Início » Pets » O que você PRECISA saber para cuidar do seu porquinho-da-índia; fatos que precisam de sua atenção

O que você PRECISA saber para cuidar do seu porquinho-da-índia; fatos que precisam de sua atenção

Já pensou em como cuidar de um porquinho-da-índia? Assim como todos os animais de estimação, esse roedor precisa de cuidados especiais. Por isso, se você está pensando em ter um desse, fique atento aos cuidados.

Você sabia que apesar do nome, o porquinho-da-índia não é originado da Índia, mas sim da América do Sul? Pois é, acredita-se que seu nome venha de alguma confusão antiga, mas seja como for, hoje eles se tornaram animais domésticos muito populares no Brasil e no mundo. Se você deseja saber mais sobre como cuidar de um porquinho-da-índia, continue lendo! 

Cuidados com porquinho-da-índia

O que você PRECISA saber para cuidar do seu porquinho-da-índia; fatos que precisam de sua atenção

O porquinho-da-índia pode ser criado em casa e apartamento, porém, o ideal é que seja em um local sem a presença de outros animais, como cães e gatos. Por serem animais que são caçados na natureza, são uma espécie de fácil estresse e com instinto de fuga.

Esse animal fofissímo mede entre entre 20 e 25 cm e pode chegar a até 1kg. Além disso, possui  uma expectativa de vida de 5 a 6 anos. Veja os principais cuidados para se ter com o roedor.

Gaiola e casinha

É importante que seu porquinho-da-índia tenha espaço e conforto na sua casa nova, portanto, a gaiola ou cercadinho deve ser escolhida com cuidado. Para garantir o maior bem estar do seu bichinho, você deve optar por uma casinha com bastante espaço. Além disso, ele deve passar algum tempo em um espaço aberto, fora da gaiola, mas sempre em um local onde possa ser vigiado por seu tutor.

A casinha escolhida deve ter um piso sólido e forrado com feno e serragem. Coloque tocas e esconderijos na gaiola e não esqueça do bebedouro e comedouros. A higienização da casinha deve ser realizada com frequência, trocando o feno e a serragem periodicamente. Além disso, é importante realizar uma faxina quinzenal no local, incluindo peças como brinquedos, bebedouros e túneis.

Por ser um animal pequeno, o ideal é que ele sempre fique em um recinto cercado que o impeça de sair quando não devem. E se você tiver outros animais, evite que eles fiquem no mesmo ambiente.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Lembrando que é um animal sensível ao calor e que prefere temperaturas amenas, então tome cuidado para não deixá-lo em locais quentes.

Alimentação do porquinho-da-índia

A alimentação é um dos principais pontos de cuidados com o porquinho-da-índia, afinal, é por ela que ele vai receber os nutrientes essenciais para sua saúde. 

Ofereça opções variadas de alimentos, como vegetais frescos, ração específica e algumas frutas. Por ser um animal herbívoro, não ofereça nenhum tipo de carne para ele. Além disso, não esqueça de manter a água sempre limpa e fresca.

Cuidados com saúde e dentinhos

É importante ter um acompanhamento com um veterinário de confiança para garantir a saúde do pet, se desejar, você pode optar por um especialista em animais silvestres e exóticos. O veterinário irá orientar da melhor forma a respeito de todos os cuidados, desde alimentação a saúde.

As unhas e dentes do porquinho-da-índia precisam de cuidados constantes. As unhas devem ser aparadas com frequência e para os dentes, que nunca param de crescer, é importante oferecer objetos para serem roídos, como blocos de madeira, ajudando o porquinho a gastar seus dentinhos.

Em relação à higiene, o banho não é indicado como algo de rotina. Porém, dependendo do tamanho da sua pelagem, é necessária a escovação dos pelos. 

Socialização e exercícios

Porquinhos da índia são bichinhos ativos e que passam em média 20 horas do dia acordados, por isso, precisam de espaço para andar e brincar. São bichinhos que gostam de socializar e podem viver bem em dupla com outro porquinho.

Diferente de outros animais, o porquinho-da-índia não tem hábitos noturnos e prefere tirar vários cochilos durante o dia, ao invés de ter longas horas de sono. 

É aconselhável deixar o porquinho-da-índia em um ambiente seguro e de temperatura amena para que ele brinque e exercite. Brinquedos como túneis e rampas são uma opção para quem não possui muito espaço.

 

Antes de adotar um animal de estimação, busque todas as informações possíveis para garantir sua saúde e tenha certeza que você pode cuidar como ele merece. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Andresa Raposo é redatora especializada e fez parte da equipe do HomeIT. Possui experiência em redação para Decoração e "coisinhas" para casa.

Deixe seu comentário