Início » Plantando » Como plantar abacaxi em vaso? Conheça a forma correta e os cuidados que você precisa ter

Como plantar abacaxi em vaso? Conheça a forma correta e os cuidados que você precisa ter

Você quer plantar abacaxi em vaso? Para conseguir isso, você precisa levar em consideração alguns cuidados!

Admita: oferecer aquela sobremesa deliciosa com uma fruta que colheu diretamente do seu jardim ou quintal é algo sem igual, não é? 

O processo de plantio do abacaxi em um vaso não é difícil, então fique de olho nas dicas abaixo. Continue lendo!

É possível plantar abacaxi em vaso?

abacaxi crescendo em vaso

O abacaxi é uma das frutas mais populares do Brasil. E para a saúde, ela é muito importante por ser rica em vitaminas A, B e C, além de cálcio e potássio.

Leia também sobre:
Como plantar melancia?

Com inúmeros benefícios, é uma planta que merece um lugarzinho em seu quintal ou jardim, mas nem todo mundo tem tanto espaço assim.

Contudo, o que muita gente não sabe é que o abacaxi pode ser plantado em vaso através de um sistema de plantio simples.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Primeiro, garanta um espaço adequado e compatível com a planta, ok? Para se ter uma ideia, as folhas do abacaxizeiro podem chegar até 1 metro de altura!

Já em relação ao tempo de desenvolvimento da fruta, o abacaxi pode demorar de 16 a 24 meses até chegar na fase perfeita – isso é uma média – e se notar, é algo diferente de outras plantas, como temperos, não é?

Logo, esse é outro detalhe que deve considerar: você não terá sempre um abacaxi fresco e pronto para consumir quando quiser. 

Passos para plantar o abacaxi em vaso

coroa de abacaxi em copo de água

Para cultivar abacaxi em vaso, você precisa de sua coroa, pois é a partir dela que haverá a brotação das futuras raízes.

Portanto, é crucial que você escolha a fruta certa: o abacaxi deve estar “no ponto”, isto é, nem verde e nem maduro demais para que tudo dê certo.

Depois, siga com esses cuidados:

Faça os cortes para as mudas

Para começar, faça as mudas – e isso exige um corte certeiro para recolher a coroa. Para tanto, meça aproximadamente 2 centímetros (ou 2,5 centímetros) na extremidade da polpa.

Remova as folhas e a casca ao redor da polpa para que o miolo fique exposto. Isso é fundamental para que a coroa consiga lançar as raízes para fora – repare que haverá uma parte amarelada e firme: essa é a área onde haverá a germinação delas.

Procure deixar o miolo em um copo (ou outro recipiente que achar mais conveniente) com água filtrada, tomando cuidado para que não molhe as folhas ou mesmo deixá-las submersas.

Em cerca de duas semanas, você notará que haverá raízes novas.

Escolha do vaso e atenção para o solo

Para uma planta como o abacaxizeiro, um vaso de 15 centímetros (tanto de diâmetro quanto de altura) é suficiente para que as raízes se desenvolvam de início.

O uso de um vaso menor é essencial. Apenas depois de mais ou menos um mês, você pode fazer a troca para um vaso maior, geralmente de 25 centímetros de diâmetro e altura.

abacaxi plantado no vaso

Claro, na questão do solo, preste atenção: o substrato ideal para o abacaxi precisa ser dividido em três partes. Geralmente, a divisão é em uma de areia, uma de composto vegetal e outra de condicionador de solo, usando esfagno, turfa ou vermiculita.

Há ainda a recomendação de preparar a terra em duas partes de terra fibrosa, uma de turfa e outra de areia, todas misturadas.

O que importa é que os produtos sejam de qualidade e realmente esterilizados para que não ocorra chance de trazer doenças à sua muda de abacaxi.

Para colocar o abacaxi no vaso, é simples: ajeite-o no buraquinho e deposite a terra ao redor da coroa. Enterre de maneira delicada as raízes, garantindo que a terra cubra-as por completo.

Regas

Vale mencionar que o vaso com sua mudinha de abacaxi precisa estar em um local com bastante luz – onde ela possa receber, pelo menos, de quatro a seis horas de sol – e com uma temperatura média de 25ºC.

Nos cuidados com as regas, procure pulverizar com água até duas vezes por semana, sempre na coroa.

Não molhe diretamente a terra, pois isso pode apodrecer as raízes.

Uma ideia é que, ao invés da pulverização (se ela não for o suficiente), use um prato embaixo do vaso furado e coloque a água nele, assim a terra irá absorvê-la.

abacaxi no vaso

Adubação

Você também deve considerar a adubação de seu abacaxi em vaso. Nesse caso, ela é sugerida a cada três meses.

Para ter certeza que está oferecendo os nutrientes necessários para o abacaxi crescer de forma saudável, procure adubos específicos para sua frutificação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário