Início » Decorando » Como escolher cor para sofá? Veja essas dicas e inspirações para acertar na decoração da sala

Como escolher cor para sofá? Veja essas dicas e inspirações para acertar na decoração da sala

Você sabe como escolher cor para sofá? O móvel não apenas garante conforto para o ambiente, como também pode ser o item de mais destaque.

Logo, na hora de comprar um modelo de sofá, procure analisar a questão da cor, levando em consideração alguns fatores importantes.

Para lhe ajudar, separamos essas dicas e orientações para não errar na decoração da sala de estar e garantir um bom visual ao espaço.

O sofá será destaque ou uma peça discreta?

sofá cinza em sala de estar

O ponto de partida da escolha da cor para sofá vem de um simples questionamento: você deseja que o móvel se transforme no destaque da sala ou algo mais discreto?

Você vai adorar ler:
Tendências de sofás para 2023!

Dessa forma, ao responder essa pergunta, você consegue restringir suas opções.

Ou seja, se você quer que o seu sofá seja ousado, cores vivas irão funcionar melhor, enquanto que tons neutros darão uma aparência sutil ao ambiente, embora continue elegante. 

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

A melhor alternativa depende do seu gosto pessoal. Por exemplo, se você é uma pessoa com um guarda-roupas cheio de peças coloridas e variadas, talvez vá gostar de sentar em um sofá brilhante todos os dias. Por outro lado, se você é mais simples, pode se sentir desconfortável.

Para um sofá neutro, há a possibilidade de estilizar a peça com almofadas e mantas.

Analise se um tom claro ou escuro funcionará melhor

sofá de tom cinza em sala de estar

Ao decidir se vai optar por uma cor “brilhante” ou sóbria, outra sugestão é pensar em qual será a melhor tonalidade para seu ambiente. 

Nesse caso, você precisa considerar as características da sala de estar – aposte em uma tonalidade para sofá que contraste com o piso, por exemplo, pois isso garante que o móvel se torne um ponto focal da área.

Se a sua sala tem um piso de madeira escura, um sofá de cor clara pode ser a melhor escolha. Agora, se há um tapete creme, um sofá com um tom mais escuro é melhor do que um de tonalidade semelhante, pois fará com que o espaço fique muito monocromático.

Outro detalhe a ser considerado é a localização do sofá. Se ele for instalado em frente a uma janela que permite uma boa entrada de luz natural, o mais aconselhável é uma cor mais clara.

Isso acontece porque determinadas coberturas de sofá podem ficar descoloridas se ficarem longos períodos expostas à luz solar direta.

Pense sobre o futuro

sofá em L em tom claro

O sofá é um investimento, por isso é preciso que o seu móvel resista ao teste do tempo. E o que isso quer dizer? Que não somente você precisa comprar uma peça de alta qualidade, mas um que tenha um estilo que você vai gostar por anos.

Uma sugestão é evitar as cores que são tendências, já que elas serão empolgantes no momento, mas depois de algum tempo já sairão da moda.

Pense em uma cor que você sempre gostou de usar ou que já está presente em sua casa.

Aliás, em caso de mudanças para uma nova casa ou apartamento, um sofá neutro pode ser uma ideia interessante, já que ele pode combinar com o ambiente mais facilmente.

Escolha um tom que funcione com vários esquemas de cores

sofá verde em sala neutra

Lógico, é bom escolher uma cor que combine com você, assim fica muito mais fácil redecorar o espaço ao redor do sofá sem a necessidade de comprar novos móveis.

Nesses casos, os tons neutros permanecem como os mais fáceis de trabalhar, porém não precisa ficar preso a eles.

Se é de sua vontade ter um sofá colorido, tudo bem. Ele pode funcionar, desde que escolha uma cor mais versátil. Por exemplo, é fã do verde? Que tal apostar em um tom verde-oliva ou esmeralda?

Considere seu estilo de vida

sofá rosa em sala

Alguns fatores que você deve levar em consideração e que envolvem o seu estilo de vida são:

  • Presença de crianças (ou se planeja ter filhos em um futuro próximo);
  • Presença de animais de estimação;
  • A frequência com que você entretém amigos e familiares;
  • Como você e as pessoas que moram consigo são organizados;
  • Função do sofá.

Em resumo, fique longe de sofá de cores claras se tem filhos ou animais de estimação, pois eles não escondem manchas. A mesma coisa pode ser dita se você tem o costume de se divertir ou gosta de aproveitar refeições casuais no sofá.

Para isso, escolha uma cor para sofá em tons mais escuros.

Se você mora só ou apenas com outros adultos, um sofá particularmente claro, como branco ou creme, pode valer o risco – se confiar que todos cuidarão bem do móvel. Caso contrário, dê adeus para a ideia de tal cor para sofá.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário