Início » Dicas » 7 dicas para ACABAR com a sensação de aperto em casa pequena: descubra ideias GENIAIS para aumentar os espaços

7 dicas para ACABAR com a sensação de aperto em casa pequena: descubra ideias GENIAIS para aumentar os espaços

Descubra dicas que vão te ajudar a decorar casa pequena, conseguindo aumentar espaços e torná-los mais agradáveis

Quem tem casa pequena sabe que qualquer erro na decoração pode deixar os espaços ainda menores, passando uma maior sensação de aperto.

Quer evitar isso? Então, confira aqui sete dicas especiais que vão te ajudar a aumentar o espaço, garantindo ambientes muito mais confortáveis e funcionais!

1. Tenha apenas os móveis essenciais para o cômodo

7 dicas para ACABAR com a sensação de aperto em casa pequena: descubra ideias GENIAIS para aumentar os espaços

A tentação para comprar cada um dos móveis bonitos que encontrar pode ser grande, mas resista. Se levar para casa tudo o que gostou, há um grande risco de deixar os cômodos como se estivessem entulhados.

Não deixe de conferir esse post:
Soluções para a falta de privacidade em casa pequena

Nossa dica é montar uma lista com móveis essenciais para o cômodo e focar nela na hora de comprar essas peças. Na sala, por exemplo, você precisa de sofá e rack para TV. Caso sobre espaço, você pode usar mesa de centro ou lateral, bem como uma poltrona.

2. Invista em móveis multifuncionais

ideia de mesa para sala de estar multifuncional

Outra dica muito importante é investir em móveis multifuncionais. Mas o que isso significa? São peças que têm mais de uma função. Na sala, um ótimo exemplo é o sofá cama, que pode ser utilizado por visitas que vão passar alguns dias em seu lar.

Outro móvel multifuncional é a cama box baú, o beliche, móveis dobráveis, entre outros. A cama box baú, por exemplo, dá acesso a uma área extra para guardar objetos, otimizando o espaço.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Já os móveis dobráveis, como as mesas, contribuem para personalizar a utilização da área, fazendo melhor uso dela. Por isso, são dicas perfeitas para aproveitar melhor o espaço.

3. Instale prateleiras, nichos e ganchos

prateleiras perto de rack em sala pequena

As prateleiras, nichos e ganchos possibilitam utilizar a área vertical dos cômodos. Assim, conseguirá tornar o espaço horizontal mais amplo, sem deixar os ambientes bagunçados.

Em prateleiras e nichos, você pode organizar sua coleção de livros, por exemplo. Também dá para apoiar objetos e caixas organizadoras, mantendo o espaço livre de bagunças.

Se preferir, também existe a possibilidade de usar prateleiras e nichos como suporte para objetos de decoração, dando muito mais estilo e charme para o espaço.

Sobre os ganchos, nossa dica é pensar neles não somente como um item funcional, mas também como um objeto de decoração. Para isso, basta escolher ganchos coloridos, com acabamento metalizado ou design diferenciado.

Neles, você pode apoiar roupas, bolsas, guarda-chuva, chaves, utensílios domésticos, entre outros itens utilizados na área.

4. Aproveite os cantos dos cômodos

canto alemão pequeno

Um erro muito comum ao decorar é não usar os cantos dos cômodos, que são áreas que podem fazer toda a diferença, tornando o lugar mais amplo.

Mas como aproveitar os cantos? Uma das formas é investir em móveis de canto, como o guarda-roupa, armário ou sofá. Se preferir, você também pode montar um espaço de leitura.

Outra dica é montar um canto alemão, que é perfeito para realizar refeições no dia a dia. Desse modo, conseguirá otimizar o espaço, ter uma área ampla e muito mais funcional.

5. Use branco de forma predominante

casa pequena com branco como cor predominante

O branco é uma cor incrível para decorar casa pequena. Não é para menos, afinal, ela reflete melhor a luz, o que ajuda a dar uma sensação de amplitude para o espaço. Como resultado, tem-se a impressão de que ele é maior.

Nossa dica é que use o branco na pintura ou papel de parede, bem como no revestimento. Então, insira toques de cor em outros elementos da decoração, como em móveis, tapetes e adornos.

Se não quiser um espaço todo branco, uma dica é apostar no off white, que é uma variação do branco tradicional. Há alternativas com fundo amarelado ou acinzentado.

6. Tenha o espelho como aliado

espelho em casa pequena

O espelho é um grande aliado da decoração de casa pequena. Isto se deve ao fato de ele refletir imagens, o que dá sensação de profundidade. Por isso, seu uso dá a impressão visual de que a área é maior.

Para ter esse resultado, recomenda-se que use espelhos médios ou grandes na decoração do espaço, seja pendurado na parede ou encostado nela.

7. Aposte numa iluminação clara

iluminação de sala de estar pequena

Outro detalhe decorativo que contribui para ter uma impressão de espaço mais amplo é a iluminação. Para isso, indica-se que invista em uma que seja mais clara, com uso predominante de luzes brancas e neutras.

Desse modo, garantirá espaços muito mais agradáveis!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário