover adesivo de panela

Álcool

Em plásticos, madeira ou vidro, o uso do álcool isopropílico é seguro e muito eficaz e talvez você já até sabia desse truque antigo. No entanto, se você não tem álcool em casa, pode substituí-lo por uma bebida: a vodca.

Seja como for, molhe uma toalha de papel ou um pano limpo com o álcool (ou a vodca) e esfregue a cola de adesivo até ela sair.

Se o processo está demorando muito, deixe o pano embebido em álcool sobre a área e deixe agir por alguns minutos para amolecer a cola e somente depois esfregar o que sobrou.

Veja também:
Como limpar utensílios de silicone na cozinha?

Óleo de canola ou azeite

O óleo de cozinha pode ajudar a suavizar o resíduo do adesivo. Raspe o restante com os dedos, um raspador de plástico ou outro meio que não danifique a superfície.

Você também pode utilizar um pano limpo. 

Quando terminar de remover a cola do adesivo, faça a limpeza do excesso de óleo.

Vinagre

Para economizar, há ainda o uso do vinagre para remover cola de adesivo. Mergulhe um pano ou toalha de papel no vinagre e coloque sobre a área pegajosa.

Deixe de molho por alguns minutos para amolecer o resíduo. Após isso, é só raspar para remover.

pessoa tentando remover adesivo de panela

Pasta de dente

Por fim, a pasta de dente funciona para remover cola de adesivo em algumas superfícies, desde que não seja nada de material natural (como madeira) ou tecidos, já que os ingredientes presentes na pasta podem branquear ou deixar manchas.

Evite usar produtos à base de gel.

Portanto, teste em um local discreto antes. Se tudo ocorrer bem, aplique uma pequena quantidade de creme dental na cola de adesivo e limpe fazendo uma leve pressão.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

    Comentários fechados

    Os comentários desse post foram encerrados.