Decoração para Quarto Pequeno – Melhores Dicas

Os cômodos se tornam cada vez menores por causa dos apartamentos. Essa realidade faz com que a existência de poucos metros quadrados quebre a cabeça dos moradores na hora de decorar um quarto pequeno, sempre idealizando um local confortável e com estilo/personalidade do dono.

Independentemente da quantidade de espaço disponível, é possível fazer uma decoração bonita utilizando móveis que otimizem o espaço, sem dar aquela sensação de “aperto”.

decoração de quarto pequeno

Melhores cores para decoração de quarto pequeno

A escolha da cor para um quarto pequeno varia em relação as suas preferências e na ideia/sensação que você quer que a cor transmita no ambiente.

Porém, acima de tudo indica-se que as cores para decorar um quarto pequeno estejam voltadas para as claras: elas serão responsáveis em proporcionar amplitude ao quarto, ao contrário de um tom escuro. Sugere-se:

  • Branco,
  • Marfim,
  • Off-white.

Mas é claro que isso não quer dizer que o quarto pequeno deve ser todo monocromático, isto é, totalmente claro sem qualquer destaque. Alguns móveis e objetos podem receber cores e tons mais fortes, combinando perfeitamente com os tons claros.

Caso queira outra opção, você pode optar por pintar uma parede de tom diferenciado daquele claro escolhido para dar destaque. Ainda, algumas texturas ou papel de parede podem ser utilizados.

Móveis para não ocupar muito espaço em quarto pequeno

Organizar e decorar um quarto pequeno pode ser um desafio, tanto para quartos para bebês, jovens ou adultos, afinal o que se deseja é adequar seu toque pessoal, um estilo distinto com funcionalidade e praticidade.

É importante tomar cuidado na decisão dos móveis de um quarto pequeno, especialmente no formato do quarto e na quantidade de móveis.

O primeiro passo é medir o ambiente e dar preferência somente aos móveis essenciais, que são a cama, guarda-roupa, cômoda, armários e prateleiras (se tiver espaço suficiente).

  • Disponha a cama – quando de solteiro ou de berço – em uma parede de canto. Cama de casal pode ocupar o centro de uma parede ou (dependendo da medição do quarto pequeno), o canto de uma parede também,
  • O mais indicado para os armários é deixá-los em um canto. Juntamente com a cama, isso permitirá maior circulação no quarto.

As prateleiras transformaram-se em móveis populares para quartos pequenos, pois encontram-se em tamanhos, estilos e modelos diferentes no mercado. Onde você tiver um espaço livre, você pode instalar uma prateleira para guardar determinados objetos e decorações. A mesma coisa acontece com os nichos.

Se puder ainda, não esqueça de apostar em uma cadeira, puff ou banco – esses móveis funcionam não só como um assento, mas como ponto de apoio. Alguns puffs são também baús, o que pode ainda servir como guarda-objetos.

O quarto pequeno pode ser muito bem decorado com móveis planejados, assim será possível acomodá-los perfeitamente em um espaço limitado. Para isso, converte com uma loja de planejados para conhecer opções e ideias inovadores sobre tal assunto!

Dicas de decoração de quarto pequeno

Você pode fazer uso de sugestões maravilhosas para tirar proveito de cada canto do seu quarto pequeno e, por sorte, sem gastar muito.

Olha só o que você pode tentar fazer:

  • Iluminação natural:

Se há possibilidade de deixar de lado cortinas para que a luz do sol penetre no quarto, melhor. Isso não só proporciona aconchego e calor, como também sensação de maior espaço.

  • Objetos coloridos:

Se as cores nos móveis e paredes causar neutralidade em demasia, ouse em cores nos objetos. Opções coloridas em um quarto pequeno dará vida ao espaço.

Porém, deve-se tomar cuidado com exageros. A poluição visual também pode ocasionar a sensação de um lugar mais apertado e sem conforto. Coloque somente o que for necessário, sem amontoá-los demais.

  • Iluminação na parede ou teto:

Em quartos pequenos, é interessante usar a iluminação como um fator que não cause incômodos. Para poupar espaço e ainda dar um visual leve, sugere-se a instalação de abajures ou luminárias na parede ou no teto.

Isso faz com que o quarto pequeno fique mais organizado e até com uma ideia de ambiente maior que o real.

  • Espelhos para amplitude:

Para causar ainda mais aquela sensação de ilusão, os espelhos são peças curingas. Além dessa amplitude, o espelho pode servir para conferir o visual e refletir outros elementos que se destacam no ambiente, como a iluminação ou as paredes claras.

  • Televisão em mural ou painel de parede:

Uma boa dica para decorar quartos pequenos é prender o aparelho televisivo em murais ou painéis de parede para economizar espaço. Isso faz com que não se necessite de um móvel de apoio, o que poderia comprometer a circulação do ambiente.

  • Linha dos móveis em altura baixa:

Na decoração de ambientes pequenos, como os quartos, um truque que pode ser facilmente usado é manter a linha da altura dos móveis baixa. A sensação de que o quarto é grande aumenta, já o pé direito parece maior.

Mas, é necessário cuidado para que os móveis não invadam a área de circulação, o que facilmente os transformaria em obstáculos.

Use cada canto do quarto pequeno com cuidado e atenção para que ele seja totalmente aconchegante para você. Lembre-se: “menos é mais”, por isso a decoração de quarto pequeno envolve somente o que mais for fundamental para sua vivência naquele ambiente.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply