Início » Plantando » Como plantar e cuidar da kalanchoe; a flor da fortuna que você PRECISA ter em sua casa

Como plantar e cuidar da kalanchoe; a flor da fortuna que você PRECISA ter em sua casa

Descubra, aqui, dicas sobre como plantar e cuidar da kalanchoe, popularmente conhecida como flor da fortuna!

A kalanchoe, popularmente conhecida como flor da fortuna, é uma planta de cultivo fácil e manutenção simples. Portanto, é perfeita para se ter em casa!

Trata-se de um tipo de suculenta com ótima adaptação a ambientes internos e externos. Ela dá flor e deixa o ambiente muito mais colorido e vivo. Descubra, aqui, como plantar e cuidar da kalanchoe!

Como deve ser o ambiente ideal para plantio?

Como plantar e cuidar da kalanchoe; a flor da fortuna que você PRECISA ter em sua casa

Recomenda-se que o ambiente tenha temperatura entre 13ºC e 29ºC, com bastante luminosidade. Dê preferência para espaços quentes e úmidos, se for plantar no jardim.

Além disso, recomenda-se que a planta seja cultivada em sombra parcial. Deve ficar exposta ao sol por cerca de duas horas, preferencialmente o sol do começo da manhã ou final da tarde, pois são mais suaves e não danificam a planta.

Como plantar kalanchoe?

Como plantar kalanchoe
Como plantar kalanchoe

O plantio pode ser em vaso em direto no solo de seu jardim. O solo precisa ser fértil, portanto, se não for faça uma adubação prévia para aumentar as chances de a planta pegar e vingar, crescendo com saúde.

Dê preferência para o adubo orgânico para suculentas. Caso não consiga encontrá-lo, dá para usar o adubo NPK 4-14-8 ou 08-09-09, que tem nutrientes que a planta precisa.

Além disso, a terra deve ser leve e bem drenada. Se for plantar em vaso, recomenda-se que o recipiente tenha furos para facilitar a saída do excesso de água da rega.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Veja, a seguir, um passo a passo para plantar kalanchoe de forma correta:

  1. Misture uma parte de terra comum, com a mesma quantidade de terra vegetal e duas partes de areia. Se não for usar a terra vegetal, use um adubo orgânico ou químico seguindo as recomendações do fabricante que constam na embalagem;
  2. Plante a muda de kalanchoe;
  3. Faça a primeira rega, evitando o excesso de água. Deixe a terra úmida, apenas.

Como deve ser a rega da kalanchoe?

Como deve ser a rega da kalanchoe
Como deve ser a rega da kalanchoe

Lembre-se que a planta é um tipo de suculenta, portanto, possui maior capacidade de retenção de água e não precisa de regas frequentes. Logo após o plantio, indica-se que a rega seja feita duas vezes por semana.

Após esse período, dá para espaçar as regas. O ideal é que verifique como está a terra da planta. Se estiver começando a ficar seca, esse é o momento certo para a rega.

Durante esse processo, tenha cuidado para não encharcar a terra. Ela deve ficar úmida e não ensopada. Dessa forma, conseguirá evitar o apodrecimento das raízes da planta.

Além disso, água em excesso favorece o surgimento de fungos, que adoecem a planta. Portanto, é melhor evitá-lo para que sua kalanchoe viva por mais tempo.

Preciso podar e adubar a planta?

Preciso podar e adubar a planta
Preciso podar e adubar a planta

Sim, recomenda-se que faça a poda quando identificar flores, folhas e caules mortos. Também se deve fazer esse procedimento em partes da planta que não estão saudáveis.

Já a adubação deve ser feita quando identificar que a planta não floresce e está amarelada. Assim, conseguirá fornecer nutrientes essenciais para que se desenvolva e se mantenha viva.

Quando a kalanchoe floresce?

A planta floresce o ano inteiro, mas costuma dar mais flores durante a estação de inverno e início da primavera. Caso queira que floresça durante todo o ano, indica-se que deixe a planta em um local escuro por 12 horas, no mínimo, todos os dias. Além disso, proteja a kalanchoe do frio.

Tipos de kalanchoe

Existem diferentes tipos da planta e basta seguir as dicas que demos aqui para cultivá-los e mantê-los. Veja, a seguir, qual kalanchoe você pode ter em casa:

Kalanchoe blossfeldiana

Trata-se da flor da fortuna. A planta dá flores vermelhas, rosas, laranjas, amarelas e brancas. Pode chegar até 60 centímetros, se plantada no solo, e 30 centímetros, caso seja cultivada no vaso.

Kalanchoe daifremontiana

Também chamada de mãe de milhares ou degremona, essa planta se propaga por meio de brotos que caem das folhas. É tóxica, por isso exige mais cuidado se tiver animais ou crianças em casa. Ela pode atingir até 2 metros de altura, se plantada no solo. No vaso, chega a 50 centímetros.

Kalanchoe pinnata

É popularmente conhecida como folha da fortuna. Sua reprodução se dá por estaqueamento enraizado na areia ou por brotos que aparecem na folha e caem no solo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário