Início » Decoração » Tendências na Decoração para quarto infantil em 2020

Tendências na Decoração para quarto infantil em 2020

Montar a decoração para quarto infantil é um dos momentos mais gostosos passados pelos pais. No entanto, a maioria não sabe como iniciar essa tarefa e isso acaba gerando alguns contratempos.

Há uma forma de evitar isso: investindo em tendências para decoração de quarto infantil, baseando-se nelas para conquistar um resultado incrível, cheio de estilo e conforto.

Confira, a seguir, quais são as principais tendências para decoração de quarto infantil em 2020 e se inspire para montar o canto de descanso de seus filhos!

Tendências para decoração de quarto infantil 2020

As tendências ajudam a montar quartos com decoração diferenciada e atual sem abrir mão do conforto. Abaixo, apresentamos as principais tedências para a decoração de quarto infantil para 2020.

Conheça quais são:

Cor que foge do óbvio

Tradicionalmente, os pais pintam o quarto de branco, azul ou rosa.

A tendência de 2020 é fugir desse combo e investir em cores diferenciadas, como tons de verde (o neo-mint está muito em alta), cinza claro, lavanda e bege discreto.

quarto infantil 2020

O grande diferencial é que essas são cores que combinam facilmente com outras tonalidades, o que permite inserir toques de cor em outros detalhes da decoração do cômodo, como em móveis, tapete, almofadas, entre outros.

Estilo natural

O estilo natural preza pelo conforto, por isso é uma tendência para a decoração de quarto infantil.

Nele, são utilizadas cores que passam a sensação de aconchego, como tons terrosos e quentes, sempre em uma nuance mais suave.

quarto infantil de madeira

Além disso, há uma priorização pelo natural, como móveis feitos de madeira, acessórios em materiais como o algodão e a adoção de objetos decorativos artesanais.

Estilo montessoriano

Trata-se de um estilo criado pela educadora Maria Montessori com a finalidade de estimular a liberdade e autonomia da criança sem deixar de lado o lúdico e sua segurança.

Neste caso, os móveis do quarto são mais baixos para oferecer esta autonomia à criança e reduzir o risco de acidentes.

quarto montessoriano

Um canto do cômodo é destinado para a recreação, mas sempre tomando o cuidado de não lotar o ambiente com muitos brinquedos.

Os demais detalhes da decoração são coloridos e divertidos, além de remeter ao conforto. É o caso do assoalho de madeira, tapetes com textura macia e antialérgicos, entre outros. Saiba mais sobre o quarto montessoriano aqui!

Decoração vintage

A decoração vintage trabalha com elementos e formas orgânicas comuns das decorações dos anos 50 e 60.

É uma opção interessante para fugir do tradicional e montar um quarto infantil cheio de estilo.

quarto infantil vintage 2020

Recomenda-se utilizar papel de parede com estampa floral ou geométrica, móveis com pé palito e formas arredondadas.

Outra excelente opção é adotar o color block na decoração.

Neutralidade

Normalmente, os pais recorrem a temas para montar a decoração do quarto infantil, já que é mais fácil, mas pode enjoar rapidamente e demandar trocas e gastos constantes.

Uma forma de evitar isso é apostar na tendência do neutro, isto é, do sem tema.

quarto infantil neutro

O motivo é simples: trata-se de uma decoração atemporal, que funciona bem em qualquer idade da criança.

Para adotar essa tendência é simples, é só trabalhar com o minimalismo.

Adote o branco nas paredes, utilize móveis com linhas limpas e insira acessórios e detalhes decorativos em tons neutros (cinza e preto, por exemplo).

Se quiser complementar a decoração da parede, vale a pena trabalhar com adesivos geométricos.

Dicas extras para decoração de quarto infantil 2020

Além de trabalhar com as tendências, é também preciso atentar a alguns pontos para acertar na decoração do quarto infantil com o que se aguarda em 2020. Estas são as dicas que separamos:

  • Escolha a cor corretamente: a cor predominante na decoração deve ser clara porque ajuda a ter melhor descanso.

Tonalidades vibrantes são estimulantes, o que pode comprometer o sono dos pequenos.

  • Compre móveis com cuidado: prefira móveis seguros, com quinas arredondadas para evitar acidentes domésticos.
quarto infantil

Além disso, escolha os modelos com maior espaço interno, para conseguir guardar uma quantidade maior de objetos e roupas.

Antes de comprar os móveis, meça os espaços onde pretende colocá-los e considere essas informações no momento da aquisição. Este cuidado evita comprar móveis grandes ou pequenos demais.

  • Invista em acessórios decorativos: utilize almofadas pelo cômodo e um tapete de pelo alto, porque ambos passam maior sensação de conforto.

Também é importante garantir uma cortina, porque ela corta a luminosidade excessiva e correntes de ar, reduzindo significativamente o risco de doenças como a gripe.

Seguindo estas recomendações e tendências, a decoração de quarto infantil em 2020 ficará de extremo bom gosto!

Comente