Início » Pets » Alimentos que seu animal de estimação não pode comer; algumas opções que vão te surpreender

Alimentos que seu animal de estimação não pode comer; algumas opções que vão te surpreender

A alimentação do seu animal de estimação precisa de cuidados, por isso é fundamental ter em mente o que seu gato ou cachorro não pode comer e aquilo que está permitido.

Claro, parece estranho dar uma dieta praticamente repetitiva para eles e, muitas vezes, sentimos necessidade de oferecer algo diferente, mas calma: aquilo pode ser muito ruim para a saúde do seu pet.

Dessa maneira, hoje você vai entender o que é proibido para cachorros e gatos e garantir que a alimentação deles seja a melhor e a mais segura possível.

Chocolate

cachorro e pessoa com chocolate na mão

Vamos começar pelo óbvio, não é? O chocolate é um alimento sensacional para nós, seres humanos, mas para os animais ele não pode ser visto como uma recompensa por bom comportamento!

Aliás, quanto mais escuro for o chocolate, mais perigoso ele é ao seu pet! 

Existem compostos neles, como a cafeína e a teobromina, que podem ser letais. A mesma orientação vale para cafés e chás.

Em geral, os animais podem apresentar vários sinais clínicos de intoxicação, como é o caso de aumento da frequência respiratória, vômitos, diarreia, tremores, fraqueza muscular, entre outros. Em casos mais graves, pode ocorrer dano renal, coma e, no fim, óbito.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Alho e cebola

cachorro com alho e cebola

Embora eles tenham muito sabor para nós, tutores, os alhos, cebolas e cebolinhas são terríveis para seu animal de estimação. E isso vale quando eles estão crus, cozidos ou desidratados, ok?

Alguns componentes presentes nessas especiarias podem provocar danos oxidativos aos glóbulos vermelhos e aos rins, além de anemia aos pets.

Nesse caso, eles podem apresentar dor de estômago, mucosas pálidas, taquicardia, fraqueza, letargia e sangue na urina. Em casos severos, pode ocorrer vômitos, diarreia e óbito.

Xilitol

gato comendo pão

O xilitol é muito usado como um substituto do açúcar em vários produtos, em especial para quem precisa controlar a ingestão desse composto. Então, você encontrará o xilitol na maioria dos produtos light e diet.

Em animais, a ingestão deste componente causa hipoglicemia drástica, o que pode resultar em depressão, ataxia, fraqueza, vômito e convulsões.

Tais sintomas costumam aparecer logo depois da ingestão – mais ou menos 30 a 60 minutos. Se o animal comer demais, um dos problemas mais graves é a falência do fígado.

Uvas e uvas-passas

gato com uvas

As uvas-passas e as uvas (e qualquer produto derivado delas – incluindo o suco) são muito perigosos para os animais, pois podem causar insuficiência renal e hepática, diarreia, vômitos e até a morte, em alguns casos.

E a intoxicação já acontece mesmo em pequenas quantidades.

Não é consenso ainda sobre qual é a substância tóxica que causa todos esses malefícios, mas provavelmente vem de uma nefrotoxina ou um choque anafilático que compromete os rins.

Abacate

cachorro com abacate

O abacateiro é uma planta altamente tóxica para o seu animal de estimação – todas as suas partes, incluindo o fruto.

Para que o animal se intoxique, a dose teria que ser grande, mas mesmo assim as toxinas presentes na polpa e na casca não são o único problema aqui, pois o caroço pode causar sufocamento. Se ingerido, pode causar bloqueio no intestino.

Como o abacate tem alto teor de gordura, o seu consumo pode ocasionar dores estomacais, vômitos e inflamação no pâncreas (pancreatite)

Álcool

cachorro com garrafa na boca

Obviamente que álcool – composto presente nas cervejas, vinhos e outras bebidas alcoólicas – não deve chegar nem perto da alimentação dos animais.

Isso porque o etanol é uma substância capaz de provocar depressão nos sistemas nervoso central e respiratório dos pets.

Casos mais graves podem levar à morte do animal, enquanto que os sinais gerais de intoxicação se caracterizam por redução de reflexos, ataxia, diminuição da frequência respiratória, alteração do comportamento e parada cardíaca.

Caroço das frutas

gato com maçã

Como foi comentado do caroço do abacate, a ingestão de caroços de quaisquer frutas, como ameixas, cerejas, pêssegos e até sementes (como de maçã) pode causar asfixia, assim como obstrução intestinal do pet.

Aliás, as sementes possuem glicosídeos cianogênicos – compostos de cianeto – que podem causar dificuldade respiratória, salivação em excesso, convulsões e coma.

Laticínios

gato tomando leite

É comum associarmos os gatos com leite, não é? Porém, repense. Essa bebida tem um teor bem alto de gordura, o que pode não ser algo perigoso, mas pode provocar gases e diarreia no felino.

Caso queira, pode dar pequenas quantidades de queijo e iogurte.

Já no caso de cães, a maioria é intolerante à lactose. Então, evite.

Macadâmia

cachorro e macadâmias

Esse tipo de noz é assustadoramente perigosa, pois a ingestão de cinco ou seis delas pode matar um cachorro por causa de uma toxina presente nela e ainda desconhecida.

A macadâmia pode provocar depressão, vômitos, tremores, fraqueza, convulsões, dores no abdômen, problemas digestivos, musculares e respiratórios, bem como hipertermia.

Casos associados ao consumo de macadâmia em pets demonstraram até paralisia!

Meu animal ingeriu algo proibido. E agora?

Se você notar que seu pet ingeriu algo que ele não deveria, procure entrar em contato imediatamente com o médico veterinário responsável mais próximo e de sua confiança.

É fundamental iniciar um tratamento o mais rápido possível.

Nunca, em hipótese alguma, tente receitas caseiras, pois pode piorar a situação do seu animal de estimação. 

Lembre-se sempre de manter os alimentos longe do alcance dos pets e garantir uma alimentação balanceada e completa de acordo com a espécie e características deles.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário