Início » Organizando » Piscina de plástico com água verde? Veja truque para limpar rápido e fácil

Piscina de plástico com água verde? Veja truque para limpar rápido e fácil

Existe um truque simples e eficaz para limpar piscina de plástico com água verde com rapidez, sem precisar esvaziar ou trocar a água.

E de fato sabemos bem que uma piscina, seja qual for o tamanho dela, está sendo muito bem-vinda nesses dias de ondas de calor, não é? Portanto, aprenda aqui a fazer a limpeza correta e aproveite o refresco.

Como limpar piscina de plástico com água verde?

piscina de plástico com água verde

Em primeiro lugar, saiba que a água verde da piscina de plástico é causada pelo crescimento de algas, que se alimentam de nutrientes presentes na água, como restos de folhas, insetos, suor, protetor solar, etc.

Desse modo, as algas podem ser de diferentes cores, como verde, amarela, preta ou rosa, e podem deixar a água com aspecto de lodo, além de provocar mau cheiro e irritação na pele e nos olhos.

Para eliminar as algas e limpar a piscina de plástico com água verde, você vai precisar de alguns materiais que são fáceis de encontrar e baratos.

 Materiais necessários

  • Uma escova ou vassoura;
  • Um balde;
  • Uma mangueira;
  • Um filtro de papel ou pano;
  • Um cloro granulado ou líquido;
  • Um algicida;
  • Um medidor de pH e cloro;
  • Uma fita adesiva.

Esfregue as paredes e o fundo da piscina

1- Com a ajuda da escova ou vassoura, esfregue as paredes e o fundo da piscina de plástico, removendo o máximo possível de algas e sujeiras.

Retire parte da água e descarte-a

2- Com o balde, retire cerca de 10% da água da piscina e descarte em um local adequado. Não jogue a água no ralo ou na grama, pois ela pode conter algas e bactérias que podem contaminar o solo ou a rede de esgoto.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Adicione água limpa com filtro

3- Com a mangueira, encha o balde com água limpa e coloque o filtro de papel ou pano na boca da mangueira, prendendo com a fita adesiva. Isso vai evitar que a água nova traga mais impurezas para a piscina.

4- Adicione água limpa na piscina até completar o nível original. Mexa bem a água com a escova ou vassoura para misturar.

limpeza de piscina de plástico com água verde

Verifique e ajuste os níveis de pH e cloro

5- Com o medidor de pH e cloro, verifique os níveis da água. O ideal é que o pH esteja entre 7,2 e 7,6 e o cloro entre 1 e 3 ppm (partes por milhão).

Se o pH estiver muito alto ou muito baixo, você pode usar produtos específicos para corrigi-lo, como o pH+ ou o pH-. Se o cloro estiver muito baixo, você pode usar o cloro granulado ou líquido, seguindo as instruções do fabricante.

Em contrapartida, se o cloro estiver muito alto, você pode esperar algumas horas até que ele se dissipe naturalmente.

Adicione o algicida na água

6- Adicione o algicida na água, seguindo as instruções do fabricante. O algicida é um produto que mata as algas e impede que elas se reproduzam.

Existem vários tipos de algicida, como o de cobre, o de amônia ou o de oxigênio ativo. Escolha o que melhor se adapte ao seu tipo de piscina e de alga.

Deixe a água em repouso

7- Deixe a água da piscina em repouso por pelo menos 12 horas, sem ninguém entrar. Isso vai permitir que o algicida faça efeito e as algas mortas se depositem no fundo da piscina.

Remova as algas mortas

8- Por fim, com a escova ou vassoura, remova as algas mortas do fundo da piscina e descarte em um local adequado. Se preferir, você pode usar um aspirador de piscina para facilitar o trabalho.

Aliás, aproveite este vídeo que também te ajuda a limpar sua piscina de plástico quando esta estiver com água verde:

Dicas para manter a piscina de plástico sempre limpa

piscina com água verde

Enfim, agora que você já sabe como limpar piscina de plástico com água verde, que tal aprender algumas dicas para evitar que isso aconteça de novo?

Veja algumas sugestões:

  • Cubra a piscina com uma lona ou capa quando não estiver usando, para evitar que folhas, insetos e outros detritos caiam na água;
  • Limpe a piscina regularmente, esfregando as paredes e o fundo e retirando a sujeira com uma rede ou peneira;
  • Troque a água da piscina a cada 15 ou 30 dias, dependendo do uso e da qualidade da água;
  • Use um filtro ou uma bomba para circular e filtrar a água da piscina, removendo as impurezas e mantendo a água oxigenada;
  • Verifique e ajuste os níveis de pH e cloro da água pelo menos uma vez por semana, usando o medidor e os produtos adequados;
  • Use um algicida preventivo a cada 15 dias, seguindo as instruções do fabricante, para evitar o surgimento de algas;
  • Não use produtos de limpeza doméstica na piscina, como sabão, detergente ou água sanitária, pois eles podem alterar o pH e o cloro da água e favorecer o crescimento de algas;
  • Não deixe crianças, animais ou objetos sujos entrarem na piscina, já que eles podem trazer bactérias e nutrientes para a água;
  • Não use a piscina se a água estiver verde, turva, com mau cheiro ou com espuma, pois isso pode indicar a presença de algas, bactérias ou outros micro-organismos nocivos à saúde.
piscina de plástico inflável infantil com água verde

Seguindo essas dicas, você vai conseguir manter a sua piscina de plástico sempre limpa e convidativa, sem precisar recorrer ao truque para limpar piscina de plástico com água verde com rapidez.

Contudo, se por acaso a água verde aparecer de novo, você já sabe o que fazer, não é mesmo?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário