Início » Plantando » 7 dicas para ter um jardim encantador: descubra os SEGREDOS que os paisagistas não querem te contar

7 dicas para ter um jardim encantador: descubra os SEGREDOS que os paisagistas não querem te contar

Confira dicas para ter um jardim encantador e monte um espaço incrível, aplicando segredos dos paisagistas

Está em busca de dicas para ter um jardim encantador? Dá para conquistar esse resultado se seguir segredos de paisagistas na montagem do espaço.

Abaixo, você confere uma lista com sete dicas para ter um jardim encantador, com segredos que os paisagistas não contam. Confira e aproveite para adotar tudo na montagem da área!

1. Antes de escolher plantas, avalie o clima e a luz solar

7 dicas para ter um jardim encantador: descubra os SEGREDOS que os paisagistas não querem te contar

Se você quer aumentar as chances de sucesso de seu jardim, é fundamental adotar como um de seus primeiros passos avaliar o clima e a luz solar incidente no espaço.

Saiba também:
Faça um jardim em espaço pequeno sem problemas

Tenha em mente que algumas plantas se adaptam melhor ao frio ou ao calor. Além disso, algumas preferem receber mais luz solar e outras precisam ficar na meia sombra. Se não seguir esses cuidados, as plantas morrem em curto prazo.

Se a região for quente e houver uma boa incidência de luz no jardim, o ideal é apostar em plantas como cactos e suculentas. Para uma área de temperatura amena e com pouca luz, prefira as plantas de meia sombra (costela de Adão, orquídeas, entre outras).

Caso o jardim tenha pouca incidência de luz, o ideal é apostar em plantas de sombra, como as violetas e o lírio da paz. Recomenda-se que faça uma pesquisa básica para identificar espécies adequadas a cada clima e quantidade de luz solar.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

2. Conheça quais são as características de cada planta

jardim com plantas

É fundamental que conheça quais são as características das plantas antes de escolhê-las. Existem espécies que são antagônicas, ou seja, elas disputam por água, nutrientes, luz e espaço. Se plantá-las juntas, é muito provável que uma espécie dure pouco tempo.

Também considere se a planta é de alta, média ou baixa manutenção e escolha de acordo com seu tempo para cuidado da área. Se não puder dedicar horas de sua semana ao jardim, escolher plantas de alta manutenção não é o melhor a ser feito.

Outro cuidado a se ter é considerar se a planta cresce muito ou se é baixa. Dessa forma, conseguirá planejar o cultivo de modo a evitar que as plantas grandes escondam as baixas.

3. Plante em vasos

jardim com vasos de plantas e mesa

Este é um segredo que funciona para jardins internos e externos. A vantagem dessa alternativa é que o cultivo em vaso possibilita mudar a planta de lugar, dando maior versatilidade ao seu jardim.

Além disso, os vasos podem desempenhar o papel de complementos decorativos, tornando o espaço ainda mais bonito sem ter muito esforço para isso.

4. Crie caminhos no jardim

jardim com caminho de pedras

Outra forma de diferenciar o jardim e ainda proteger as plantas contra danos é criar caminhos. Eles podem ser feitos com pedras soltas, cimento contínuo, material cerâmico, entre outros.

Se quiser um visual mais dinâmico, que passe sensação de movimento, crie um caminho ondulado. O resultado é superbonito e ajuda a diferenciar ainda mais a decoração do espaço.

5. Use móveis no jardim

móveis de ferro em jardim

Os móveis contribuem para a decoração e ainda oferecem um espaço confortável e funcional para descansar ou receber visitas. Entre os principais que podem ser instalados nessa área, destaque para os bancos e mesas.

Também é interessante apostar em uma poltrona ou sofá, desde que confeccionado com materiais resistentes a danos provocados pelo sol e chuva, se a área for descoberta.

Se optar por móveis de madeira, ela precisa ser tratada contra danos causados pela água. Caso escolha móveis de ferro, dê preferência para os de aço inox, alumínio ou ferro pintado, pois são resistentes à oxidação.

6. Projete espaços úteis

ideia de jardim zen

Esta dica é uma continuação da anterior! Ela consiste em projetar e montar espaços úteis em meio ao seu jardim. Uma possibilidade é a de uso de móveis, mas também há outras opções.

Você pode ter um espaço com brinquedos para crianças ou uma área de meditação. Também dá para montar um cantinho para praticar exercícios ao ar livre. E que tal escolher um pergolado com cobertura? Aposte na ideia que mais lhe agradar para aproveitar melhor o jardim.

7. Trabalhe com a iluminação

iluminação solar para jardim

Quer diferenciar seu jardim? Então, dê uma atenção especial para a iluminação. Existem diferentes formas de fazer isso, como instalar luminárias por todo o caminho, bem como em pontos estratégicos para evidenciar plantas específicas.

Se tiver um jardim com uma pegada mais rústica ou romântica, aposte na instalação de cordão de luzes por toda a área.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário