Início » Organizando » 5 dicas para espantar pombos na casa, pátio ou varanda: aprenda técnicas infalíveis e sem crueldade

5 dicas para espantar pombos na casa, pátio ou varanda: aprenda técnicas infalíveis e sem crueldade

Confira dicas infalíveis que vão te ajudar a espantar pombos de sua casa, mantendo-a mais segura e limpa

É comum encontrar pombos pelas ruas, mas pode ser que eles também apareçam em outros locais: na sua casa, pátio ou varanda. Quando isso acontece, é comum ter medo do animal, pois ele é famoso por transmitir doenças.

No entanto, não precisa ficar com receio de se contaminar! A dica é que espante os pombos de seu lar de maneira segura, sem colocar em risco sua saúde ou a vida do animal. A seguir, você descobre como isso é possível!

Os pombos podem causar doenças?

5 dicas para espantar pombos na casa, pátio ou varanda: aprenda técnicas infalíveis e sem crueldade

Sim, eles podem transmitir zoonoses importantes que precisam ser tratadas para evitar complicações. Entre elas está a criptococose, que é popularmente conhecida como a doença do pombo. Trata-se de uma infecção provocada por fungos que se reproduzem nas fezes do animal.

Entenda também:
Pássaros de estimação: 5 espécies permitidas

Se esses fungos forem inalados, eles chegam ao pulmão e migram ao sistema nervoso central. Entre os sintomas estão a febre, dor de cabeça e tontura. Se não for tratada, a criptococose evoluir e provocar uma meningite.

Além dessa doença, a pomba também pode provocar salmonelose, que é uma infecção pela bactéria Enterobacteriaceae. Ela é responsável por causar a intoxicação alimentar, resultando em vômito, diarreia e febre.

Também pode causar ornitose (doença provocada pela bactéria Chlamydia psittaci) e histoplasmose, que é uma infecção sistêmica por fungo e dá sintomas parecidos com os da gripe.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Como espantar pombos de sua casa

pombos no chão

Há várias maneiras de espantar pombos de sua casa! Abaixo, apresentamos algumas das principais. Elas se caracterizam por serem seguras para você e aos animais, bem como simples de reproduzir. Confira:

1. Utilize uma rede antipombo

Esta é uma dica boa para casos de invasão de varandas por pombos. Neste caso, basta instalar a rede, que impedirá a passagem do animal, mudando seus hábitos. Depois que os pombos sumirem, você pode retirar a rede.

2. Aposte em refletores

Ao bater em uma superfície refletora, o sol forma um prisma que incomoda a visão dos pombos. Para garantir esse efeito, basta utilizar fitas refletoras ou materiais metalizados nos lugares em que os animais ficam. Desse modo, conseguirá espantá-los definitivamente de seu quintal.

3. Coloque superfícies inclinadas

As pombas não gostam de pousar em superfícies inclinadas. Por isso, uma boa dica para afastá-las é instalar esse tipo de superfície nos locais em que as aves mais pousam.

Você pode investir em grades, parapeitos e demais tipos de superfícies em 45º. Quando notar que as pombas se afastaram definitivamente, é possível retirar as estruturas.

4. Obstrua o local de pouso

As aves têm o costume de pousar em locais em que não apresentam nenhuma dificuldade para permanecer, seja em pé ou sentadas. Se notar que elas sempre pousam num mesmo local, a dica é obstrui-lo com objetos específicos.

E não se trata de nenhum objeto caro! Na realidade, indica-se o uso de espículas, espetos, entre outros itens, tendo maior praticidade para espantar os bichos naturalmente.

5. Use repelente de pombo

O repelente de pombo é uma alternativa interessante para afastar o animal de telhados, jardins e varandas. Trata-se de um produto que está disponível em gel ou versão líquida.

Ele é seguro, pois é feito à base de plantas, sem ser tóxico para animais ou humanos. Ele tem funcionamento simples: o produto exala um odor que irrita o olfato do pombo, fazendo com que se afaste.

Como evitar pombos em sua casa

pombo no telhado da casa

Conseguiu espantar os pombos e quer evitar que eles voltem? Então, saiba que existem algumas medidas de prevenção que você pode usar no dia a dia. A seguir, listamos as mais eficientes:

Não alimente os pombos

Se os pombos recebem alimentos, certamente eles retornarão com maior frequência e se instalarão em seu lar. Portanto, não os alimente!

Não deixe lixeiras abertas

Sempre que possível, verifique se as lixeiras estão abertas e feche todas. As aves se alimentam de restos de comida. Se elas encontrarem esses resíduos em seu lar, voltarão com mais frequência.

Tenha uma rotina de limpeza

O ideal é que adote uma rotina de limpeza de seu lar, evitando deixar resíduos no chão e móveis, principalmente de alimentos. Restos devem ficar no lixo, que precisa permanecer tampado para não atrair pombos e outros animais, como insetos e roedores que também podem provocar doenças.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário