Início » Plantando » Saiba Identificar os 3 Tipos de Ora-Pro-Nóbis: Guia de Cultivo e Benefícios

Saiba Identificar os 3 Tipos de Ora-Pro-Nóbis: Guia de Cultivo e Benefícios

Você sabia que existem diferentes tipos de ora-pro-nóbis, cada um com suas características e propriedades?

Essa planta, super popular, especialmente na culinária mineira, merece um cantinho em seu jardim. Enfim, descubra como identificar os principais tipos de ora-pro-nóbis, como cultivá-los em casa e quais são as vantagens de consumi-los.

Ora-pro-nóbis comum (Pereskia aculeata)

planta ora-pro-nóbis

Esse é o tipo mais conhecido e consumido de ora-pro-nóbis, também chamado de lobrobó ou orabrobó.

Ele se caracteriza por ter folhas verdes, ovais e espinhos nos ramos. Suas flores são brancas ou amarelas e seus frutos são pequenos e alaranjados.

A variedade é rica em proteínas, fibras, cálcio, ferro, fósforo, vitaminas A, B e C, além de antioxidantes, sendo bem-vinda em saladas, refogados, sopas, omeletes, pães, bolos e até sucos.

Ora-pro-nóbis de flor rosa (Pereskia grandifolia)

Esse tipo de ora-pro-nóbis se destaca por ter flores grandes e rosadas, que contrastam com as folhas verdes e brilhantes.

Além disso, ele também tem espinhos nos ramos, mas são menores e menos numerosos do que os do tipo comum. Seus frutos são vermelhos e alongados.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Esse tipo de ora-pro-nóbis tem um sabor mais suave e adocicado do que o comum, e também é rico em nutrientes, especialmente vitamina C. Seu uso é ideal para as mesmas receitas que o tipo comum, assim como em geleias, doces e chás.

Ora-pro-nóbis sem espinhos (Pereskia bleo)

ora-pro-nóbis sem espinhos

Por fim, esse tipo de ora-pro-nóbis é o mais fácil de cultivar e manusear, pois não tem espinhos nos ramos nem nas folhas. Suas folhas são verdes e arredondadas, e suas flores são laranjas ou vermelhas. Seus frutos são pequenos e amarelos.

No entanto, o seu sabor é mais amargo do que os outros, mas também é muito nutritivo, contendo proteínas, fibras, cálcio, ferro, potássio, magnésio, zinco, cobre, manganês, selênio, vitaminas A, B, C, E e K, além de compostos anti-inflamatórios e anticancerígenos.

Você pode usá-lo em saladas, refogados, sopas, tortas, lasanhas e risotos.

Benefícios do ora-pro-nóbis para a saúde

  • Ajuda a prevenir e combater a anemia, pois é rica em ferro e vitamina C, que facilita a absorção do mineral;
  • Contribui para a saúde dos ossos, dentes e músculos, pois é rica em cálcio, fósforo e magnésio;
  • Fortalece o sistema imunológico, pois é rica em vitaminas A, B, C e E, que têm ação antioxidante e anti-inflamatória;
  • Favorece a digestão e o trânsito intestinal, pois é rica em fibras, que aumentam a saciedade, regulam o açúcar no sangue e reduzem o colesterol ruim;
  • Auxilia no emagrecimento, pois é rica em proteínas, que ajudam a formar e manter a massa muscular, aceleram o metabolismo e queimam gorduras;
  • Previne e trata doenças como diabetes, hipertensão, gastrite, úlcera, câncer, entre outras, pois é rica em compostos fitoquímicos, que têm propriedades antibacterianas, antifúngicas, antivirais, antialérgicas e anticancerígenas.

Como você pode ver, a ora-pro-nóbis é uma planta muito versátil e saudável, que pode ser facilmente incorporada à sua alimentação e ao seu jardim.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário