Início » Jardinagem » Seu jardim nunca mais será o mesmo ao descobrir como cultivar cravos corretamente

Seu jardim nunca mais será o mesmo ao descobrir como cultivar cravos corretamente

Confira, aqui, como cultivar cravos de maneira correta e transforme seu jardim, garantindo flores coloridas e ornamentais!

Os cravos são plantas que dão cor e alegria para o jardim! Além disso, são ornamentais e conferem mais beleza para esse espaço, especialmente em época de floração.

Gosta da planta e quer tê-la em seu jardim, mas não sabe como cultivar cravos? Então, este artigo é perfeito para você! Continue a leitura e descubra como plantar e como cuidar de cravos em casa!

Como cultivar cravos

Seu jardim nunca mais será o mesmo ao descobrir como cultivar cravos corretamente

O cultivo do cravo é mais simples do que parece! Dá para fazê-lo diretamente no chão ou em vaso, atendendo diferentes perfis de residência, como casas com quintal e apartamentos com varanda. Veja, a seguir, como plantar:

Encontre a localização ideal

A planta precisa receber pelo menos 4 horas de sol direto por dia. Somente assim conseguirá uma boa floração. O ideal é que seja o sol do começo do dia ou do fim da tarde, que é menos intenso.

Por isso, tenha o cuidado de escolher um local que recebe o sol nesse período! Se for plantar em vaso, fica mais fácil movimentar a planta até um local mais iluminado quando necessário.

arranjo de cravos

Escolha o vaso perfeito

Decidiu cultivar cravo no vaso? Então, é essencial escolher um perfeito, pois um inadequado pode prejudicar o desenvolvimento da planta.

O vaso perfeito deve ser escolhido com base em três pontos, que são a temperatura, a drenagem e o espaço. No que se refere à temperatura, os cravos são plantas que preferem clima ameno. Por isso, os vasos de concreto ou cerâmica são as melhores opções, pois oferecem um controle de temperatura melhor.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Sobre a drenagem, sempre escolha um vaso com material poroso, para permitir o escoamento do excesso de água. Dessa forma, conseguirá evitar o apodrecimento de raízes.

Já sobre o espaço, tenha em mente que a planta consegue se adaptar bem a recipientes menores. Portanto, a indicação é de que o vaso tenha, no mínimo, 20 centímetros de diâmetro e 30 centímetros de profundidade.

cravos plantados

Prepare a terra

A preparação da terra deve ser com adubação adequada para plantar cravos. Recomenda-se que misture a terra e o adubo, preferencialmente o húmus de minhoca, que é uma opção fácil de ser encontrada em lojas especializadas.

Plante as sementes

Depois da preparação da terra, chegou o momento de plantar as sementes. Para isso, faça um buraco de cerca de 10 centímetros e coloque a semente dentro dele. Finalize cobrindo com a mistura de terra e adubo.

Se decidir plantar vários cravos no mesmo espaço, deve-se respeitar uma distância de 10 centímetros entre as plantas. Dessa forma, a flor terá espaço suficiente para se desenvolver.

As sementes do cravo geralmente germinam entre cinco e dez dias após a plantação. Durante esse período, mantenha o vaso em uma área iluminada por 4 horas por dia e a terra sempre úmida, não encharcada.

A floração demora de 30 a 40 dias para acontecer. Em espécies de cravo perenes, o florescimento é contínuo, portanto, todo ano, desde que tenha os cuidados necessários com a planta.

cravos rosas

Como regar cravo?

A rega deve ser feita sempre que notar que a terra da planta está ficando seca. O ideal é mantê-la úmida, o que ajudará no seu desenvolvimento. Evite o excesso de água, pois pode apodrecer as raízes, bem como prejudicar sua floração e facilitar o surgimento de fungos.

Em temporadas mais quentes, como a de verão, terá de regar a planta mais vezes, pois há uma maior evaporação da água. No inverno, as regas podem ser mais espaçadas, o que evitará que a terra fique encharcada.

Preciso adubar o cravo periodicamente?

Indica-se que o processo de adubagem seja feito pelo menos uma vez por ano, enriquecendo-o com matéria orgânica. Assim, a planta terá condições suficientes para crescimento e desenvolvimento.

O período ideal para realizá-la é no de floração. Recomenda-se evitar os adubos à base de amônia, pois são prejudiciais à planta e comprometem seu desenvolvimento.

cravos

Como podar cravo?

As podas devem ser feitas com o corte de flores secas, para prolongar o período de floração.

Para realizar esse processo, recomenda-se utilizar uma tesoura própria para poda e remover somente flores, folhas e caules em tonalidades marrom e amarelada.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário