Início » Organizando » Fachada de Muro: Os materiais MAIS indicados e DICAS CRUCIAIS para não gastar muito

Fachada de Muro: Os materiais MAIS indicados e DICAS CRUCIAIS para não gastar muito

Ao construir, muita gente esquece de dar atenção ao planejamento da fachada de muro. No projeto, essa é a parte mais exposta de sua casa e justamente por isso é que ela se torna uma parte importante na estética externa.

Tanto no início da construção ou ainda em uma reforma, é fundamental escolher bem o design da fachada.

Por isso, o intuito do texto é ajudar você nessa tarefa e garantir uma fachada de muro bonita e que ainda pode entrar em seu orçamento. Acompanhe!

Quais materiais usar para fazer uma fachada bonita?

fachada de muro moderna

Muita coisa mudou de alguns anos para cá. Antigamente, apenas alvenaria era usada como material para os muros das casas, não é?

Aproveite para ler:
Ideias de decoração para fachada da casa

No entanto, hoje em dia não é mais somente cimento e tijolos. Você pode encontrar vários estilos de fachada de muro que combinam com os mais variados gostos dos moradores.

Nesse caso, é importante que você conheça as principais opções de materiais e revestimentos existentes. Veja:

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Fachada de muro com porcelanato

A fachada em porcelanato se tornou uma das favoritas pela facilidade de encontrar peças muito bonitas.

Entre as ideias, você pode optar por porcelanatos que imitam madeira, pedra e até placas em 3D! Incrível, né? Cada tipo pode proporcionar um visual cheio de criatividade e inovação para sua casa.

Fachada de muro com cerâmica

A cerâmica também pode ser encontrada em vários formatos e imitando inúmeros revestimentos. 

Muitos escolhem uma fachada com cerâmica pelo fato de ser mais barata, assim como sua aplicação é simples e rápida.

Fachada de muro com portão

A fachada com portão é basicamente o que o nome diz: a fachada fica junto ao portão da garagem e/ou do portão de entrada social.

Nessa ideia, é crucial que haja harmonização na escolha dos revestimentos. Uma sugestão é apostar em uma fachada simples para se aliar ao portão.

fachada de muro com cerâmica

Fachada de muro com pedras

As pedras são bem populares como revestimento dos muros, tanto pela facilidade de encontrar quanto por ser uma opção de fachada barata.

Além disso, esse tipo de fachada promove um ar mais rústico ao exterior da casa.

Fachada de muro com vidro

Para alguns, o vidro pode ser desafiador, mas traz um visual impecável, deixando a fachada moderna, em especial quando a casa se localiza em condomínios fechados.

Não é necessário abrir mão da segurança ao escolher uma fachada de vidro, pois existem placas de vidro temperadas e até mesmo blindadas.

Fachada de muro com tijolo à vista

Essa é outra opção que traz um toque rústico, combinando perfeitamente com quem quer transmitir um ar aconchegante e acolhedor para a casa.

Esse tipo de fachada também tem um preço em conta e de fácil aplicação.

Fachada de muro verde

Uma opção sustentável? Também tem! Nada melhor do que incluir verde no projeto de sua casa através de uma fachada de muro verde. 

Para isso, você só precisa escolher plantas que cubram o muro – tanto por inteiro quanto somente algumas partes. Isso vai do seu gosto. O único ponto de atenção é que esse tipo de fachada exige manutenções constantes por causa da propagação das plantas.

Como fazer uma fachada bonita gastando pouco?

fachada de muro branco

Ao pensar na fachada de muro, logo você se questiona quanto custa, não é? Afinal, há tantas opções quando você pesquisa.

Na realidade, você pode ter uma fachada bonita mesmo simples usando cores modernas, texturas diferenciadas que não possuem alto custo e que cabem no seu bolso.

Fachada de muro externo

Se a sua casa possui um aspecto moderno, uma dica é apostar em cores neutras, como cinza, marrom, bege, assim como o branco.

Uma das ideias mais interessantes e que é barata é usar textura na fachada de muro, ainda mais se não quer usar revestimentos como pedras, vidro, cerâmica, etc.

Pinte com uma cor que exalte a fachada – que tal uma das cores que serão tendência no ano? Ou ainda com uma com textura – use espátulas, rolos ou pincéis e trabalhe para deixar a fachada bonita.

Fachada de muro simples e bonito

Em alguns casos, o cuidado com a fachada de muro se torna ainda mais importante, como quando a casa é baixa e não aparece por trás do muro quando se olha de fora.

Nessas situações, o muro é um elemento que precisa ser bem pensado.

Em outros casos, fachadas de muros simples e bonitos podem auxiliar na composição da fachada da casa, ainda mais se optar por um muro vazado ou em imóveis que são mais altos. Bacana, né?

Uma recomendação, ainda, é aproveitar um muro de partes vazadas com grades que seja pintado da mesma cor que o telhado da casa para deixar a visão mais harmoniosa.

Dicas para deixar a fachada bonita

casa com fachada de muro moderna

Enfim, como a fachada é uma espécie de cartão de visita de sua casa, nada melhor do que entender como deixá-la bonita sem muito esforço.

A decoração da fachada de muro não engloba apenas a decisão do revestimento e cores, por exemplo. É necessário um pouco mais.

O paisagismo é um detalhe clássico para toda a decoração da fachada de muro, já que ele ajuda a trazer vida para a área externa e ajuda na composição com os outros elementos, como o portão e o próprio muro.

Para deixar a fachada bonita, escolher bons materiais e misturar cores e texturas são dois pontos cruciais. Lembre-se de não focar apenas na estética, mas também na economia e qualidade.

Faça a fachada seguir um conceito, porém ela pode misturar referências, texturas, cores e materiais. Ouse na composição – desde que ela seja equilibrada, está bem?

Por último, inove em suas escolhas para a fachada. Ao invés de usar itens que são tradicionais, veja se é cabível usar alternativas mais modernas – sempre considerando seu orçamento, design geral da fachada e gosto.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

    Deixe seu comentário