Início » Pets » 5 pássaros de estimação: conheça as espécies permitidas que você pode cuidar em casa

5 pássaros de estimação: conheça as espécies permitidas que você pode cuidar em casa

Já falamos muito sobre cães e gatos, mas e quanto aos pássaros de estimação? O quanto você sabe sobre as aves domésticas e como elas também podem encantar o seu lar?

Pois é, com personalidades marcantes, tais pets podem ser uma ótima companhia se você está buscando um amiguinho.

No entanto, embora exista uma variedade imensa de pássaros, nem todos são apropriados – e permitidos – para conviver com seres humanos. Dessa maneira, acompanhe essa lista de espécies que você pode cuidar em casa sem problema algum e orientações importantes.

Calopsita

calopsita

A calopsita é aquela ave exótica conhecida por ser divertida e um bichinho ideal para apartamentos!

Não deixe de ler:
Como o animal de estimação pode ajudar na nossa saúde?

Fisicamente, sua plumagem possui tons vibrantes, em maioria em cinza ou branco, junto de uma crista amarela – que também é a cor de sua cabeça. Há pequenas manchas avermelhadas sob os olhos e bico.

Aliás, a calopsita é um pet muito simpático e carinhoso com seu companheiro humano, capaz de imitar a fala e outros sons do ambiente. 

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

É um pássaro inteligente, que gosta muito de cantar e brincar. Durante o dia, é possível deixá-lo livre pela casa, mas na hora de dormir, é fundamental colocá-lo em uma gaiola coberta e espaçosa, pois a ave se assusta com facilidade.

Sua alimentação, em geral, envolve alpiste, ração, legumes e frutas.

Canário

canário

O canário é aquele popular pássaro cujo canto deixa todas as pessoas apaixonadas. Essa espécie é muito inteligente e pode aprender inúmeros ritmos, desde que a ave os ouça de forma repetitiva.

Embora sejam conhecidos pelo canto, o canário também pode apresentar uma personalidade insegura, então a sugestão é sempre dar a ele um canto confortável e espaço – uma dica é incluir um ninho para que tenha um refúgio.

Porém, é interessante comentar que a ave é de clima tropical, por isso climas frios podem não ser benéficos para ela.

Essa graciosa ave pode ser encontrada em várias cores, como amarelo, verde, laranja, vermelho, azul, preto, entre outros.

Na alimentação, use rações e alpistes, sendo possível também adicionar alguns vegetais.

Cacatua

cacatua

É fácil de reconhecer a cacatua: seu bico arredondado e a crista enorme (que se move conforme para cima ou para baixo conforme o seu humor) chamam a atenção. Nas cores, esse pássaro de estimação pode ser tanto cinza quanto branco.

A cacatua é extremamente sociável, portanto ela adora atenção de humanos e até mesmo de outras aves de sua espécie.

Procure nunca deixá-la sozinha por muito tempo, pois ela tende a ficar deprimida. Da mesma maneira, permita que ela tenha liberdade para voar e socializar dentro de casa. 

Quando ela está bem à vontade, a cacatua pode falar bastante, cantar e até dançar. Basta indicar um pequeno ritmo que ela fará os movimentos.

Na dieta, dê frutas, como peras, maçãs, pêssegos, entre outras opções.

Não é um animal de estimação indicado para crianças.

Periquito

periquito

Entre os pássaros de estimação, podemos ainda destacar o periquito, que não é somente popular no Brasil, como no mundo todo, ainda mais por tutores de primeira viagem.

Além disso, o periquito é um animal bem sociável e inteligente, com uma alimentação simples baseada em frutas e sementes.

Existe uma recomendação de que ele conviva com outros de sua espécie, então, de preferência, tenha dois – um macho e uma fêmea – para que ele não se sinta sozinho ou triste, pois tal ave é um bichinho bastante “carente”.

Procure ter um espaço amplo para tal pássaro, colocando alças e um ninho. A limpeza de tais itens deve ser diária, mas não é demorada: para isso, use água com bicarbonato de sódio que já terá uma higienização eficaz.

Em termos de cores, o periquito pode ser visto em inúmeras cores, desde a cabeça até as asas.

Para crianças, essa ave é excelente, mas é ideal que seu manuseio seja desde filhote para que não tenha problemas.

Papagaio

papagaio

Também chamados de louros e jerus, os papagaios são os queridinhos dos pássaros de estimação, afinal sua bela plumagem, inteligência e capacidade que têm de imitar sons deixam todo mundo surpreso.

São animais sociáveis e afetuosos, mas é interessante que o tutor tenha pelo menos experiência para ter um bichinho desses em casa.

Além disso, é fundamental que essa ave tenha uma gaiola grande, só que ela precisa ter liberdade para voar livremente pela casa em grande parte do dia, já que isso evita problemas de comportamento, como estresse.

A dieta do papagaio envolve frutos e sementes, bem como insetos e até carne.

Vale mencionar que a criação de papagaios no Brasil só é permitida pela legislação através de um certificado de autorização. Essas aves são animais silvestres e tal certificado impede o tráfico ilegal.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

    Deixe seu comentário