Início » Decoração » 10 erros mais comuns na decoração de seu apartamento pequeno; você tem que fugir deles

10 erros mais comuns na decoração de seu apartamento pequeno; você tem que fugir deles

Descubra quais são os erros mais comuns na decoração de apartamento pequeno e saiba como evitá-los para ter ambientes incríveis!

Decorar apartamento pequeno não é tarefa simples, porque se trabalha com um espaço reduzido e há uma maior chance de cometer alguns erros.

Aqui, listamos quais são os 10 erros mais comuns na decoração de apartamento pequeno. Confira quais são e saiba como evitá-los!

1. Ter excesso de objetos

10 erros mais comuns na decoração de seu apartamento pequeno; você tem que fugir deles

O excesso de objetos, sejam eles móveis ou itens de decoração, dá uma aparência de bagunça para o cômodo. Além disso, compromete a decoração e a funcionalidade do espaço.

Para evitar esses problemas é só se livrar de tudo o que é excesso no cômodo. O ideal é que mantenha apenas o essencial, ou seja, aquilo que realmente é utilizado no dia a dia. O que não for deve ser vendido, doado ou ir para o lixo.

2. Comprar móveis sem conhecer as medidas da área

Comprar móveis sem conhecer as medidas da área
Comprar móveis sem conhecer as medidas da área

Outro erro muito comum é não medir o cômodo antes de comprar móveis. Neste caso, há um grande risco de comprar uma peça muito grande ou demasiadamente pequena. Assim, compromete-se a decoração e a locomoção pela área.

É simples evitar isso, é só medir o cômodo e o local em que pretende deixar o móvel. Antes de comprar a peça, compare as medidas da dela com as da área. Dessa forma, saberá antecipadamente se é o modelo perfeito para seu lar.

3. Não aproveitar os cantos dos cômodos

Não aproveitar os cantos dos cômodos
Não aproveitar os cantos dos cômodos

Na hora de decorar apartamento pequeno, é comum se esquecer dos cantos dos cômodos, deixando-os vazios. É aí que está o problema, porque essa área acaba sendo desperdiçada.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

O ideal é aproveitá-la, para conseguir deixar o espaço mais amplo. Para isso, basta usar móveis de canto (sofás para sala, estantes, canto alemão e prateleiras, por exemplo).

4. Usar forro de gesso em todo o espaço

Usar forro de gesso em todo o espaço
Usar forro de gesso em todo o espaço

O forro de gesso deve ser usado com cuidado no apartamento pequeno, principalmente em rebaixamento do teto. Neste caso, há um maior risco de dar a impressão visual de que o cômodo é menor ainda.

Se realmente quiser usar esse artifício, recomenda-se que tenha cuidado para não comprometer o espaço e criar um efeito negativo, como se a área fosse ainda menor.

5. Não utilizar o espaço vertical

O espaço vertical é um aliado, pois possibilita decorar e organizar melhor o apartamento pequeno. Para usá-lo é só instalar móveis e objetos de decoração na parede.

Dá para usar armários, prateleiras e nichos, por exemplo. O ideal é que dê preferência para versões compactadas, porque não ocupam tanto espaço e não comprometem a circulação pelo cômodo.

6. Não considerar um espaço para circulação

Tente resistir a vontade de colocar muitos itens na decoração do cômodo ou de escolher móveis grandes. Quando isso acontece, há uma grande chance de comprometer a circulação pela área.

Recomenda-se que deixe, no mínimo, um espaço de 60 centímetros entre os móveis. Ao redor de mesas, o ideal é que deixe 80 centímetros.

7. Usar muito cores fortes e sóbrias

Usar muito cores fortes e sóbrias
Usar muito cores fortes e sóbrias

As cores fortes e sóbrias tendem a reduzir visualmente o espaço. Por isso, é muito importante ter cuidado ao utilizá-las. O ideal é trabalhar com tonalidades claras de forma predominante, pois dão sensação de amplitude ao espaço.

8. Não valorizar a iluminação do cômodo

Não valorizar a iluminação do cômodo
Não valorizar a iluminação do cômodo

Uma boa iluminação pode contribuir para que se tenha a impressão de que o cômodo é maior. Por isso, procure valorizá-la. O ideal é que utilize a iluminação natural durante o dia, deixando janelas abertas.

Sobre a iluminação artificial, não use somente um lustre ou uma lâmpada, o ideal é distribuir a luz para ter um efeito mais bonito e sensação de amplitude.

9. Usar tapete e cortina no tamanho errado

Usar tapete e cortina no tamanho errado
Usar tapete e cortina no tamanho errado

O tapete deve ser grande e ficar debaixo de móveis, praticamente encostado na parede. Já a cortina deve ser grande, indo do teto até o chão. Assim, tem-se um efeito visual de amplitude e de pé direito alto.

10. Não investir em móveis multiuso

Não investir em móveis multiuso
Não investir em móveis multiuso

Os móveis multiuso são aqueles que têm mais de uma função. Eles são aliados porque oferecem espaço para organização, possibilitando livrar o ambiente de bagunças.

Além disso, dispensa a compra de muitos móveis, ajudando a otimizar o espaço. Um excelente exemplo é o sofá cama, que pode ser utilizado durante o dia para se sentar e à noite para acomodar visitas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário