Decoração de Parede – Como Fazer? Elas Fazem Total Diferença na Casa

Decorar paredes é uma maneira prática, rápida e fácil de transformar qualquer ambiente, deixando-o mais bonito, com a cara dos moradores da casa e personalizado.

Existem diferentes formas de decorar a parede da casa e preparamos um guia com opções que fogem do óbvio, ou seja, que não se resumem a uma nova pintura ou aplicação de papel de parede.

A seguir, veja como é possível decorar paredes e conquistar um resultado incrível, bem como dicas essenciais para trabalhar corretamente com cores e acertar na montagem dos espaços.

Decoração com mix de quadros

como decorar a casa com quadros

Monte uma composição utilizando vários quadros na parede. A dica para não errar é escolher uma cor minimalista na pintura da superfície e nos quadros é possível ousar um pouco mais, trabalhando com diferentes tonalidades.

O interessante do quadro é que dá para inseri-lo em toda a parede, até o piso, apoiando alguns no chão, o que resultará num ambiente harmônico e criativo, com total aproveitamento da parede.

Decoração com louças

Possui uma coleção de louças ou simplesmente gosta do tema? Uma boa pedida é pendurar essas peças na parede, seja montando uma composição ou cobrindo toda a superfície. Esse tipo de decoração é perfeito para salas de estar ou jantar, inclusive para cozinhas.

Decoração com prateleiras

O grande diferencial das prateleiras é que elas permitem organizar livros e demais papéis, além de servirem de apoio para quadros, arranjos florais e de flores, vasos, porta-retratos e velas perfumadas.

O melhor? A prateleira tem preço acessível, o que acaba por baratear a decoração. É ideal para quem deseja montar um espaço encantador sem gastar muito. Existem prateleiras com diferentes designs, o que facilita encontrar um modelo que seja adequado ao restante da decoração e ao gosto dos moradores.

Decoração de parede 3D

A decoração em 3D foge do tradicional e encantada pelos detalhes. Para atingir o efeito de alto relevo, são utilizados revestimentos, como os feitos com gesso. É possível escolher desde figuras geométricas até o que sua imaginação permitir.

Se preferir uma decoração tradicional, é interessante trabalhar com o 3D em uma cor clara, que é menos chamativa. Caso goste de decorações irreverentes, a versão colorida do revestimento é a melhor opção.

como fazer uma parede 3d

Decoração de parede com plantas

As plantas são aliadas na decoração da parede, trazendo mais cor e vida para o ambiente. Para investir nessa ideia, uma opção é fazer um revestimento completo da parede, montando um painel com plantas trepadeiras.

Uma alternativa é montar um jardim vertical, instalando plantas em estruturas de madeiras, o que dará mais originalidade e um toque rústico para a decoração. Aposte nessas ideias em áreas de recepção, como na sala, ou na varanda do apartamento.

decoração de parede com plantas

Como escolher as cores utilizadas na decoração da parede

Não basta sair pendurando objetos na parede, é preciso atentar a um detalhe essencial, a forma como as cores são trabalhadas, para atingir um resultado agradável e bonito, que valoriza a decoração como um todo.

Mas, afinal, como trabalhar com cores e acertar na decoração da parede? Existem algumas dicas e truques importantes, conheça quais são eles e aproveite para adotá-los:

Considere as cores utilizadas no restante da decoração

Só existe uma forma de conseguir um resultado harmônico na decoração: considerando as cores usadas em móveis, acessórios e demais elementos utilizados no ambiente.

O segredo é escolher tonalidades que sejam iguais ou semelhantes a desses itens. Desta forma, será possível garantir um resultado mais harmônico e arrasar na decoração.

Utilize cores contrastantes

Outra forma de conseguir um resultado bonito e que valorize a decoração como um todo é trabalhar com duplas de tonalidades contrastantes. Por exemplo, o branco é predominante no cômodo? Então, considere trabalhar o preto ou vermelho nas paredes.

Essa dupla de tons contrastantes resulta em uma decoração moderna e agradável visualmente, além de ser à prova de erros, já que é fácil trabalhar com cores dessa forma.

Utilize cores do mesmo matiz

Se seu negócio é uma decoração supercolorida, utilize cores do mesmo matiz, isto é, que sejam semelhantes. Por exemplo, diferentes tonalidades de verde ou um mix com vermelho, laranja e rosa, que pertencem à mesma família.

Deixe seu comentário