Início » Pets » 7 alimentos SAUDÁVEIS para cachorros: descubra as opções que fazem bem ao seu pet

7 alimentos SAUDÁVEIS para cachorros: descubra as opções que fazem bem ao seu pet

Quando falamos de alimentos saudáveis para cachorros, você imediatamente pensa em comidas que você mesmo consome.

E é verdade. Alguns alimentos presentes em nossa cozinha são seguros para dar ao seu pet graças à riqueza em nutrientes.

Conheça agora uma lista de opções que serão benéficas aos cachorros e que servem como um complemento de suas dietas.

Mirtilos

cachorro com tigela de mirtilos

Pequeninos, os mirtilos são frutas de grande poder nutricional, pois contêm altos níveis de antioxidantes, que retardam os dados às células.

Como o assunto é pet, leia também:
Como ter um animal de estimação em espaço pequeno?

Além disso, eles podem melhorar a saúde do trato urinário. A cor azul-avermelhada dessa fruta sinaliza a presença de antocianinas, que possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, reduzindo risco de alguns tipos de câncer, protegendo as células cerebrais e a função da memória.

Para cães maiores, você pode oferecer o mirtilo inteiro. Já para os de porte pequeno, esmague-os para evitar engasgos. Entretanto, dê com moderação para evitar problemas estomacais ou ganho de peso.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Caldo de osso

cachorro lambendo tigela

O caldo de osso traz vários benefícios para o cachorro.

Basicamente, esse caldo é feito com ossos, cozidos em fogo baixo por um longo período de tempo – esse processo decompõe lentamente todos os nutrientes, tornando-os biodisponíveis para o corpo.

Dessa forma, esse alimento melhora a digestão, na desintoxicação do fígado, reduz a inflamação, alivia a dor nas articulações e fortalece ossos, músculos, tendões, articulações e ligamentos.

Porém, não para por aí: o caldo de osso pode melhorar a saúde da pele, suportar a função cerebral, estimular o sistema imunológico e fornecer minerais e aumentar sua absorção.

Portanto, é um super alimento para seu cachorro – e para humanos também!

Ovos

cachorro com tigela de água e comida

Os ovos já são conhecidos pelos seus benefícios à saúde, afinal é uma proteína completa e pode facilmente ser incluída na dieta do cachorro.

Além das proteínas e aminoácidos de alta qualidade, os ovos possuem gorduras, nutrientes e minerais capazes de fortalecer o sistema músculo-esquelético, o coração e o cérebro.

Aliás, para seu pet, procure cozinhar o ovo (e sem sal!). Se souber a origem do ovo (se ela for realmente segura), você pode oferecê-lo cru – caso contrário, evite.

Na quantidade, opte por uma unidade inteira se o cachorro é de porte grande. Para cães menores, meio ovo é suficiente. Você pode dar todos os dias ou em dias alternados, conforme deixar o cão mais confortável.

Cenouras

cachorro com cenouras na boca

As cenouras são alimentos saudáveis para cachorros, conhecidas pelo betacaroteno. E esse nutriente, encontrado em alimentos de tons laranja, podem aumentar a saúde imunológica, ajudar na saúde dos olhos e ainda melhorar a pele e o pelo do seu cachorro.

Como também tem muita fibra, a cenoura pode ser muito útil para o trato digestivo do pet.

Logo, é um lanche saudável quando oferecido cru. É de baixa caloria e os cachorros podem mastigá-la para ainda beneficiar os dentes e a gengiva.

De preferência, procure cortar as cenouras em pedaços menores. Se o seu cão não gostar do alimento cru, você pode cozinhar ou ferver. 

Outra dica é fazer um purê de cenoura e misturar à comida para elevar a quantidade de fibras e nutrientes.

Melancia

cachorro mordendo melancia

A melancia é extremamente nutritiva por conter antioxidantes, especialmente o licopeno, que ajuda a prevenir o câncer. 

Também, é uma fruta cheia de fibras (que auxilia na saúde do intestino), aminoácidos, potássio, magnésio e vitaminas A, B e C. O destaque da melancia é por sua enorme quantidade de água, que é boa para os rins e fígado.

Você pode compartilhar esse alimento com seu cachorro, desde que remova todas as sementes e a casca (ambos podem provocar obstrução intestinal), dando em pequenas quantidades.

Anchovas e sardinhas

cachorro cheirando sardinhas

As anchovas e sardinhas são pequenos peixes que possuem altos níveis de ácidos graxos saudáveis, ômega 3, além de outros compostos essenciais que podem melhorar a qualidade e a condição da pelagem e da pele do seu cachorro.

Inclusive, tais alimentos podem apoiar a saúde do coração, do cérebro e das articulações.

Como são fontes de cálcio, os peixes auxiliam na saúde dos ossos. Por isso, há uma grande oferta de minerais e vitaminas, assim como de proteínas.

Procure por enlatados que são embalados em água – e não em óleo, ok? Do mesmo modo, opte por versões sem adição de sal.

Você pode dar esse peixinho como petisco, tanto inteiro como em pedacinhos, ou ainda picar e colocar misturado com a ração.

Dê com moderação: cães menores podem consumir de duas a três anchovas por dia, enquanto que cães maiores podem comer até cinco.

Folhas verdes-escuras

cachorro comendo vegetais

Por último dos alimentos saudáveis para cachorros, temos a opção dos vegetais folhosos escuros, como espinafre e couve. Tais alimentos são ricos em fitonutrientes, lhes conferindo benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios, sendo ricos também em cálcio, ferro, vitaminas A, C e K, potássio e muita fibra.

Para dar ao seu pet, procure lavar bem as folhas para garantir que não haja nenhum resquício de pesticida.

Assim, você pode oferecer as folhas, quebrando-as em pedacinhos e colocando-as na comida do cachorro. Porém, é possível cozinhar ou refogar para depois misturar à ração. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

    Deixe seu comentário