Início » Decoração » Banheiro brasileiro x banheiro americano; entenda as diferenças

Banheiro brasileiro x banheiro americano; entenda as diferenças

Se você já teve a oportunidade de viajar para os Estados Unidos, certamente percebeu que as diferenças culturais vão além da língua e da culinária. Um aspecto que pode passar despercebido, mas que faz parte do nosso dia a dia, é a maneira como os banheiros são projetados e utilizados.

Vamos explorar as distinções entre o banheiro brasileiro e o banheiro americano para entender como esses espaços refletem aspectos culturais e práticos de cada sociedade.

Estrutura física

O primeiro ponto de destaque são as diferenças estruturais. Enquanto os banheiros brasileiros muitas vezes apresentam um espaço compacto, os banheiros americanos costumam ser mais amplos.

banheiro estilo americano clean

Nos Estados Unidos, é comum encontrar banheiros espaçosos, com uma área dedicada para banheira e chuveiro separadamente.

banheiro com chuveiro e banheira separados

Falando nisso, o uso da banheira é muito mais comum por lá do que por aqui. É muito utilizada inclusive juntamente ao chuveiro, e neste caso, o uso de cortinas de plástico é muito comum por lá.

banheiro americano com banheira e cortina

Outra questão muito comum relacionada a estrutura é o uso de janelas. No Brasil priorizamos a ventilação e iluminação natural sempre que possível, já os americanos são mais habituados a dispensar este elemento se necessário, e utilizar a ventilação mecânica para a circulação do ar.

marcenaria azul com dourado no banheiro

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Higiene

Encanamentos americanos são próprios para receber papel higiênico, o que significa que você não irá encontrar lixeira ao lado da bacia sanitária por lá. Após o uso, o papel higiênico é descartado no sanitário.

A limpeza também é feita de forma diferente. A estrutura de uma casa americana é normalmente feita em wood frame, o que significa que não há laje entre os andares. Sendo assim, não é comum jogar água diretamente no piso no banheiro – exceto no box que recebe uma camada impermeabilizante.

banheiro com piso azul e marcenaria amadeirada

Design

O design americano é muito conhecido, e tem características marcantes do design provençal.

A marcenaria costuma ser executada em madeira com pintura, e as portas recebem molduras, que chamamos de portas almofadadas. Os puxadores possuem mais detalhes e os metais tendem a ser mais arredondados, com características de um design mais antigo.

banheiro com marcenaria provençal cinza

Também é muito comum o uso do ladrilho hidráulico no piso e boiserie nas paredes (molduras confeccionadas com perfis rodameio), trazendo personalidade ao ambiente.

banheiro com ladrilho hidraulico

Essas diferenças, aparentemente simples, revelam as nuances culturais e as preferências práticas que caracterizam cada sociedade.

Ao entender essas particularidades, ganhamos uma visão mais abrangente das diversas maneiras como diferentes culturas abordam aspectos cotidianos da vida, até mesmo algo tão simples como o design e uso de um banheiro.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Arquiteta formada pela UTFPR e Mestre em Engenharia da Construção Civil pela UFPR na área de sustentabilidade. Acredito que a arquitetura tem o poder de influenciar a vida das pessoas, e se tratada com cuidado e empatia, pode transformar o modo como você se relaciona com o seu lar, gerando uma sensação única de pertencimento e bem-estar. "Arquitetura não é sobre ver, é sobre sentir."

Deixe seu comentário