Início » Pets » Alimentação do hamster: Entenda o que o roedor PODE e NÃO PODE comer para uma vida saudável

Alimentação do hamster: Entenda o que o roedor PODE e NÃO PODE comer para uma vida saudável

Assim como cães e gatos, o hamster conquista o coração de muitas pessoas. É uma espécie de roedor encantador, pequeno e peludo que exige cuidados mínimos.

O que mais queremos é ver nosso animal de estimação saudável e feliz, não é? No caso do hamster, a alimentação é um fator que precisa de muita atenção dos tutores.

Dessa forma, ela deve atender às suas necessidades nutricionais, sendo esta feita através de uma dieta balanceada.

Logo, entenda mais como funciona a alimentação do hamster e saiba que alimentos ele pode e não pode comer para garantir seu bem-estar diário.

Como deve ser a alimentação do hamster?

hamster comendo

Em primeiro lugar, você provavelmente sabe que esses pequenos roedores possuem rações específicas que já suprem todas as necessidades nutricionais do hamster, possuindo todos os nutrientes essenciais diários.

Aliás, procure deixar o comedouro do hamster sempre abastecido, pois ao contrário de outras espécies de animais de estimação, ele não irá comer mais do que deve.

Ou seja, dificilmente esse tipo de pet sofre de obesidade, então não há problema em deixar sempre comida disponível para ele!

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Outro detalhe importante é que qualquer decisão de mudar a alimentação do hamster deve ser feita de maneira gradual! Isso porque qualquer alteração imediata pode gerar problemas de saúde e estresse ao bichinho!

Além disso, a água do hamster deve ser fresca, filtrada e sem cloro! Troque-a diariamente e garanta que o bichinho tenha ela disponível o tempo todo.

O que um hamster pode comer?

hamster

Claro, algumas rações para hamster já são nutricionalmente completas e não há necessidade de incluir outros alimentos, porém se você quer complementar a alimentação do seu pequeno roedor, saiba que é fundamental oferecer pequenas porções.

O correto é nunca passar de 10% da quantidade diária de comida, ok?

Veja quais são os alimentos permitidos para seu hamster:

Grãos

É a base da alimentação do hamster. Em casos em que ele não se alimenta de rações próprias para a espécie, você pode dar, aproximadamente, uma colher de sopa de grãos por dia!

Como eles possuem proteínas e carboidratos, procure não exagerar na quantidade de alguns grãos, como é o caso das sementes de girassol ou amendoins, pois há chances de causar obesidade no roedor.

Frutas, verduras e legumes

Os hamsters amam algumas frutas, como é o caso das maçãs, morangos, peras, bananas e damascos. Dê pedacinhos pequenos com muita moderação!

hamster comendo maçã

Em relação aos vegetais, procure sempre opções orgânicas e frescas. O seu bichinho irá amar folhas de cenoura e vegetais verde-escuros, como brócolis. Tais alimentos são considerados petiscos na alimentação do hamster.

Aliás, alguns alimentos (vegetais e frutas) ricos em água e até mesmo alface não são indicados para esses roedores, pois podem causar diarreia. 

Se sobrar algum pedacinho de fruta ou vegetal no comedouro do hamster depois de 12 horas, retire as sobras para evitar que ele consuma algo estragado.

Procure fazer uma boa higienização antes de oferecer qualquer alimento.

Petiscos para hamster

Hoje em dia, no mercado de pets, existem petiscos próprios para hamsters, como biscoitinhos.

Da mesma forma, ofereça com moderação e certifique-se de que o produto é de qualidade e de procedência confirmada.

O que um hamster NÃO PODE comer?

hamster se alimentando

O sistema digestivo de um hamster é bem diferente de um ser humano, por isso certos alimentos nunca devem ser oferecidos a eles, afinal podem ser extremamente perigosos para sua saúde.

Confira abaixo quais são os alimentos proibidos para os hamsters: 

Frutas cítricas

Frutas cítricas são ácidas demais para esses bichinhos e podem causar lesões na boca ou mesmo no sistema gastrointestinal, ainda mais se ingeridas em grande quantidade.

Assim, preze pela segurança do hamster oferecendo as frutas permitidas, como mencionamos anteriormente.

Leite e derivados

Por curiosidade, esses pequenos roedores vão perdendo a capacidade de metabolizar a lactose conforme crescem – e isso não é uma característica exclusiva deles, mas sim da maior parte dos mamíferos.

Dessa forma, oferecer leite e derivados não é uma boa ideia. Como eles têm dificuldade na digestão, os hamsters podem sofrer com diarreias, desconforto abdominal e outros problemas do sistema digestivo.

Sem contar que esses alimentos são ricos em gordura, o que é péssimo para a dieta balanceada que um hamster precisa ter.

Alimentos industrializados

É óbvio: alimentos ultraprocessados são um poço de gorduras saturadas, aromatizantes, conservantes e outros compostos não somente prejudiciais ao ser humano, mas também para seu bichinho.

Portanto, nunca dê esse tipo de alimento a ele, pois pode causar sobrecarga de órgãos vitais, diabetes e obesidade.

O mesmo vale para alimentos fritos e açucarados – eles estão terminantemente proibidos na dieta do hamster!

Rações e petiscos de outras espécies

Mesmo se estiver com dificuldade de encontrar uma ração para seu hamster, jamais compre uma ração de gatos ou cachorros para alimentar seu roedor.

As necessidades nutricionais de cada espécie são distintas e uma alimentação incorreta pode causar sérios problemas de saúde ao animal.

Fique de olho para não ficar sem a ração e, caso precise, inclua os alimentos permitidos no dia a dia do seu pet. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

    Deixe seu comentário