Como Limpar Sofá? Como tirar manchas? Dicas de limpeza

Um dos principais móveis da sala, o sofá é o alvo certeiro de um descanso rápido logo depois de um dia cansativo de trabalho ou mesmo para se aconchegar a um ente querido para assistir a alguma programação na televisão.

Embora existam modelos com os mais variados designs e versatilidade, todo sofá – independentemente de seu tecido e forma – exige uma limpeza, afinal é um móvel que não será trocado com frequência. Mantê-lo em bom estado é de fundamental importância evitando imprevistos e constrangimentos.

Como limpar o sofá? Preste atenção ao tecido!

Toda limpeza de um sofá deve ser iniciada por um aspirador de pó ou mesmo através de uma escova de cerdas macias – a ideia é eliminar a poeira e a sujeira.

Entretanto, cada tipo de tecido pode exigir um tipo de limpeza diferente, respeitando o que estiver descrito na etiqueta do seu móvel, está bem?

pessoa limpando sofá

De toda forma, você pode aproveitar algumas orientações para alguns tecidos, veja só:

Linho, tecido e veludo

Utilize um pano limpo e o umedeça com uma mistura simples de água morna e vinagre branco (a quantia é de um litro de água para ¼ de vinagre). Passe no sofá e deixe que o móvel seque naturalmente.

Você pode aproveitar essa forma de limpeza uma vez por mês, pois o vinagre branco tem a capacidade de tirar o cheiro e deixar o tecido do sofá macio.

Courino, napa ou couro

homem limpando sofá

A solução de limpeza envolve um pano úmido em uma solução de água e detergente neutro. Para a conservação do couro, aplique silicone líquido ou vaselina com o auxílio de uma flanela – assim, se evita rachaduras!

Limpe o sofá dessa forma a cada 3 meses. Somente tome cuidado com o tipo de couro, pois alguns são mais delicados em relação ao produto e pode ser manchado. A dica é chamar uma empresa especializada para limpar o sofá corretamente!

Em limpezas do cotidiano, utilize um espanador.

Camurça

Esse tipo de tecido deve ter cuidados: umedeça levemente um pano em água e acrescente detergente neutro (isso varia conforme o nível de sujeira do móvel).

Escove esse tipo de sofá uma vez por semana com uma escova própria para tal tecido.

Como retirar manchas do sofá?

pano sobre um sofá

O aparecimento de manchas no sofá, causadas por acidentes ou descuidos, pode acabar com o visual do móvel. Para isso, o intuito é descobrir tal mancha o mais rápido possível e fazer sua limpeza o quanto antes!

Saiba como remover alguns tipos mais comuns:

  • Refrigerante: aplique detergente líquido incolor e água,
  • Vinho e café: utilize um papel toalha para absorver o máximo do líquido derramado, fazendo com que o papel inicie pela borda da mancha em direção ao centro para evitar que ela fique maior.

Depois, despeje um pouco de água com gás (ou água tônica) para que o líquido restante borbulhe e suba à superfície. Limpe novamente com papel toalha, sem esfregar.

  • Batom: passe álcool e retire o excesso com um papel toalha,
  • Gordura: forme uma espuma misturando água e detergente neutro (a medida é 1 copo de água morna para ¼ do detergente).

Passe a mistura, com o auxílio de uma esponja, sobre a mancha e deixe que o produto atue por 15 minutos. Depois, limpe – de fora para dentro – com um pano ou papel toalha.

Deixe que o sofá seque o local por conta, mas pode passar um pano seco antes.

Dicas para uma boa limpeza de sofá

pessoa limpando sofá

Não somente produtos caseiros podem ser usados na limpeza do seu sofá, mas os próprios produtos desenvolvidos para este móvel.

Caso você note que o seu sofá é alvo frequente de manchas e sujeiras, que tal apostar em uma impermeabilização? O processo ajuda bastante na conservação, embora tenha um custo elevado.

Outras dicas de itens que podem ajudar na hora de limpar sofá são:

  • Lenços umedecidos,
  • Salpique bicarbonato de sódio por cerca de 30 minutos para que elimine odores e ajude na sua limpeza,
  • Use higienizadores a vapor.

Para evitar sujeira e manchas, que tal evitar comer no sofá? Mesmo que pareça um local bem atraente para relaxar, fazer qualquer lanche naquele móvel não é nada indicado. Aliás, sempre que estiver com alguma bebida próxima ao sofá, procure depositar o copo em alguma mesa próxima ao sofá ou em outro suporte.

Gostou das dicas de limpeza? Então, confira, também, Como limpar piscina e manter ela sempre limpa?


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply