Decoração de Quarto Infantil

A decoração de quarto infantil é um momento muito divertido quando se intenciona planejar ou reformar a casa. E dependendo da própria idade da criança, é possível que ela participe das escolhas de móveis e acessórios, dando ainda mais personalidade ao ambiente.

Quarto infantil

A tarefa, no entanto, pode ser um pouco difícil, seja para meninos como para meninas, mas no fim a recompensa chega: uma decoração aconchegante, apropriada e muito bonita!

Como decorar um quarto infantil:

A decoração de quarto infantil deve atender dois objetivos básicos:

  1. Ser o cantinho da criança, refletindo o seu próprio mundo, e
  2. Ser um lugar organizado para facilitar a vida dos pais.

Para saber como decorar o quarto infantil é preciso levar em consideração os gostos e sonhos do filho, ou seja, é preparar o espaço com o intuito de atender os desejos da criança (é o lugar dela para brincar, dormir e passar grande parte do tempo, não se esqueça), mas tomando o cuidado com os pedidos dela.

Quarto infantil

Além disso, a decoração de um quarto infantil tem a segurança como fator fundamental para dar certo. Quanto menor a idade, mais detalhada deverá ser a sua vistoria de segurança. Por isso, atente-se para evitar:

  • Peças pontiagudas,
  • Materiais que podem machucar a criança,
  • Peças desmontáveis que podem facilmente ser engolidas.

Um ponto a ser analisado na decoração do quarto infantil é o piso. Qual é o mais adequado? Geralmente, um carpete é a melhor sugestão já que é macio e amortece possíveis quedas, além de ser bom para épocas frias. Entretanto, tem a desvantagem de sujar e manchar.

Por isso, pense em um piso de madeira ou laminado e acrescente tapetes.

A cor do quarto também deve ser bem pensada antes de ser aplicada na decoração de quarto infantil – deixe que a criança escolha as cores que mais lhe agradam, procurando harmonizá-las. Caso queira passar sensação de frescor e luminosidade, você pode escolher tons de pastel ou branco e depois explorar tons que a criança aprove.

Vale ainda lembrar que a decoração de quarto infantil precisa saber utilizar o espaço disponível de maneira eficiente. Para isso, algumas dicas são importantes:

  • Berços e camas sob medidas podem ser adaptadas com gavetas para as roupas das crianças e estantes para livros e brinquedos,
  • Nichos são móveis muito úteis para organizar objetos e são instalados em uma altura razoável para não atrapalhar o desenvolvimento da criança,
  • Um espelho no quarto infantil pode influenciar no reflexo da luz e trazer a sensação de amplitude,
  • As cores influenciam no tamanho do quarto e no humor da criança.

Não existe um estilo tido como melhor para as crianças – cada um possui suas particularidades e preferências. No entanto, é importante que a decoração do quarto do filho transmita equilíbrio e harmonia para que entre em sintonia com o restante da casa.

Dicas de decoração para quarto infantil

Decorar o quarto infantil é um processo em que cada detalhe deve ser cuidadosamente pensado para ser criativo, acolhedor e seguro para a criança. Existem boas ideias e dicas para que esse espaço proporcione bem-estar e seja o cantinho dos sonhos do pequeno ou da pequena.

Quarto infantil

Desde a posição do berço (ou da cama) até o tipo de iluminação, muitos pontos são importantes a serem considerados para o cotidiano. Veja as melhores recomendações e dicas de decoração de quarto infantil para torna-lo do jeito mais inteligente e bonito possível:

  • Prateleiras:

As prateleiras são caracterizadas pela versatilidade e ótimas para otimizar o espaço do quarto infantil. Na decoração desses ambientes, esses móveis podem ser um suporte útil para talco e fraldas, quando bebês, ou também para guardar objetos decorativos como ursos, bonecas e outros mimos, quando a criança for maior.

  • Brinquedos:

Se quiser deixar brinquedos perto da criança, quando está é ainda pequena, opte pelos grandes, pois além de preencher os espaços e decorar de forma linda o ambiente, os brinquedos maiores não causarão acidentes (como, por exemplo, em ingestão de peças pequenas).

  • Nas paredes:

Prefira papéis de parede vinílico já que esses podem ser limpos com água. Quadros ou adesivos de parede são sempre bem-vindos para uma decoração divertida e diferenciada, mas cuidado com exageros.

Poluição visual diminui o tamanho do quarto infantil e ainda pode acabar enjoando a criança com o tempo.

  • Roupa de cama:

A roupa de cama da criança também tem um papel fundamental na decoração do quarto infantil. Procure uma que ofereça praticidade, mas que não deixe o conforto de lado. Ainda, peças com estampas divertidas e com cores que combinam com o restante da decoração do ambiente são as mais indicadas.

  • Móveis coloridos:

Se o quarto se apresenta em grande parte em cores neutras, uma forma distinta de usar outros tons é através dos móveis coloridos. Um dos mobiliários sendo colorido já é suficiente para equilibrar a decoração clean.

  • Iluminação:

Cuidado com a iluminação natural logo pela manhã. Ninguém, inclusive as crianças, gosta de ter o sol no rosto de manhã cedo. Por isso, avalie corretamente a posição da cama ou coloque cortinas e persianas que combinem com o espaço para melhorar ainda mais a decoração!

Respeite a opinião do seu filho, principalmente se for mais velho. Ele que irá conviver naquele ambiente e precisa se sentir confortável nele, ok?

Deixe seu comentário